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Home office: 14 dicas para fazer dar certo trabalhando em casa11 min read

Trabalhar em casa é ótimo em muitos níveis. Não ter que se deslocar aos lugares economiza dinheiro e tempo e pode realmente fazer você mais feliz. Por conta disso, muitos dizem que o home office é a estrutura de trabalho do futuro.

Após o período de isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19, muitas empresas resolveram adotar essa modalidade de trabalho para que não ficassem paradas e, algumas delas, seguem com essa com essa opção de trabalho.

Então, o home office auxilia, inclusive, as empresas a continuarem existindo, estimulando assim a economia, em tempo de crise global.

Nessa rotina de trabalho em casa, uma infinidade de ferramentas gratuitas simplifica o check-in com os colegas do escritório. E se você quiser trabalhar com moletons ou pijamas você pode.

Mas há desafios também. Como você evita se distrair com as tarefas domésticas? Como você lida com um amigo que não é anunciado no meio do dia? Como você faz alguma coisa se tiver crianças por perto?

Separamos algumas dicas para você que trabalha — ou pretende trabalhar — em home office. Veja só:

1. Identifique o que precisa ser feito todos os dias e certifique-se de fazê-lo.

Desde que você tenha uma lista de tarefas que precisam ser feitas naquele dia, não importa se ou como você possa ser interrompido, contanto que faça as coisas até o final do dia.

Essa é a grande vantagem do home office, você tem liberdade de horário, e, se tiver responsabilidade, conseguirá entregar tudo o que precisa.

2. Use a nuvem

Documentos importantes precisam ser enviados para um serviço de armazenamento em nuvem, como Dropbox ou Google Drive.

Desta forma, você pode fazer login de qualquer lugar e nunca precisa se preocupar em ter seus arquivos com você, pois pode acessá-los de qualquer lugar. Vale lembrar que para isso é preciso ter um bom serviço de Internet à disposição, uma vez que é necessário subir arquivos na nuvem e baixar da mesma.

3. Não deixe seus amigos fazerem visitas em horas inapropriadas

Use o horário do almoço como um momento para se reunir com amigos e, se eles aparecerem em sua casa, diga educadamente que está trabalhando. Limites são eficazes quando são aplicados.

Instrua-os a ligar primeiro para ver se você está em casa. Assim, você pode marcar os horários que sejam melhores para você dar atenção às visitas deles.

Isso vale também para ligações durante o horário útil e mensagens no WhatsApp. Enquanto você estiver trabalhando, ocupe-se com a sua tarefa e não ceda espaço para distrações.

4. Saia do seu home office de vez em quando

Ficar em casa o tempo todo também pode não ser uma boa ideia. É interessante sair para trabalhar em cafeterias ou coworkings de vez em quando.

Um bom exemplo é o Google Campus, que existe em diversos locais do mundo e reúne empreendedores em um espaço totalmente pensado para estimular a criatividade e os negócios. Isso ajudará na sua criatividade, produtividade e até alegria com o trabalho.

5. Invista na criação de um escritório confortável

Remodelar seu home office pode ser a melhor coisa para aumentar sua produtividade. Você deve amar o seu “cantinho do trabalho”.

Por isso, invista em uma cadeira confortável, um bom computador, uma decoração que faça você se sentir bem e uma iluminação que não cause problemas futuros.

O home office precisa ser um espaço aconchegante e estimulador, então invista nele.

6. Finja que você não está em casa

Não atenda o telefone de casa ou sua porta durante o horário comercial. Dessa forma, você não se sentirá tentado a conversar ou tirar uma folga e continuará focado nos negócios.

É importante respeitar o horário comercial. Não o utilize para fazer trabalhos domésticos como lavar a louça, regar as plantas ou colocar roupa na máquina.

Separe seu tempo de trabalho do seu tempo de cuidados com a casa e do seu tempo de lazer.

No home office, é muito fácil confundir as responsabilidades e, por exemplo, pausar o trabalho para começar a cozinhar. Isso é bastante prejudicial, pois assim as tarefas não fluem como deveriam e, mais uma vez, a distração prevalece.

7. Vista-se adequadamente

Dissemos, no início do texto, que você poderia trabalhar de pijama ou moletom se assim preferisse, não é mesmo? No entanto, isso não serve para todo mundo.

Manter uma rotina regular, tomar banho e se vestir todos os dias como se estivesse indo para um “escritório de verdade” pode fazer a diferença quando o assunto é produtividade no home office.

Assim, você se porta como estivesse trabalhando e não como se estivesse à toa em casa.

Não é porque você está em casa e seus clientes não estão te vendo que você deve ficar de pijama o dia inteiro, ok?

8. Evite ir a compromissos fora do trabalho no meio do dia

Tente fazer consultas médicas e odontológicas como faria em um escritório da empresa, ou seja, logo pela manhã ou na última hora do dia para minimizar as interrupções do seu trabalho.

Isso, é claro, depende de como é a sua rotina de trabalho. Existem profissionais que têm horário bem flexível e já estão acostumados com isso, pois sabem que cada dia é diferente.

No entanto, se você está começando agora nessa nova modalidade de trabalho e ainda não pegou o ritmo, evitar interrupções é realmente fundamental.

9. Faça vídeo-chamadas

Embora seja ideal se você puder se encontrar ocasionalmente com colegas de trabalho, às vezes não é possível, pois as equipes são separadas pela distância geográfica.

Nesse caso, o bate-papo por vídeo é a melhor opção, como o Hangouts, o, o Wereby ou até mesmo o tradicional Skype, entre outros.

Para fazer chamadas com várias pessoas, o Hangouts e o Wereby são as melhores opções.

O Hangouts permite até 10 pessoas interagindo gratuitamente, ao contrário do Skype, em que pelo menos uma pessoa no grupo precisa ter uma assinatura paga para reuniões entre mais de duas pessoas.

O Wereby também é uma boa opção porque, além de ser gratuito, nele não é necessária a autenticação, lembrando que a interação de até 8 pessoas é de graça.

Ele também permite compartilhar sua tela com outras pessoas, assim você pode fazer apresentações mais profissionais.

10. Aproveite sua flexibilidade

Cada pessoa garante sua produtividade de uma forma. Normalmente, é preciso fazer pausas. Aproveite para dar um passeio de bicicleta, nadar, ir à academia ou até mesmo pare de trabalhar durante o dia inteiro.

Como seu horário de trabalho é tão flexível quanto você precisa que ele seja, às vezes, é importante ir embora.

De qualquer forma, é necessário que você seja responsável e esteja em dia com as suas obrigações para que, assim, possa tirar um dia ou outro de folga, caso o seu trabalho assim permita.

11. Fique fora da cozinha

É sério. Trabalhar em home office pode significar diversas idas à cozinha, lanches constantes e alguns quilos a mais.

Você precisa de disciplina e isso é realmente o argumento decisivo para a coisa toda: ter a disciplina para fazer o que deve ser feito; a disciplina para evitar a cozinha; a disciplina para fugir da TV e expulsar seus amigos.

É importante manter uma boa alimentação (o que o home office pode ajudar), mas também é necessário seguir os horários corretos das refeições e evitar fugas rápidas à cozinha.

12. Compre um fone de ouvido com cancelamento de ruído

A última coisa que você quer é estar em uma reunião on-line e ter a campainha da porta ou sirenes da polícia tocando o fundo. A percepção é a realidade.

Alguns equipamentos com baixo custo poderão lhe ajudar, como fones da Jabra, Plantronics, Logitechg, Sennheiser e Bose.

Você quer que as pessoas pensem que você administra um barco apertado e tem todos os recursos necessários ao seu alcance.

Isso é especialmente importante quando você é um empreendedor falando com alguém de uma organização maior. As pessoas não conseguem visualizar sua casa, mas podem visualizar um escritório, e é exatamente isso que você quer que eles vejam e ouçam.

13. Esteja em contato com colegas de trabalho e chefe várias vezes ao dia

Uma boa comunicação é essencial, não só para todos saberem que você realmente está trabalhando, mas também para trabalhar em sinergia com todos os outros.

Um trabalho sinérgico traz melhores resultados e evita o retrabalho.

Uma boa recomendação é fazer um kickoff diário com o seu superior (ou os seus liderados), repassando as tarefas do dia e as prioridades.

Uma reunião no início da semana (sprint semanal) também é importante para definir as demandas da semana e discutir sobre a semana anterior.

14. Faça uso de tecnologia de comunicação gratuita ou barata

Hoje existem inúmeras ferramentas disponíveis para manter uma comunicação próxima com os colegas de escritório.

Já falamos sobre algumas ferramentas para fazer videoconferência, como o Wereby e o Hangouts, mas outras tantas podem ajudar você, como o Trello (para fazer o gerenciamento de tarefas) e o Google Drive do Gsuite (para guardar arquivos na nuvem).

Além disso, existem mais três tecnologias que merecem destaque. Saiba mais a seguir.

Desk Manager

A Desk Manager é um software que serve para diversas funcionalidades, entre elas acessar o seu computador remotamente.

Se você lida com o atendimento ao cliente, saiba que a Desk Manager conta com um app que faz a gestão de chamados. Com isso, os colaboradores podem ver os chamados em andamento e os já realizados.

Ele também fornece o app Chat, que permite a comunicação entre cliente e colaborador.

Além disso, há um app voltado para o SLA, permitindo que os chamados sejam gerenciados da forma correta.

Você também pode contar com o app Empresa, que possibilita o cadastramento e controle dos clientes, facilitando assim o gerenciamento deles.

A Desk Manager apresenta ainda outras funcionalidades, então, para você que trabalha ou está trabalhando de casa no atendimento ao cliente, ele pode ser um ótimo aliado.

Conheça o Desk Manager - Gestão de SLA

Keruak

Já se você lida com o departamento financeiro, o software que pode mudar a sua vida é o Keruak.

Com ele, é possível fazer o controle de contas e de estoque, lançamento de notas fiscais, emissão de cobranças, criação de propostas comerciais e muito mais.

Isso porque o software fornece diversos recursos voltados para as finanças das empresas, como a possibilidade de registrar as contas a pagar, a receber e a conta corrente.

Além disso, ele permite o gerenciamento dos clientes de acordo com cada tipo de serviço, possibilitando, por exemplo, a emissão de cobranças independentemente do dia do mês.

O app ainda promove um setor específico focado na entrada, controle e manutenção do estoque dos produtos da sua empresa.

Por isso, para aprimorar a gestão financeira da sua organização, o app Keruak é a escolha ideal.

Saiba mais Keruak - Fluxo de Caixa

Hosts.Green

Por último, precisamos falar sobre o Hosts.Green, que é um software de monitoramento de hosts em tempo real.

Por meio dele, é possível agendar manutenções programadas, emitir notificações de inatividades, elaborar relatórios de disponibilidade e promover a manutenção apenas nos dias e horários que você precisar.

O app pode ser integrado com outras ferramentas, como WhatsApp, Telegram, Desk Manager, Keruak e Google Maps.

Com isso, é possível adquirir maior eficiência no monitoramento do seu site e, ainda, ter maior transparência sobre o real status dele no momento.

Teste Hosts Green gratuito

15. Mude seu mindset

Mindset é um modelo mental, é a sua forma de enxergar o mundo. Se você acredita que trabalhar significa cumprir horas, você não será um bom profissional nem em home office e nem em um escritório tradicional.

O home office é uma forma de trabalho, mas seus objetivos precisam ser gerar resultados e novos negócios e não cumprir horário.

Agora que você já sabe como o home office pode ser vantajoso e como trabalhar adequadamente nele, que tal experimentar um dos softwares que citamos no artigo? Recomendamos que você teste gratuitamente o Desk Manager para aprimorar o atendimento ao cliente. Para isso, solicite uma demonstração gratuita clicando aqui!

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