O que é acesso remoto, como ele funciona e quais seus usos?10 min read

Você já ouviu falar em acesso remoto? Na Era da Transformação Digital, saber o que é acesso remoto e como essa tecnologia pode ajudar nos processos da sua empresa é essencial para se adaptar a essa nova realidade.

Certamente você já passou por um momento de pânico, porque precisava fazer algo relacionado ao trabalho com urgência e não contava com um computador por perto.

Apesar da possibilidade de armazenar os arquivos na nuvem, sabemos que às vezes ela sozinha não resolve tudo

E se você deixou de subir um arquivo? E se os computadores à sua disposição não possuírem um determinado aplicativo essencial para a sua entrega? E se você não conseguir acessar seu computador do trabalho, porque está no aeroporto esperando um voo?

São momentos de alto estresse como esses, que mostram a razão do acesso remoto ser indispensável hoje em dia. Afinal, com o uso dessa tecnologia é possível trabalhar sem prejuízos à sua produtividade, de onde você estiver, através de qualquer tela.

Interessante, não é? Continue esta leitura e vamos juntos entender melhor o que é o acesso remoto.

O que é acesso remoto?

Acesso remoto é a capacidade de um dispositivo conectar-se com outro à distância, independentemente de sua localização física, seja ele um computador, um smartphone ou um tablet. Basta apenas ter o mesmo software instalado em ambos, bem como as informações corretas de entrada.

Com a ligação estabelecida, você terá controle total sobre o dispositivo ao qual está conectado. Na prática, você poderá executar qualquer aplicativo ou abrir arquivos no computador e gerenciá-lo da forma que precisar.

Vamos voltar ao exemplo em que você precisa acessar um arquivo importante no seu computador de trabalho, mas você está preso no aeroporto, certo?

Com o acesso remoto, você pode simplesmente tirar seu smartphone ou tablet da mochila e conectar-se rapidamente ao computador que está fixado no escritório.

E não se preocupe, não haverá nenhuma diferença quanto à aparência da área de trabalho, arquivos salvos ou softwares instalados. Além disso, a liberdade será total: edite, salve, envie por e-mail ou, até mesmo, transfira arquivos sem nenhum problema.

Outra situação que também é classificada como acesso remoto é a possibilidade de acessar, gravar e ler arquivos que não estão localizados em um computador. É o caso dos serviços em nuvem como os oferecidos pelo Dropbox, pelo Microsoft One Drive e pelo Google Drive.

Para utilizar todos eles, é necessário ter acesso de login a uma conta e, em alguns casos, além do armazenamento remoto, os arquivos podem ser guardados simultaneamente no computador local. Nesse caso, eles serão sincronizados, visando mantê-los atualizados com a versão mais recente.

O compartilhamento de arquivos em uma rede doméstica ou em outra área local, geralmente, não é considerado um ambiente de acesso remoto.

Agora que você já sabe o que é acesso remoto, chegou a hora de entender como esse tipo de tecnologia funciona. É o que veremos no próximo tópico.

Como o acesso remoto funciona?

Cada solução de acesso remoto é diferente mas, geralmente, todos funcionam de maneira semelhante.

Primeiro, há o software. Depois de adquiri-lo, você precisará fazer o download e instalá-lo em ambas as máquinas: no computador principal que deseja acessar remotamente e no computador ou dispositivo móvel que deseja conectar ao computador principal.

Quando tudo estiver configurado, você poderá abrir o aplicativo no seu dispositivo físico e se conectar ao dispositivo remoto que deseja acessar, bastando que ambos tenham acesso à internet.

Tenha em mente que cada solução de acesso remoto funcionará de maneira um pouco diferente e terá seu próprio conjunto de recursos e preços.

No caso de programas de armazenamento em nuvem, alguns precisam apenas de acesso à internet, já outros necessitam de instalação de programas.

A Desk Manager, por exemplo, é um software de acesso remoto fácil e seguro, que você pode testar grátis por 7 dias.

Conheça os tipos de acesso remoto utilizados nas empresas

Agora que você sabe o que é acesso remoto, vamos mostrar os principais usos dessa tecnologia.

Em termos gerais, o acesso remoto pode se referir a dois propósitos diferentes, mas relacionados.

O primeiro diz respeito aos colaboradores que podem acessar dados ou recursos de fora de um local de trabalho central, como um escritório (que foram os exemplos dados acima).

Isso é útil para empresas com funcionários em home office, empresários que precisam estar sempre conectados e nômades digitais.

O segundo tipo de acesso remoto, com o qual você pode estar familiarizado, costuma ser usado pelas organizações de suporte técnico.

Estas podem usar o acesso remoto para se conectar ao computador de um usuário de um local distante, para ajudá-lo a resolver problemas com seu sistema ou software.

Por exemplo, seu computador está sem acesso ao wireless e, portanto, não consegue se conectar a um wifi. É necessário então entrar em contato com um suporte técnico.

A empresa responsável pelo suporte não precisa necessariamente ficar com a sua máquina para resolver o problema, ela pode acessá-la remotamente e fazer as correções necessárias.

Isso torna mais fácil e barata a assistência técnica, além de ser muito mais prática para o cliente, que não precisa se deslocar até a loja para entregar o computador.

Como sua empresa pode se beneficiar com o atendimento remoto?

Ebook ESM

A partir de agora você vai conhecer quais são as maiores vantagens do acesso remoto e como sua empresa pode se beneficiar com ele.

Se você atua com serviços como o suporte de TI, por exemplo, as ferramentas de acesso remoto podem ser grandes aliadas no dia a dia de trabalho.

Isso porque o suporte remoto permite que você e seu time de colaboradores atuem à distância, solucionando demandas dos seus clientes como instalação de softwares e aplicativos, manutenção, e muito mais.

Pense em quantas vezes um colaborador da sua empresa já precisou se deslocar para resolver uma questão simples que levou minutos para ser solucionada? Nesses casos, contar com o acesso remoto pode ser uma mão na roda.

Existem diversas outras situações em que o suporte e o atendimento remotos podem ser utilizados, e são inúmeras as vantagens que eles têm capacidade de proporcionar para o seu negócio. Abaixo, veja quais são as principais.

Maior produtividade

Se você entendeu o que é acesso remoto, certamente essa vantagem dispensa explicações.

Mas vamos entender como o acesso à distância pode impactar positivamente a produtividade do seu time.

Voltemos ao exemplo acima, em que o seu cliente solicita um suporte e seu colaborador vai até o encontro dele, apenas para descobrir ser uma demanda simples com solução rápida.

Por mais que o tempo de atendimento fosse curto, o período gasto em deslocamento poderia ter sido melhor aproveitado.

Na prática, quando falamos em acesso remoto para atendimento e suporte, podemos imaginar que, enquanto seu time consegue atender presencialmente cerca de sete clientes por dia, por exemplo, se a modalidade à distância fosse implementada o número poderia facilmente dobrar.

No suporte interno, o acesso remoto pode favorecer a produtividade em duas situações:

  • Se seus colaboradores precisam parar e esperar pela disponibilidade dos técnicos de TI;
  • Ou os próprios profissionais da tecnologia precisam parar suas demandas, apenas para resolver questões básicas, como um aparelho que não quer se conectar ao wifi, por exemplo.

Nesse contexto, o acesso remoto pode facilitar e otimizar o dia a dia de ambos os lados.

Otimização de tempo

Muito relacionada com o tópico acima, a otimização de tempo também é uma das maiores vantagens do acesso remoto.

Pense na facilidade: uma máquina teve problema ou um aplicativo não está funcionando? Basta informar o incidente ao TI e aguardar enquanto ele soluciona a questão pelo acesso remoto.

Essa agilidade no processo é indispensável, para que o colaborador ou toda uma equipe não tenha o trabalho interrompido por questões técnicas que podem ser facilmente solucionadas.

Possibilidade de terceirizar o TI

Talvez você já tenha se atentado sobre esse benefício, mas não custa citá-lo.

Uma vez que grande parte das demandas de TI podem ser solucionadas por meio do acesso remoto, não há mais tanta necessidade de manter uma grande equipe interna, sobretudo para empresas de pequeno e médio porte.

Assim, podemos mencionar como duas grandes vantagens:  a possibilidade de terceirizar e a redução dos custos com uma equipe interna.

Desse modo, optar por um suporte de TI remoto terceirizado pode ser uma estratégia interessante para reduzir custos, mas manter um trabalho de qualidade que atenda as necessidades da sua empresa.

E para os clientes, quais são as vantagens do acesso remoto?

A tecnologia do acesso remoto ganha mais espaço a cada dia, porque é vantajosa não só para as empresas, mas também para os clientes finais. Veja só:

Atendimento ágil

Coloque-se no lugar do cliente. Você, enquanto consumidor, gosta de esperar horas ou até dias, em alguns casos, para ter um problema resolvido?

O acesso remoto é uma oportunidade de tornar o atendimento da sua empresa mais ágil, resolvendo muitas questões em minutos, já que não é necessário mais considerar o tempo de agendamento, deslocamento, entre outros.

E não podemos esquecer que esse ponto está diretamente relacionado com a boa experiência do cliente, o próximo tópico que citaremos!

Satisfação dos clientes

Se tem outro ponto que não podemos deixar de falar, é o impacto que o atendimento via acesso remoto pode trazer para a satisfação do cliente. Afinal, se diante de uma urgência ele é informado que  basta permitir o acesso remoto para seu problema ser solucionado, pode acreditar que ele ficará feliz.

O acesso remoto é seguro?

Ao saber o que é acesso remoto, é normal que você se questione se esse tipo de atendimento é, de fato, seguro para sua empresa ou clientes, certo?

Pois a resposta é: sim! O acesso remoto é um modelo muito seguro tanto para a empresa que oferece o atendimento e suporte à distância, como para o cliente que o utiliza.

Afinal o atendente, profissional de suporte ou técnico de TI, só poderá acessar a máquina do cliente se o software ou programa para acesso remoto estiver instalado.

Sem contar na autorização do acesso, que deve ser permitido pelo cliente para que o reparo na máquina ou programa seja realizado.

Desse modo, não há porque se questionar ou se sentir inseguro em relação ao fato de uma outra pessoa acessar seu computador ou outro tipo de dispositivo à distância, pois ele só conseguirá fazer isso ao ter a permissão concedida.

Adapte sua empresa para a transformação digital

E aí, agora que você sabe o que é acesso remoto, seus benefícios e como ele funciona, está convencido a atuar à distância no atendimento e suporte ao cliente?

Certamente, esse é um passo importante para adequar o seu negócio à transformação digital vivida no meio corporativo.

Nesse contexto, se você quer aprender ainda mais sobre tecnologias e recursos que sua empresa precisa conhecer para se adequar a essa nova realidade, leia também o nosso artigo: “Tudo sobre transformação digital: o que é e qual a sua importância”.

Nova call to action

Compartilhe

Posts relacionados

Sua empresa costuma se beneficiar do benchmarking? Essa prática é essencial para..

A implementação da inteligência artificial tem transformado rapidamente o panorama tecnológico nas..

Tomar decisões é um desafio para sua empresa? Então, confira algumas dicas..
Não é novidade que as práticas de ESG têm sido muito valorizadas..
Mais lidos
A dinâmica quebra-gelo é uma atividade planejada para reduzir as inibições e estimular as interações..
Você tem dúvidas sobre a elaboração de mensagens para clientes inativos? Acesse nosso blog e..
Você sabe o que é Help Desk? Ele veio para revolucionar o atendimento e começou..
Você sabe o que é um kickoff? Descubra agora e entenda como essa etapa no..

Receba nossa newsletter

Tenha acesso a conteúdos de valor sobre atendimento, sucesso do cliente, tecnologia e muito mais.

Você está pronto para uma jornada de sucesso?

Peça uma demonstração gratuita e conheça a Desk Manager, uma plataforma que proporciona uma experiência completa com sistema help desk e service desk.