Hub de integração: o que é, como funciona e para que serve

Se você trabalha com e-commerce, já sabe que a variedade de canais de venda é um detalhe importante para o sucesso dos negócios. No entanto, gerir esses diversos canais manualmente podem demandar muito tempo e esforço, além de potencializar os erros. É por isso que o hub de integração tem se tornado indispensável na rotina dos lojistas.

Essa ferramenta funciona como um ponto de centralização para o gerenciamento das contas de uma mesma empresa em diferentes plataformas de venda e marketplaces.

O resultado é a maior comodidade nas rotinas de vendas online e a melhoria do controle dos negócios.

Se você ainda não conta com um hub de integração e quer saber mais sobre o assunto, leia este artigo até o fim.

Ao longo dos próximos tópicos vamos explicar o que é, como funciona, para que serve e como escolher um hub de integração.

Boa leitura!

O que é hub de integração?

O hub de integração é uma ferramenta que viabiliza a conexão e a centralização de todas as contas de uma mesma empresa em diferentes plataformas de marketplace.

Por isso, ele também é chamado de integrador de marketplaces e tem ajudado lojistas dos mais diversos segmentos a otimizarem sua gestão.

A variabilidade de canais de vendas é um requisito importante para atender a diversos públicos e ampliar o contato com os clientes em potencial.

Sendo assim, mesmo que você conte com o seu próprio site dedicado às vendas, é importante se fazer presente também em outras plataformas amplamente utilizadas pelos consumidores.

As vendas através de marketplaces vem crescendo progressivamente, o que representa uma excelente oportunidade de negócios.

No entanto, as opções são muitas e, para que sua empresa consiga satisfazer as expectativas e necessidades dos clientes, é fundamental a manutenção de uma operação organizada e a priorização da simplificação dos processos.

Por isso, contar com um hub de integração de alta performance, como o Maestro, da Desk Manager, vai fazer toda a diferença no gerenciamento do seu negócio.

A partir de uma única plataforma, você consegue integrar informações sobre o estoque, preços, promoções, produtos do seu catálogo e, claro, as vendas realizadas. Tudo isso em tempo real.

Ou seja, todo o processo torna-se mais eficiente, ágil e simples. Você tem acesso a estatísticas e dados sobre suas vendas em cada um dos canais e passa a tomar decisões mais adequadas.

Como funciona um hub de integração?

O hub de integração permite que você gerencie todos os marketplaces em que sua empresa atua utilizando apenas uma plataforma, de forma automatizada e centralizada.

Isso significa, por exemplo, que você não vai precisar fazer cálculos manuais para ajustar os níveis de estoque em cada uma das plataformas em função dos pedidos recebidos diariamente.

Esses ajustes serão realizados de forma automática e você não correrá o risco de ter que cancelar uma venda porque esqueceu de atualizar, em uma das plataformas, as informações sobre a quantidade de produtos disponíveis.

O hub de integração também pode ser empregado no gerenciamento de lojas virtuais, ERPs e multicontas.

Na prática, ao utilizá-lo, você não vai mais precisar abrir cada uma das plataformas de marketplace para lidar com os anúncios, pedidos, notas fiscais, suporte ao cliente, entre outras atividades.

Você vai abrir somente a plataforma do hub de integração e gerenciar tudo em apenas um lugar.

Suponhamos que você precise cadastrar um novo produto. Nesse caso, você vai abrir o hub de integração e preencher as informações necessárias sobre esse produto. 

Em seguida, essas informações serão espelhadas nos diferentes marketplaces, sem que você tenha que repetir o procedimento em cada um deles. Assim você passa a contar com uma operação unificada, ganhando tempo e reduzindo os erros.

Para que serve um hub de integração?

Como vimos nos tópicos anteriores, a principal função de um hub de integração é unificar o gerenciamento da sua operação de vendas online

No entanto, podemos desdobrar esta funcionalidade para compreender melhor os benefícios que essa ferramenta representa. Veja abaixo alguns exemplos:

  • Centralização das operações: você visualiza, em uma única plataforma, informações em tempo real sobre os pedidos realizados em todos os marketplaces;
  • Gestão eficiente de estoque: o hub de integração possibilita uma visão global de todos os estoques e a atualização automática das quantidades de produtos disponíveis após a concretização dos pedidos;
  • Redução de custos: com o hub de integração, sistemas que não foram programados para trabalharem juntos passam a se comunicar e você não precisa mais de aplicativos dedicados a tarefas similares;
  • Aumento da produtividade: o hub de integração elimina a necessidade de atualizações manuais e otimiza o seu tempo, possibilitando a maior dedicação à sua estratégia de negócios;
  • Aumento das vendas: com o hub de integração, você pode expandir a presença da sua empresa para uma quantidade maior de marketplaces, aumentando o alcance da sua marca e, consequentemente, a quantidade de vendas;
  • Otimização dos processos: o cadastro, a organização e o gerenciamento dos seus produtos e pedidos tornam-se processos muito mais simples com o apoio do hub de integração, prevenindo os erros provenientes da execução de tarefas repetitivas;
  • Aprimoramento do atendimento ao cliente: os comentários e dúvidas enviados pelos clientes pelas diversas plataformas também podem ser respondidos de forma centralizada pelo hub de integração, o que permite um atendimento mais ágil e eficiente. Além disso, a ferramenta também torna a verificação de pedidos e o envio de produtos de forma mais rápida e eficiente, o que torna os clientes muito mais satisfeitos.

Como escolher um hub de integração?

Agora que você já entende como funciona e para que serve um hub de integração, não vai querer abrir mão dessa ferramenta. 

Vamos ver em seguida alguns detalhes aos quais você deve prestar atenção ao escolher qual hub de integração vai adotar.

  • Quais são os marketplaces integrados? 

Verifique se as plataformas de marketplace em que você já vende estão integradas na ferramenta que você pretende contratar e se ela integra também novas opções, para ampliar a presença da sua marca.

  • Quais hubs de integração são indicados pelos maiores e melhores marketplaces? 

A indicação é uma excelente forma de atestar a qualidade de um produto ou serviço e, no caso do hub de integração, plataformas como o Mercado Livre e a Amazon contam com programas de qualificação dos parceiros.

  • Como é o nível da estrutura do hub de integração? 

Pode ser que atualmente você ainda não conte com uma quantidade expressiva de vendas, mas a expectativa é de crescimento e esse é um dos motivos pelos quais você vai aderir ao hub de integração. 

Sendo assim, é importante escolher uma plataforma que não atrapalhe sua escalabilidade. Considere também a sazonalidade e os períodos de alta demanda para avaliar a capacidade do hub de gerenciar pedidos múltiplos.

  • Quais são as políticas de atendimento e suporte da plataforma? 

Fique atento às opções de atendimento oferecidas, ao tempo médio de resposta e à qualidade da solução apresentada para as demandas mais comuns. 

Em algum momento, você vai precisar de assistência e suporte e é importante confiar na empresa que você está contratando;

  • Quais são as funcionalidades do hub de integração?

Verifique quais são as funcionalidades da ferramenta e se elas atendem às necessidades do seu negócio. Pode ser que o hub de integração tenha boas indicações, mas não seja adequado para o seu segmento de negócios.

  • Quais são os planos disponíveis? 

Quando a ferramenta oferece diferentes opções de planos, fica mais fácil encontrar uma proposta que se encaixe com as necessidades da sua empresa.

O Maestro, hub de integração da Desk Manager, integra-se a variados marketplaces, conta com funcionalidades abrangentes e uma estrutura robusta para atender a todas as necessidades do seu negócio.

Com ele, você vai simplificar sua operação, aumentar sua produtividade e contar com recursos de automação avançada. Conheça o Maestro!

Por Fabio Teles em 10/01/2024