...

Gerente de TI: habilidades, experiência e educação6 min read

Existem diversos níveis hierárquicos na carreira de TI, você pode ser um estagiário, técnico, analista e até gerente de TI — o cargo que a maioria dos profissionais almejam.

Se você trabalhou duro para ter uma vida decente em seu trabalho de TI de nível básico, mas agora tem uma família e as contas estão crescendo tão rapidamente quanto seus filhos, você pode querer subir de cargo.

Mantimentos, atividades extracurriculares e cursos de especialização não são baratos e uma promoção até que cairia bem, né?

Pode ser hora de avançar em sua carreira. Para um profissional de TI experiente como você, há duas possíveis jornadas que você pode seguir para subir na escada corporativa.

Um caminho é se tornar um especialista ao dominar uma habilidade técnica avançada que esteja em demanda: como a análise de dados, por exemplo.

Mas, se você está cansado de sentar atrás de uma mesa com pouca interação humana e deseja integrar suas habilidades pessoais em seu trabalho diário, uma opção mais apropriada pode ser se tornar um gerente de TI.

Tornar-se um gerente de TI permitirá que você aproveite sua valiosa experiência para liderar e desenvolver um grupo de indivíduos.

Além disso, os gerentes de TI têm um potencial de ganho muito acima dos cargos de analista de TI. Em grandes empresas o valor do salário pode até dobrar.

Veja a média do salário de um analista de TI clicando aqui e de um gerente de TI clicando aqui, e compare você mesmo.

Interessado? Reunimos uma combinação de informações para determinar as três coisas que você precisa para se tornar um gerente de TI: habilidades , experiência e formação.

Quais habilidades o gerente de TI precisa ter?

O gerente de TI exige muito mais do que conhecimento técnico para prosperar.

Para se tornar um bom gerente de TI, você precisará não apenas de uma base de conhecimento prático, mas também de habilidades de comunicação e liderança.

Você deve entender o suficiente sobre a tecnologia que está supervisionando, mas não precisa ser um expert naquela tecnologia específica para ser um bom gestor.

Para isso é preciso ter "habilidades políticas", ou seja, saber se comunicar bem, convencer, entender de atendimento e ter pelo menos noções financeiras básicas para entender como criar e aderir a um orçamento.

Também é importante ter empatia, uma vez que você lidará diretamente com outras profissionais da área.

Um líder que é empático consegue melhores resultados, é mais querido e inspirando os novatos a trabalharem com mais motivação.

201917Jun_deskmanager-cta-blog

Quão importante é a experiência do gerente de TI?

Não espere passear em uma posição de gerência como um recém-formado com experiência profissional zero.

Tal como acontece com a maioria dos cargos de gestão, você precisará de experiência de trabalho no campo antes de poder supervisionar outros funcionários e supervisionar a direção geral do seu trabalho.

De fato, segundo o site Trabalha Brasil, os melhores salários para gerentes de TI requerem oito anos de experiência.

Ainda não tem oito anos de experiência? Não se preocupe. Por um lado, os requisitos de experiência não são tipicamente estabelecidos — exceções podem ser feitas em grandes organizações.

Dito isso, você ainda desejará criar seu currículo e obter experiência prática trabalhando em uma função na área de TI.

Até mesmo trabalhos técnicos de nível básico proporcionam uma experiência valiosa que pode ser usada para escalar a escada corporativa no futuro.

Use seu tempo em papéis de nível inferior para, no futuro, chegar ao topo — informe seus superiores sobre seus objetivos profissionais e pergunte o que eles fizeram para alcançar suas posições.

Pode parecer intimidante, mas tenha em mente que as pessoas geralmente gostam de orientar e auxiliar no desenvolvimento profissional de seus colegas de trabalho.

Ao trabalhar para desenvolver sua experiência, evite cair na armadilha de se concentrar apenas na construção de seu conhecimento técnico.

As funções de gerenciamento de TI envolvem tanto o trabalho com pessoas quanto o trabalho com tecnologia.

Quais formações os gerentes de TI precisam?

Existem vários níveis de formações que podem ajudá-lo a conseguir um emprego em TI; talvez você já tenha um diploma ou talvez não.

Você já chegou até aqui e adquiriu o conhecimento necessário para ter sucesso em sua posição atual, mas para se destacar entre a multidão, pode ser necessário avançar em sua formação também.

Uma opção educacional comum para esses profissionais é um diploma em Sistemas de Informação.

Esse tipo de curso fornecerá a você uma combinação de habilidades técnicas e de negócios que o ajudarão a desenvolver e gerenciar soluções de TI em vários setores.

Os alunos também desenvolverão um forte conhecimento das últimas tendências de TI, como computação em nuvem, virtualização e mitigação de riscos.

Aqui estão alguns exemplos de cursos comuns nessa área que ajudarão você a obter sucesso:

  • Ciências da Computação;
  • Engenharia da Computação;
  • Sistemas de Informação;
  • Cursos Tecnológicos (como: Redes de Computadores, Análise e desenvolvimento de sistemas, Jogos Digitais e Segurança da Informação).

Aprender essa mistura de habilidades ajudará você a ter sucesso com os aspectos técnicos e interpessoais como gerente de TI.

Algumas certificações também são muito valorizadas na área da Tecnologia da Informação. Clique nos links abaixo para saber o que são elas e como adquiri-las:

Trilhe seu próprio caminho

Os gerentes qualificados são um componente essencial para o departamento de TI de qualquer organização.

Como você pode ver, conseguir um papel de gerenciamento na tecnologia da informação certamente demandará tempo e esforço, mas não deixe que isso o desencoraje a alcançar seu potencial de carreira.

Com um pouco de dedicação, temos certeza que sua carreira da área da Tecnologia da Informação vai deslanchar!

Temos uma última dica para você. Se você quer se tornar um bom gerente de TI precisa saber tudo o que puder sobre Governança de TI, concorda? Preparamos o seguinte conteúdo para você: Governança de TI: o que é, qual a sua importância e como aplicar. Bons estudos!

CTA-DM-1-5

Compartilhe

Posts relacionados

Seu processo de vendas está desorganizado e suas receitas futuras são imprevisíveis?..

No cenário competitivo da atualidade, a inovação se tornou essencial para o..

Entender como prospectar clientes de maneira eficaz permite identificar oportunidades, estabelecer contato..

Entenda ainda hoje o que é LTV e como calcular essa métrica..
Mais lidos
A dinâmica quebra-gelo é uma atividade planejada para reduzir as inibições e estimular as interações..
Você tem dúvidas sobre a elaboração de mensagens para clientes inativos? Acesse nosso blog e..
Você sabe o que é Help Desk? Ele veio para revolucionar o atendimento e começou..
Você sabe o que é um kickoff? Descubra agora e entenda como essa etapa no..

Receba nossa newsletter

Tenha acesso a conteúdos de valor sobre atendimento, sucesso do cliente, tecnologia e muito mais.

Você está pronto para uma jornada de sucesso?

Peça uma demonstração gratuita e conheça a Desk Manager, uma plataforma que proporciona uma experiência completa com sistema help desk e service desk.