5 exemplos de dinâmicas quebra-gelo e como aplicá-las

Entre as dinâmicas para grupos ou dinâmicas empresariais, a dinâmica quebra-gelo é uma atividade planejada para reduzir as inibições e estimular as interações entre os participantes de uma reunião ou treinamento. 

São muitas as situações em que se observa uma relutância em conversar com os colegas, e isso é negativo sobretudo quando se trata de profissionais de atendimento ao cliente.

Isso porque essa categoria precisa desenvolver habilidades de comunicação para estreitar o relacionamento com os clientes.

Assim, nada melhor do que começar pela comunicação interpessoal bem desenvolvida no ambiente de trabalho. 

Principalmente quando se trata de uma nova equipe em que as pessoas ainda não se conhecem, é importante estimular a iniciativa e a autoconfiança

Assim, podemos definir uma dinâmica quebra-gelo como aquela que estimula as interações, é orientada para o sucesso da equipe, é divertida e não ameaçadora, busca um clima amistoso e de afinidades, e é de fácil compreensão.

Ou seja, a dinâmica quebra-gelo é um exercício que facilita o processo de formação de equipes e o engajamento com a cultura organizacional.

Ela pode ser pensada como um jogo que visa à humanização da equipe aos olhos de cada colega.

Sendo assim, ela não deve deixar os participantes constrangidos e muito menos demonstrar desrespeito às suas preferências ou à hierarquia profissional.

Além disso, ao fim da dinâmica quebra-gelo, o propositor deve ser capaz de fazer para o grupo um resumo do que foi aprendido com a interação.

Ao longo deste artigo, vamos apresentar alguns exemplos de dinâmicas para empresas que podem fazer toda a diferença em suas reuniões. Confira!

Por que aplicar a dinâmica quebra-gelo?

Para que as dinâmicas para grupos atinjam o seu objetivo, o primeiro passo é compreender o seu propósito, e não tratá-las apenas como uma “brincadeira” no início da reunião.

Elas podem ser direcionadas no sentido de apresentar os participantes, tornar as interações mais espontâneas, a comunicação mais assertiva, deixar as pessoas mais confortáveis e estimular a criatividade.

Com a  escolha e aplicação adequada de uma boa dinâmica quebra-gelo, você contará com uma equipe engajada e disposta a trazer à tona diferentes ideias e opiniões.

O resultado é uma reunião mais produtiva com a exposição de visões mais ampliadas sobre o tema tratado.

Veja abaixo a lista das principais razões para utilizar a dinâmica quebra-gelo:

  • Estímulo da interação entre os participantes;
  • Criação de bases para que as discussões aconteçam de forma confortável;
  • Quebra das barreiras comunicacionais entre os colaboradores que exercem diferentes cargos e trabalham em diferentes departamentos;
  • Estímulo do engajamento das equipes no cumprimento de uma meta ou missão;
  • Facilitação da introdução de assuntos mais sérios, complicados ou polêmicos sem que haja grandes divergências. 

5 exemplos de dinâmica quebra-gelo

Veja abaixo alguns exemplos de dinâmica quebra-gelo para aplicar nas reuniões e treinamentos com sua equipe.

Duas verdades e uma mentira

Esta é uma dinâmica quebra-gelo excelente para pequenos grupos, e provavelmente você já viu alguma versão dela nas redes sociais ou programas de TV.

Cada componente do grupo deve contar três acontecimentos ou fatos sobre si, sendo dois deles verdadeiros e um falso. Quanto mais improváveis forem as histórias, melhor.

Os demais participantes devem tentar adivinhar qual é a história falsa, sendo que e cada um deles deve ter direito a apenas um palpite.

Os participantes que obtiverem mais acertos podem ganhar pequenos prêmios como, por exemplo, um tablete de chocolate.

Você também pode premiar aqueles que conseguirem contar as histórias falsas que não forem descobertas pelos colegas. 

Essa dinâmica ajuda as pessoas a se conhecerem melhor, além de tornar o clima mais descontraído para o início da reunião.

Frases conhecidas

Este é um exemplo de dinâmica quebra-gelo que já introduz o assunto a ser abordado na reunião ou treinamento ao mesmo tempo em que aproxima os participantes uns dos outros.

Os colaboradores devem ser divididos em grupos de até cinco pessoas, e para cada grupo deve ser entregue uma frase escrita que pode ser conhecida. Essa frase pode, ter sido dita por alguma pessoa célebre, algum especialista na área de atuação da sua empresa ou retirada de algum livro ou filme, por exemplo.

As frases a serem distribuídas para os grupos também devem ter a ver com o tema da reunião, e com a mensagem ou atitude que se pretende difundir.

Ebook ESM

Cada grupo deve discutir a relação da sua frase com os propósitos da empresa e com o assunto da reunião.

Em seguida, um componente de cada grupo deve expor para o restante dos participantes a sua frase e a sua reflexão sobre ela.

Por fim, é importante explicar a todos as razões da escolha de cada frase e que questões se pretende levantar, tornando a comunicação mais efetiva.

Encontrando coisas em comum

Nesta dinâmica de apresentação, os participantes vão muito além de dizerem seu nome e seus objetivos profissionais. Ela torna o clima mais informal e é bastante simples de ser aplicada.

Os participantes devem ser divididos em grupos de até cinco pessoas, que devem conversar até encontrarem dez coisas em comum

Essa quantidade de afinidades pode ser maior ou menor de acordo com o tempo disponível para a realização da dinâmica.

O ideal é que as coisas em comum não tenham a ver com a aparência física ou com o vestuário, e também é importante orientar os participantes a não escolherem características demasiadamente óbvias.

Por exemplo, não vale dizer que todas as participantes de determinado grupo são mulheres, possuem duas orelhas e usam calças jeans. 

O propósito da dinâmica quebra-gelo é que as pessoas conversem, se conheçam melhor, troquem informações e interajam com colegas que ainda não conheciam, promovendo uma comunicação empática.

A busca pela identificação é um excelente ponto de partida para que a reunião seja produtiva e conte com a participação de todos.

Depois de encontrar as afinidades, cada grupo deve ler a sua lista para os demais participantes da reunião, para que todos comentem e se divirtam com a ação.

Os favoritos

Esta é mais uma das dinâmicas para grupos que busca através das afinidades dos participantes criar uma coesão entre o grupo.

Como ocorre na dinâmica anterior, o objetivo é procurar interesses em comum, mas de uma forma mais direcionada e específica.

Essa é uma excelente escolha quando os participantes da reunião são, em sua maioria, pessoas tímidas, pois a dinâmica incentiva que eles exponham suas preferências.

A exposição dos filmes, livros ou artistas favoritos quebra a formalidade presente em uma reunião de trabalho e faz com que as interações aconteçam de forma mais fluida.

Para a realização da dinâmica, os participantes devem ser divididos em grupos de quatro ou cinco pessoas, de modo que esses grupos sejam formados por pessoas que ainda não se conhecem ou que têm poucas oportunidades de interagir.

Em seguida, os componentes de cada grupo devem ser orientados a enumerar e comentar os seus cinco filmes, livros, bandas ou atores favoritos.

O tema pode ser qualquer assunto do campo cultural ou do lazer que desperte o interesse das pessoas e as incentivem a interagir com os colegas.

Cada grupo deve fazer anotações sobre as afinidades encontradas e as razões mais interessantes apontadas para justificar as preferências.

Ao final, um participante de cada grupo deve ler as listas e as anotações para os demais colegas.

Perguntas engraçadas

Entre as possibilidades de dinâmicas empresariais, esta é uma das mais recomendadas quando o objetivo é estimular a criatividade dos participantes

Trata-se da proposição de uma lista de perguntas atípicas a serem respondidas pelos participantes, que não precisam estar relacionadas à sua função ou trajetória na organização.

Os participantes podem ser divididos em grupos de até cinco pessoas e todos devem receber uma folha com a lista de perguntas a ser respondida.

Veja alguns exemplos:

  • Se você fosse um animal, qual animal você seria?
  • Se você fosse um vegetal, o que você seria?
  • Se você pudesse morar em qualquer lugar do mundo, para onde iria?
  • Se você fosse uma cor, qual delas você seria?
  • Se você pudesse trocar o seu nome, qual seria a sua escolha?
  • Qual estação do ano você gostaria de ser?
  • Qual dos seus pertences é o seu objeto favorito?
  • Qual seria o slogan da sua vida?

Os colaboradores devem ter um tempo determinado para responder as perguntas e, em seguida, compartilhar as respostas com os grupos justificando suas opções.

Os comentários e discussões devem ser estimulados e, por fim, as respostas devem ser expostas também para os demais participantes de outros grupos.

Além da aplicação de uma dinâmica quebra-gelo ao início das suas reuniões, recomendamos também a leitura do artigo sobre comunicação interna, para aprimorar o engajamento da sua equipe como um todo. Até a próxima! 

Nova call to action
Por Leonardo Hokumura em 09/11/2022