...

Terceirização de TI: 6 vantagens que você precisa conhecer7 min read

Help Desk para Gestão de Atendimento Integrado com WhatsApp e Telegram

A terceirização de TI tem sido uma discussão cada vez mais frequente na pauta de negócios. Isso porque chegou-se a um consenso de que a preocupação com os serviços de TI pode ofuscar o foco na atividade principal da empresa.

Para evitar esse esforço ao acompanhar o trabalho de técnicos de TI, a terceirização surge como uma solução estratégica que pode aumentar o desempenho do seu negócio.

Você vai ver, a seguir, como a terceirização de TI funciona e quais as maiores vantagens de você contratar o serviço. Boa leitura!

Como acontece a terceirização

“Terceirizar” significa transferir o serviço para outra pessoa ou empresa. Ela é bastante comum no caso de cuidados com a limpeza e segurança de um escritório.

No caso da Tecnologia da Informação, existem empresas de TI que prestam serviços altamente especializados na área, fazendo com que a empresa contratante possa focar na próprias atividades.

Ao contrário do que alguns pensam, a terceirização de TI não é uma prática apenas de grandes empresas. O serviço pode ser muito útil para pequenos e médios negócios também.

Essa tendência do mercado veio para solucionar problemas do campo tecnológico, desde erros ao enviar e-mails até arrumar computadores lentos ou problemas com a rede Wi-Fi do escritório.

O nível de serviço vai definir, através de contrato, quais questões serão priorizadas, em quanto tempo os problemas devem ser resolvidos e o que vai ser feito caso as promessas não sejam cumpridas.

São 3 as principais formas de suporte oferecidas pela terceirização de TI:

  • Presencial: o técnico é contratado para estar presente fisicamente na empresa, como se fosse um membro da equipe interna. Mais indicado para grandes empresas, com chamados regulares e demandas diárias;
  • Remoto: uma maneira de resolver os problemas relacionados a software e infraestrutura utilizando ferramentas de conexão remota, que permitem se conectar nos dispositivos da empresa através da Internet;
  • Remoto + Campo: neste formato de contrato, a maior parte dos problemas são resolvidos remotamente, mas quando se mostra necessário, então é agendada uma visita presencial (atendimento em campo) para que o técnico possa tratar de casos que não podem ser resolvidos remotamente. Dependendo do acordo, neste formato de contrato também são negociadas visitas periódicas para execução de manutenções preventivas.

E quais os benefícios que a terceirização de TI pode trazer à empresa? É o que vamos vamos te mostrar agora. Confira.

As 6 maiores vantagens da terceirização de TI

A terceirização tem sido cada vez mais comum em diversos setores dentro das empresas. Isso acontece porque esse tipo de serviço tem sido bastante vantajoso.

Separamos os 6 melhores benefícios de fazer a terceirização de TI no seu negócio:

Redução de custos

Ter uma equipe especializada em Tecnologia da Informação é essencial para o sucesso do negócio, independente do seu tamanho.

Entretanto, manter um gestor de TI pode se tornar muito difícil para as pequenas e médias empresas, que possuem um orçamento mais reduzido.

Além do mais, são diversas especialidades dentro da área de TI. Imagina o quanto seria necessário gastar para contratar especialistas para cada uma delas?

A terceirização de TI vai reduzir os custos com folha de pagamento, diminuir a preocupação com a gestão financeira na área e, dependendo do cenário, eliminar a necessidade de investimento em maquinário e manutenção.

As empresas que vão oferecer o serviço são contratadas de acordo com a demanda e com a necessidade. Assim, você só paga pelo que realmente for usar.

Esse valor fixo mensal é estipulado previamente, facilitando a organização de contas da empresa.

Foco nas atividades da empresa

Com a terceirização de TI, a empresa pode focar nas suas próprias atividades. Ter o seu negócio alinhado com a TI gera economia e vantagens em relação aos concorrentes.

O serviço terceirizado faz com que você não precise mais dedicar tempo de membros da sua equipe para criar e manter soluções de informática, desperdiçando recursos.

Esse foco é o que chamamos de core business. Você passa a destinar a atenção para a atividade-fim da empresa.

Com o  tempo que o seu colaborador demoraria para instalar um programa no computador, ele pode, ao invés disso,  dedicar seu tempo para atender melhor um cliente ou pesquisar novas estratégias para melhorar a operação, enquanto a terceirização de TI cuida da questão do programa que precisa ser instalado.

Como a equipe de TI vai ser mais especializada, o tempo de solução dos problemas também tende a ser menor, o que vai permitir que o colaborador possa trabalhar novamente com seu equipamento de TI o mais rápido possível.

Facilidade para gerir os recursos de TI

A empresa contratada deve verificar os pontos que precisam de atenção e garantir que as falhas sejam corrigidas o mais rápido possível.

O trabalho de terceirização de TI, além de englobar isso tudo, também vai dar conta de uma coisa muito especial: o inventário dos equipamentos.

Essa é uma parte que muitas empresas negligenciam, mas que é de fundamental importância para não perder prazos para renovar licenças de uso ou para atualizar hardwares e softwares.

Diminuição de riscos e falhas

Para garantir a qualidade de seus serviços e produtos, é necessário que seus equipamentos tenham alta disponibilidade.

Terceirizar sua infraestrutura faz com que sua empresa transfira o risco para o seu prestador de serviços.

Como já dissemos no início do texto, a empresa de TI deve especificar qual o tempo máximo para correção de problemas, documento conhecido como Acordo de Nível de Serviço (ANS).

Em muitas empresas, principalmente de pequeno porte, uma pessoa é eleita para resolver os problemas de informática, mas nem sempre ela tem uma formação adequada, aumentando as chances de falha.

Por ter uma equipe altamente treinada e incentivada a fazer cursos de reciclagem, esse tempo de resolução de problemas tende a ser baixo com uma empresa terceirizada, evitando uma parada das atividades, mesmo que por um período curto.

Acesso à tecnologia avançada

Hoje em dia, as mudanças ocorrem rapidamente, então é preciso ficar atento e estar preparado para quando precisar fazer um novo investimento em tecnologia.

As empresas terceirizadas de gestão de TI ficam sempre ligadas nas tendências da área, o que inclui as novidades tecnológicas.

Por isso, elas costumam oferecer serviços mais avançados e mais especializados, alavancando o desenvolvimento da empresa contratante e aumentando a eficiência das etapas.

A organização responsável pelo TI está acostumada a oferecer uma diversidade de opções, com serviços feitos através de nuvem e até inteligência artificial.

Segurança das informações

Muita gente tem a ideia equivocada de que a terceirização de TI deixa as informações mais vulneráveis a sofrer algum tipo de invasão.

É claro que essa é uma preocupação válida dentro da empresa. Afinal, a organização é responsável por todas as informações dos clientes, muitas delas sigilosas.

Mas a empresa de tecnologia da informação tem softwares avançados para garantir um sistema forte de proteção de dados.

Essa segurança vai além do sigilo, pois ela garante também que as informações possam ser recuperadas em caso de falha no equipamento ou erro humano.

O time de suporte da empresa terceirizada também oferece a ajuda necessária nesses casos de problemas com os dados.

Como podemos perceber, a terceirização de TI é uma ótima alternativa para as empresas que querem focar nos produtos e no atendimento de qualidade. Para ficar ainda mais antenado no assunto, saiba quais as principais características que um gerente de TI deve ter.

CTA-DM-1-5

Compartilhe

Posts relacionados

Seu processo de vendas está desorganizado e suas receitas futuras são imprevisíveis?..

No cenário competitivo da atualidade, a inovação se tornou essencial para o..

Entender como prospectar clientes de maneira eficaz permite identificar oportunidades, estabelecer contato..

Entenda ainda hoje o que é LTV e como calcular essa métrica..
Mais lidos
A dinâmica quebra-gelo é uma atividade planejada para reduzir as inibições e estimular as interações..
Você tem dúvidas sobre a elaboração de mensagens para clientes inativos? Acesse nosso blog e..
Você sabe o que é Help Desk? Ele veio para revolucionar o atendimento e começou..
Você sabe o que é um kickoff? Descubra agora e entenda como essa etapa no..

Receba nossa newsletter

Tenha acesso a conteúdos de valor sobre atendimento, sucesso do cliente, tecnologia e muito mais.

Você está pronto para uma jornada de sucesso?

Peça uma demonstração gratuita e conheça a Desk Manager, uma plataforma que proporciona uma experiência completa com sistema help desk e service desk.