Relacionamento com o cliente: o segredo dos negócios de sucesso

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Os clientes são a pulsação de todas as empresas; portanto, saber como desenvolver um bom relacionamento com o cliente é crucial para o sucesso do seu negócio.

Através de bons e maus momentos, manter um relacionamento com o cliente saudável  definitivamente ajudará a tornar essa relação mais vindoura e “lucrativa” para ambos os lados.

Porém, desenvolver boas relações com os clientes exige dedicação e tempo. Implementar as estratégias corretas de relacionamento com o cliente será essencial para todo o procedimento e esperamos que este artigo possa te ajudar a ter êxito nessa importante tarefa. Vamos lá?

Um bom relacionamento com o cliente ajuda no crescimento da empresa

No mercado atual, onde a concorrência é muito alta, o relacionamento que você tem com seus clientes será um diferencial importante frente aos seus concorrentes.

As empresas que prosperam em tais ambientes são aquelas que fazem do relacionamento com o cliente uma estratégia comercial importante.

As relações cliente-empresa devem funcionar em círculos completos, porque essas relações não apenas ajudarão na fidelização dos clientes atuais, mas também atrairão novos.

Sabemos que é mais barato reter clientes do que conseguir clientes novos, por isso, o relacionamento com o cliente é essencial.

O Custo de Aquisição de Clientes (CAC) costuma ser caro e sua equipe de vendas investirá muito tempo para converter leads em clientes.

É vital garantir que você desenvolva um bom relacionamento com o cliente a longo prazo, assim todo o investimento que você fez para conquistá-lo não será desperdiçado e se reverterá em lucros para o seu negócio.

Mas como manter um bom relacionamento com o cliente?

O sucesso de todas as empresas B2B (não importa o tamanho) depende em grande parte de fortes habilidades de relacionamento com o cliente — e isso é verdade para nós na Desk Manager.

Todos os nossos clientes descobrem que nos esforçamos para nos tornar uma extensão de sua empresa, formando um relacionamento saudável e honesto que ajuda a atingir seus objetivos finais.

De fato, fornecer um atendimento excepcional ao cliente é um dos nossos principais valores, pois sempre pretendemos ser esse parceiro e consultor de confiança.

Devido ao nosso forte relacionamento com o cliente e ao alto nível de atendimento, conseguimos nos diferenciar da concorrência.

Como nutrimos o relacionamento com nossos clientes? É mais do que apenas fornecer alto valor de forma consistente e contínua.

Abaixo, destacamos alguns de nossos segredos para desenvolver fortes habilidades de relacionamento com o cliente e como promover esses relacionamentos de longo prazo com a qualidade necessária.

Boa comunicação (sem surpresas indesejáveis)

Os clientes confiam em você para mantê-los informados a cada passo do processo, principalmente se o desenvolvimento de um projeto causar atraso na entrega.

Embora não recomendamos que você envie um e-mail ou ligue para seus clientes todos os dias (a menos que a situação exija isso), sugerimos que você faça das comunicações regulares uma prioridade.

Quer se trate de atualizações semanais por e-mail ou telefonemas quinzenais, essas comunicações devem incluir o status de vários projetos, além do feedback de qualquer incidente que tenha eventualmente ocorrido.

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Seja um recurso útil

Quanto mais valor você oferecer aos seus clientes, mais eles dependerão de você e da sua orientação.

Seja uma notícia relevante para o setor, uma empresa específica ou uma recomendação pessoal de restaurante, não hesite em compartilhar informações que serão benéficas aos seus clientes.

Honestidade é a melhor política

Nenhum relacionamento de longo prazo durará se ambas as partes não forem abertas, verdadeiras e honestas.

Embora saibamos que ser honesto nem sempre significa que seus clientes vão gostar das notícias que você está dando, isso ajudará a fortalecer esse  relacionamento e, finalmente, cultivar uma relação  de longo prazo cheia de integridade e confiança.

Sempre cumpra os prazos

Seja uma empresa de palavra. Quando você diz que um produto ou serviço será entregue até a data X, verifique se ele foi entregue até essa data.

O compromisso com esse prazo mostrará a seus clientes que você é confiável, além de ajudar a aliviar qualquer preocupação que eles possam ter.

Essa liberdade de preocupação criará confiança e credibilidade, o que ajudará a promover o relacionamento com o cliente de longo prazo que você está procurando.

Sempre que possível, dê um passo adiante, entregando ainda antes do prometido. Só porque você promete um prazo não significa que você terá que esperar até aquele dia.

Seu cliente ficará muito feliz (e surpreso) quando você entregar antes do esperado. E isso aumentará o nível de satisfação dele.

Pense nos seus clientes como mais do que apenas “clientes”

Sabemos que pode ser difícil ver seu cliente além do que apenas um cliente. No entanto, permitir-se ver ele como uma pessoa e até como um amigo aprofundará o vínculo e o relacionamento com o cliente.

Como você faz isso? Comece simplesmente perguntando como foi o fim de semana deles. A partir daí, frequentemente você aprenderá detalhes sobre a vida deles fora do trabalho.

Essas informações te ajudarão a recomendar certos restaurantes, concertos ou atividades de fim de semana que você ache que eles podem gostar. Em breve, você começará todas as conversas telefônicas com uma nota pessoal.

Responda prontamente

Provavelmente você já passou por isso: recebeu um e-mail de um cliente fazendo uma pergunta ou reclamação e não tinha uma resposta. Por isso demorou horas ou até dias para respondê-lo.

Recomendamos que você confirme o recebimento do e-mail o mais rápido possível, mesmo que você não tenha a resposta.

Por quê? Essa resposta rápida dará conforto a eles, além de comunicar que você está trabalhando para encontrar a solução do problema que foi apresentado.

Faça mais

Já pensou em oferecer algo mais aos seus clientes? Pode ser aquela recomendação de restaurante que já citamos, pode ser um brinde ou até um upgrade no plano do seu cliente.

Oferecer um “algo mais” faz com que você supere as expectativas criadas pelo cliente, o que aumenta o nível de satisfação dele. Ele passa a gostar, de fato, de você.

E isso já é um “empurrãozinho” para que o relacionamento com o cliente continue fluindo bem.

Você agora já sabe como cultivar um bom relacionamento com o cliente, e, seguindo nossas dicas, com certeza melhor os resultados do seu empreendimento.

Vale lembrar que cada cliente tem um perfil, e quando o assunto é relacionamento com o cliente é importante que você descubra qual é o perfil do seu cliente para saber como entrar em contato. Por isso, preparamos um artigo completo sobre os tipos de clientes e as maneiras de abordá-lo. Ficou interessado? Leia: Tipos de clientes: descubra quais são e como atendê-los

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Por Rafael Fialho Teixeira em 18/09/2019