Transformação digital: guia completo sobre as mudanças

Help Desk para Gestão de Atendimento

A transformação digital é um assunto que não dá para questionar “se vai acontecer”, mas sim “quando vai acontecer”. Até porque ela já está aí.

Esse não é um conceito para o futuro, ele é do agora. As empresas de hoje precisam colocar a transformação digital em prática, para que sobrevivam às mudanças da Era Pós-Digital.

E é um fato que a disseminação e prática desse conceito já é uma realidade dentro de muitas empresas. Mas, e você? Ainda não sabe o que é transformação digital?

Veja o que você vai conferir neste guia:

  • Afinal, o que é a transformação digital?
  • Qual é a importância da transformação digital?
  • Como a transformação digital ajuda no crescimento saudável da empresa?
  • Gestão 4.0: como essa revolução está acontecendo?
  • Transformação digital x gestão de projetos;
  • Os mitos que cercam a transformação digital;
  • Aproveite a transformação digital para automatizar demandas, processos e tarefas.

Ficou interessado? Então, continue a leitura!

Afinal, o que é a transformação digital?

Se fôssemos falar de maneira bem direta, a transformação digital é o processo em que as empresas fazem uso da tecnologia com o principal objetivo de melhorar o seu desempenho.

Este, com certeza, é o cenário que qualquer empresa deseja: metas batidas, produtividade elevada e um orgulho que enche o peito por ver tudo isso acontecendo.

Contudo, apesar de muitas empresas desejarem esses resultados, poucas fazem algo para que eles sejam, de fato, alcançados.

A transformação digital vem como resposta a esses desejos comuns a todos os empresários e empreendedores da atualidade.

Falando desse jeito, pode até parecer que muitas organizações já a aplicam em seu cotidiano. Afinal, muitas delas possuem seus próprios sites e blogs. Contudo, a transformação digital vai muito além disso.

É importante destacar que, mais do que estimular o uso da tecnologia, a transformação digital busca torná-la  essencial e imprescindível para o funcionamento da empresa.

Entretanto, para que a tecnologia desempenhe esse papel fundamental, é preciso realizar mudanças estruturais no modus operandi. Se antes ela era parte da empresa, agora está no centro e tudo depende dela de alguma forma, direta ou indiretamente.

Aplicativo Conhecimento

Diante disso, podemos afirmar que aplicar a transformação digital na sua empresa é uma questão muito mais voltada para gestão do que para marketing.

Qual é a importância da transformação digital em geral?

Para entendermos a importância da transformação digital, é importante falarmos um pouco sobre a Era Pós-Digital que citamos no início do nosso artigo.

Walter Longo, presidente da Grey Brasil, discorreu sobre esse termo em seu livro e nos mostrou que a definição desta Era consiste no fato de que o digital não é mais algo novo, mas sim intrínseco ao nosso cotidiano.

Se você pensar, existem algumas coisas que simplesmente nós não fazemos mais sem a tecnologia.

Normalmente, quando grandes mudanças acontecem, a comunicação é uma das primeiras  a passar por alterações significativas.

Você consegue imaginar uma vida sem o seu celular? Sem a facilidade que a internet traz, seja para conversar com algum amigo ou ter acesso às últimas notícias?

Até mesmo o atendimento ao cliente não é feito da mesma forma que antes. Na atualidade a tecnologia também é indispensável para essa importante área das organizações.

Recebemos, diariamente, um montante enorme de informações. O fluxo, até mesmo de pessoas, está cada vez mais acelerado e a automatização de produtos e serviços nos trouxe uma comodidade que até então era impensável.

Imaginar uma vida sem essas tecnologias é praticamente impossível. Elas se tornaram parte do nosso cotidiano, até mesmo de quem nós somos. Elas mudaram o nosso comportamento e a maneira como fazemos negócios.

Nesse sentido, implementar um processo de transformação digital na sua empresa é mais que necessário, é urgente.

Como a transformação digital ajuda no crescimento saudável da empresa?

Como falamos até aqui, a transformação digital se tornou um movimento indispensável para as empresas que desejam crescer em porte, receita e mercados de atuação.

Afinal, todo mundo está conectado e a linha tênue entre o digital e o offline quase não existe mais. Dessa forma, para manter o seu negócio ativo e, principalmente, conquistar um crescimento saudável, a transformação digital é o único caminho.

Prova disso está sendo o período vivido no Brasil durante a pandemia do novo coronavírus. Com tantos decretos para o fechamento dos estabelecimentos e a necessidade do isolamento social para conter as infecções, muitas empresas que ainda não tinham passado por esse processo acabaram fechando suas portas.

Isso foi o que constatou uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apresentou um número surpreendente de empresas pequenas que encerraram suas atividades entre março e junho de 2020, durante o início da pandemia.

Ao todo, em um período de apenas quatro meses, 700 mil negócios acabaram porque não suportaram e não conseguiram se adaptar ao novo cenário.

Por outro lado, os empreendedores que já sabiam da importância da transformação digital nas empresas conseguiram manter suas atividades, e até conquistar resultados inéditos nesse mesmo período, como é o caso das empresas que passaram a realizar vendas online.

De acordo com a pesquisa do Mastercard SpendingPulse, o e-commerce brasileiro apresentou um crescimento de 75% em 2020, após o início do isolamento social.

Para esses negócios, o segredo foi conseguir se digitalizar e se adaptar às mudanças causadas pela internet.

Nova call to action

Dessa forma, podemos entender que a transformação digital deixou de ser apenas importante, para se tornar decisiva para que uma empresa continue a crescer.

Uma vez que esse processo aconteça em sua empresa, os ganhos podem ser inúmeros, tais como:

  • Aumentar a delimitação de um público-alvo em suas campanhas, já que pela internet é possível atender pessoas de locais distintos;
  • Escalar as vendas;
  • Oferecer modalidades de autoatendimento que reduzem a demanda dos funcionários e estimulam a compra entre os consumidores que preferem o modelo;
  • Entre outros.

Gestão 4.0: como essa revolução da gestão está acontecendo?

Depois que a transformação digital se tornou uma realidade, a gestão empresarial precisou se adaptar a ela. Assim, surgiu a gestão 4.0.

Na prática, a gestão 4.0 tem como base a automação de processos, uma forma inovadora de gerenciar negócios.

O objetivo do novo modelo de gestão é otimizar os processos internos de uma organização, tornando-os mais rápidos, menos burocráticos e eficientes.

Entre os princípios que regem a gestão 4.0, podemos citar:

  1. Customer Centric: colocar o cliente no centro de todas as operações empresariais, para garantir uma boa experiência e maior satisfação;
  2. Omnichannel: muito relacionado com o customer centric, o omnichannel é uma forma de oferecer diferentes canais de atendimento em que as informações se interligam, evitando a perda de dados e favorecendo um atendimento mais prático e resolutivo.
  3. Automação: uso da tecnologia para automatizar todos os processos que sejam possíveis, utilizando o digital como um aliado para otimizar a gestão.

Transformação digital x gestão de projetos:

E na gestão de projetos, como a transformação digital pode atuar?

Seja na gestão de projetos ou da própria empresa, a tecnologia pode ser uma grande aliada do gerenciamento.

Afinal, se não fosse a transformação digital, você conseguiria imaginar outra forma em que fosse possível gerir uma equipe, demanda ou uma empresa 100% online?

Atualmente, são inúmeras as ferramentas de gestão de uso digital que facilitam esse processo.

Desde um simples acesso remoto, por exemplo, aos mais conhecidos softwares de business intelligence, comunicação e controle de projetos.

Assim, diretores e gestores de uma empresa já conseguem gerir o trabalho de toda a equipe e acompanhar resultados, mesmo que cada colaborador esteja em um canto do País (ou até no exterior) e atuando em horários diversos.

As empresas de SaaS, por exemplo, são excelentes ferramentas que favorecem essa transformação digital no ramo da gestão de projetos.

Afinal, basta que os envolvidos possuam acesso ao login e à senha, além da conexão com a internet, para conseguir desempenhar suas atividades.

E os programas ainda facilitam não apenas o acesso ao trabalho, mas o alinhamento entre as equipes e em possíveis auditorias, caso sejam necessárias.

Dessa forma, podemos entender que, na era da transformação digital, a gestão empresarial de equipes e de projetos à distância, precisa ser uma realidade para os negócios que desejam acompanhar as mudanças do mundo atual.

Os mitos que cercam a transformação digital

Mesmo que a tecnologia faça parte das nossas vidas, ainda existem pessoas que não compreendem por completo o impacto e mudança que ela gerou para a sociedade.

Por esse motivo, é comum existirem alguns mitos envolvendo o assunto de transformação digital. Vamos ver quais são eles?

1. Apenas empresas de tecnologia precisam se preocupar com esse assunto

Muitas pessoas insistem em dizer que a transformação digital é apenas destinada para empresas que já estejam inseridas em um contexto digital, como os famosos e-commerces e as empresas de SaaS.

Mas, com certeza, com tudo o que já dissemos até aqui, você sabe que isso simplesmente não é verdade.

Qualquer empresa pode alcançar grandes resultados e aproveitar os benefícios que a transformação digital oferece.

2. Transformação digital é experiência do cliente

Outro pensamento comum é acreditar que a transformação digital se refere, estritamente, a criar uma experiência cada vez melhor para o cliente. Mito!

A transformação digital até pode trazer uma experiência melhor para o cliente, mas, como já vimos, ela vai muito mais longe do que isso.

A transformação digital objetiva fazer com que a tecnologia seja indispensável para a empresa. Então, não apenas o processo em torno do cliente será impactado, mas toda a organização.

3. A transformação vem de pequenas atitudes

A ideia das “pequenas atitudes” parte do pressuposto de que, para se criar uma cultura digital, é importante que o processo se inicie com a proatividade dos colaboradores.

Pensar assim é muito arriscado. Essa proatividade, para esse assunto específico, pode nunca ser demonstrada.

Mudanças estruturais, como é o caso da transformação digital, precisam começar com a liderança e, então, serem repassadas aos colaboradores de forma envolvente.

4. O setor de TI é responsável pelo processo de transformação digital

Esse é, talvez, o mito mais comum entre as pessoas no contexto organizacional. Acredita-se que o grande responsável pela transformação digital é o setor de Tecnologia da Informação.

Com certeza, esse setor precisa estar devidamente capacitado e preparado para atender às demandas de tecnologia do dia a dia.

Mas isso não significa que esse será o único responsável por esse processo.

Todas as áreas da empresa, incluindo os seus respectivos gestores, precisam estar em sintonia na implementação desse processo.

Com o nosso artigo de hoje foi possível perceber como a transformação digital é um conceito forte nesse momento, dentro do contexto organizacional.

A tecnologia deve ser amplamente utilizada pelas empresas, com o objetivo de potencializar as suas equipes e seus resultados.

Nova call to action

Aproveite a transformação digital para automatizar demandas, processos e tarefas

Agora que você já entendeu o que é transformação digital, como ela acontece e quais são os maiores mitos sobre o assunto nos quais você deve parar de acreditar, é hora de começar a colocar o conceito em prática.

Como vimos na relação entre a transformação digital e os projetos de uma empresa, automatizar processos internos e tarefas pode ser um primeiro — e muito importante — passo a caminho de uma organização preparada para acompanhar as mudanças que ainda irão acontecer.

Para isso, você pode começar a inserir a tecnologia no seu negócio por meio das ferramentas, softwares e soluções de automação. Já pensou?

Se você se interessou pelo assunto e quer garantir que sua empresa terá um crescimento escalável e saudável, chegou a hora de entender mais sobre o assunto.

Aproveite o nosso artigo sobre “Automação de tarefas: auxiliando no seu processo de atendimento“ para saber como é possível atuar ainda hoje, com base na transformação digital.

Por Rafael Fialho Teixeira em 27/08/2021