Como melhorar a gestão da sua empresa

Mesmo com relevância em seu segmento e com clientes já fidelizados, muitas empresas podem acabar tendo problemas estruturais e financeiros por causa de uma má gestão.

São diversos os erros que podem ocorrer que afetam o desempenho da empresa. Embora a gestão empresarial seja uma área com muito tempo de existência e diversos estudos elaborados sobre, ainda hoje alguns empresários ignoram práticas de gestão que poderiam contribuir para o desenvolvimento de seu negócio.

Principalmente as pequenas e médias empresas, que muitas vezes possuem uma estrutura organizacional familiar, acabam ignorando as técnicas de gestão pertinentes ao seu tipo de estrutura e muitas vezes uma boa ideia chega ao fim sem atingir todo o seu potencial.

Mesmo para quem está de olho nos formatos mais recentes de gestão de empresa precisa estar sempre se atualizando para não ficar para trás. Para conseguir gerir melhor a empresa e conseguir melhores resultados, algumas práticas devem ser adotadas.

Você sabe se está cometendo algum erro na gestão da sua empresa? Quais seriam então as melhores práticas?

6 erros comuns na gestão de empresa

Localizar o erro é o primeiro passo para conseguir seguir em frente. Existem algumas falhas de gerenciamento que são mais comuns entre as empresas e que podem afetar o desenvolvimento do negócio, entre eles:

  1. Não controlar as operações realizadas
  2. Não fazer o fluxo de caixa
  3. Não realizar orçamentos na hora de realizar as compras
  4. Confundir os ganhos da empresa com os ganhos pessoais
  5. Não capacitar os funcionários
  6. Não possuir um sistema de gerenciamento

Embora não sejam erros complexos, eles acabam afetando o desempenho da empresa. Com pequenas mudanças, é possível para o empresário solucionar os erros e melhorar a gestão da sua empresa.

Melhorando a gestão da sua empresa

  1. Foque na qualidade

A qualidade de um produto ou do atendimento ofertado pela empresa são fatores importantes para que o cliente fique mais satisfeito. Procure realizar treinamentos com os funcionários para evitar, por exemplo, erros na fabricação de produtos, pois este é um gasto desnecessário.

Além dos gastos com retrabalho, outro inconveniente que a falta de treinamento pode gerar, no caso do relacionamento com o cliente, é a insatisfação com o atendimento. Capacitar os funcionários deve ser visto como um investimento que irá melhorar a gestão da sua empresa e elevará os lucros obtidos.

  1. Saiba separar a empresa da sua vida pessoal

Principalmente nas pequenas e médias empresas, é comum que a empresa faça parte do ambiente familiar. Isso pode criar uma confusão principalmente quando se trata dos ganhos e gastos pessoais e da empresa.

O empresário deve ter em mente que o dinheiro da empresa é um e o seu é outro. É preciso os lucros obtidos no negócio não sejam utilizados para pagar contas pessoais, ignorando a necessidade de se manter um capital de giro na empresa.

O ideal é que o empresário retire um pró-labore do dinheiro obtido, isso irá melhorar o controle dos gastos da empresa e irá auxiliar no crescimento da mesma, melhorando a gestão.

  1. Tenha uma ferramenta de gestão

Esta é uma dica muito importante e que irá resolver a maioria dos problemas. Muitas empresas acabam ignorando as ferramentas de gestão e não possuem um controle completo do que acontece no dia a dia, comprometendo os resultados e gerando valores que não condizem com a realidade.

Mesmo utilizando alguma ferramenta de gestão, é preciso escolher a ideal para o seu perfil. Não adianta uma pequena empresa tentar utilizar um software voltado para grandes empresas, pois, além do gasto desnecessário, as ferramentas disponíveis não são adequadas para o seu perfil.

Um sistema de gestão empresarial ERP é indicado para as pequenas e médias empresas. Com ele, é possível ter um controle completo sobre as finanças, estoque, organizar os orçamentos, controlar as cotações, emitir notas fiscais, entre diversas outras funcionalidades que poderão melhorar a gestão da empresa e evitar possíveis erros.

Uma ferramenta de gestão será um importante apoio para a empresa e é uma forma moderna de realizar diversas atividades. Um sistema de gestão evita muitos erros humanos e mantém as informações mais atualizadas, garantindo assim uma melhor gestão da sua empresa.

CTA-DM-1-5