A fidelização de clientes é um ponto fundamental para o sucesso de um negócio. Para alcançar essa etapa é necessário manter em dia o relacionamento com o cliente, a partir de boas estratégias de comunicação. A régua de relacionamento é uma ótima alternativa para te ajudar nessa missão.
Descubra neste artigo tudo o que você precisa saber sobre a régua de relacionamento e como aplicá-la no seu negócio!
Afinal, o que é régua de relacionamento?
A régua de relacionamento consiste em um conjunto de ações que está presente em diversas etapas do processo de marketing, incluindo a fase de retenção do cliente.
O principal objetivo dessa estratégia é construir um bom relacionamento com o cliente para conquistar a tão desejada fidelização.
Com ela é possível definir antecipadamente o que precisa ser feito em cada passo da jornada do cliente para garantir números maiores de retenção para a empresa.
A longo prazo, o uso da régua de relacionamento estabelece uma padronização nos processos e diminui drasticamente as chances de falhas e erros de comunicação.
Outro ponto positivo é a união das áreas dentro da empresa, já que a régua de relacionamento inclui setores distintos gerando uma maior integração geral em busca de melhores resultados.
Já se sabe que o modo por indicação é uma das maneiras mais eficazes e seguras de captar e conquistar novos clientes. O sucesso disso, no entanto, depende da forma como a própria empresa se comunica e se relaciona com esses clientes.
A imagem de uma marca é o seu maior cartão de visitas e a maneira com que o consumidor responde a ela diz muito sobre os processos de relacionamento da empresa.
Durante muito tempo, técnicas para uma aplicação eficiente da régua de relacionamento eram restritas a empresas maiores, porém, nos últimos anos, o método se tornou facilmente aplicável para negócios de diferentes portes.
Para isso, basta saber como fazer uma gestão de processos para adequá-los a uma régua efetiva. A seguir, veja como criar uma régua de relacionamento.
Como montar uma régua de relacionamento em 3 passos
Depois de entender o que é uma régua de relacionamento, certamente você está interessado em utilizar essa estratégia de aquisição e fidelização em sua empresa, não é? Então, veja agora como criar a régua do seu negócio.
1. Defina a persona da sua empresa
Sem dúvidas o primeiro passo para criar a sua régua de relacionamento é pensar para quem ela vai ser direcionada.
Tenha bem definido quais grupos de pessoas são o alvo da marca, com quem você quer se relacionar. Para isso, é fundamental conhecer profundamente o público-alvo e, principalmente, as personas do seu negócio.
Uma persona é uma representação do cliente ideal da sua empresa. Ela auxilia a determinar o tipo de pessoa com quem você deseja se comunicar e que é mais propenso a consumir as soluções da sua empresa.
Ao saber detalhadamente quem é o seu cliente, fica mais fácil encontrar a melhor forma de impactar e se relacionar com esse público.
Esse passo inicial é fundamental para a criação da régua de relacionamento!
2. Observe a jornada de compra do cliente em potencial
Com público e persona bem definidos é hora de voltar sua atenção para a jornada do cliente e possíveis decisões que podem ocorrer ao longo do caminho.
Independentemente da maneira com que cada cliente chega até a conversão, todos irão ter etapas semelhantes em algum momento.
Isso significa que ao longo desse processo vão existir dúvidas e necessidades distintas, mas cabe à marca oferecer as melhores soluções em cada momento para ter sucesso em converter o lead em cliente.
A identificação desses pontos de contato com o consumidor é fundamental para planejar como acontecerá as ações durante cada uma das etapas. E o que irá padronizar o que precisa ser feito em cada fase é justamente a régua de relacionamento.
3. Crie conteúdos estratégicos para cada etapa da jornada
Depois de ter a jornada definida, o próximo passo é pensar no contato com o cliente. Nessa etapa, você deve planejar quais serão os principais canais de contato e de que maneira essa comunicação vai acontecer.
Um dos canais mais utilizados para distribuir conteúdo e manter um relacionamento com o cliente é o e-mail marketing. No entanto, é preciso delimitar bem as categorias desse canal para direcioná-las em cada etapa.
Por exemplo, um lead que se encontra na fase inicial da jornada precisa receber conteúdos diferentes de quem já está próximo a tomar a decisão de compra.
Por isso, seja estratégico tanto na criação quanto na distribuição de cada material para conquistar resultados mais positivos.
Quais as vantagens de aplicar a régua de relacionamento?
Agora que você sabe o que é e quais os pontos mais relevantes para se dedicar na criação de uma régua de relacionamento, vamos conhecer os principais benefícios de investir nessa estratégia.
Conquista de novos clientes
Com a aplicação efetiva da régua para o relacionamento, a tendência é de que o número de conversão de leads aumente consideravelmente, já que eles passam a se tornar clientes.
Isso acontece porque a régua auxilia na definição de um processo organizado e estratégico, o que possibilita o uso da comunicação de maneira mais eficiente e persuasiva.
Dessa forma, o lead avança pela jornada de compra com mais facilidade e eficiência.
Para isso, porém, é preciso implementar corretamente esse processo, principalmente em empresas que ofertam produtos e serviços nos quais a tomada de decisão é mais lenta, como acontece no mercado B2B.
Nesses casos, o relacionamento estratégico com prospects e clientes é indispensável para ter bons resultados.
Reforço do posicionamento da marca
Como vimos, o uso da régua de relacionamento pode ser um grande aliado para se posicionar no mercado.
A percepção que as pessoas têm das empresas e também de seus produtos são frutos desse posicionamento de marca.
A régua permite o planejamento de ações e interações que, de maneira estratégica, ajudam a empresa a reforçar a sua imagem de forma eficaz.
Com isso, podemos ver que a régua de relacionamento faz toda diferença para a fidelização do cliente, não é?
Implementar uma régua de relacionamento com qualidade é de extrema importância para o crescimento de uma empresa. No entanto, apesar de essencial, a técnica demanda dedicação e união de todo o time de marketing e vendas em prol das melhores resoluções de relacionamento.
Afinal, a régua inclui processos predefinidos, vendas eficientes e uma cultura de feedbacks que potencializa a experiência do usuário.
Se você chegou até aqui e ainda não tem a régua de relacionamento na sua empresa, é hora de estruturá-la para ter processos claros e resultados mais expressivos.
Para isso, é fundamental um suporte alinhado e estratégico. Se você não sabe como gerir esse time, baixe gratuitamente o nosso e-book “O guia completo para gerenciar uma equipe de suporte” e veja as melhores dicas que irão ajudar a fortalecer o seu negócio.