Por Célio Fabiano em 05/01/2018

ERP: por que integrá-lo ao seu software de gestão de projetos?

Os softwares de gestão de projetos se tornaram extremamente comuns no meio empresarial. Com diversas opções entre sistemas, aplicativos e SaaS, eles facilitam às organizações o domínio de uma das principais disciplinas de gestão do Século XXI.

No entanto, nenhuma organização vive apenas de projetos. Existem outras questões essenciais envolvidas no controle da rotina e dos demais aspectos do negócio que exigem um alinhamento bem estruturado para gerar resultados consistentes.

Pensando nisso, hoje falaremos sobre a integração do seu software de gestão de projetos com uma das mais importantes ferramentas contemporâneas para integração de negócios: O sistema de gestão ERP.

A Alocação de Recursos

Todo projeto organizacional exige recursos da instituição para seu desenvolvimento. Os elementos são combinados para produzir resultados específicos e podem incluir: recursos humanos, financeiros, materiais, dentre diversos outros.

Dessa forma, o seu software de gestão de projetos precisa contar com um aporte de informações fidedignas, que reflitam de maneira coerente a atual situação da organização quanto aos seu recursos. Uma das principais fontes para tanto são os sistemas de gestão ERP.

Além de serem uma base de dados confiável, eles permitem uma avaliação global do que é alocado e onde. Dessa forma, o gestor tem condições de exercer um trabalho abrangente de avaliação do seu portfólio de projetos, ao invés de controlar por partes.

A Gestão de Desempenho

Um dos aspectos mais essenciais para qualquer atividade de gestão é a avaliação de indicadores. Eles sintetizam aspectos essenciais de desempenho do negócio e refletem situações de forma a suportar a tomada de decisões.

Para projetos, eles se mostram ainda mais críticos, uma vez que que o prazo para intervenções, em geral, mostra-se mais curto do que na gestão da rotina. É preciso então, possuir formas efetivas de medição e aplicá-las de maneira ágil e assertiva.

Dessa forma, a integração do seu software de gestão de projetos com o ERP proporciona um caminho para aferição constante do desempenho das atividades. Isso possibilita, até mesmo, identificar o impacto dos projetos na performance da rotina.

O Controle e Automação de Processos

Outro benefício da combinação de softwares de gestão de projetos com seu sistema ERP é o aproveitamento da estrutura processual.

Suas atividades rotineiras, muitas vezes, farão parte do escopo de projetos especificos. Dessa maneira, por que inventar a roda se você já possui uma versão em funcionamento?

Imagine que você precisa desenvolver uma obra de construção de uma unidade adicional de sua empresa. Você precisará definir a maneira pela qual aconteceram o controle financeiro desse projeto. No entanto, trata-se de uma atividade que sua controladoria já desenvolve no dia a dia através do ERP de sua empresa.

Você poderia simplesmente replicar a rotina, os indicadores, alertas e relatórios para a obra. Assim, você desenvolveria o processo de uma maneira que já é familiar ao negócio, economizando tempo e dinheiro, e ainda poderia aproveitar o conhecimento da área de controladoria na capacitação da equipe de projeto.

A Gestão das Lições Aprendidas

O último aspecto que queremos destacar como vantajoso na integração de sistemas de gestão de projetos com ERP’s é o registro de dados históricos.

Através deles você obterá uma fonte de informações que poderão ser aplicadas em empreitadas futuras, de maneira a explorar a experiência adquirida.

Isso contribui com maior agilidade na gestão de projetos e ainda mitiga as possibilidades de recorrência dos erros cometidos anteriormente. Dessa maneira, cada nova situação indesejada provoca também um aprendizado e uma melhoria.

O Sistema ERP e a Estrutura Gerencial

Ficou claro o grande volume de benefícios auferidos da combinação de softwares de gestão de projetos com ERP.

Basicamente, a relação permite à organização explorar sua base de conhecimentos e construir esforços temporários baseados em suas regras de negócio e estratégias gerenciais.

Projetos bem executados respeitam a cultura, a estrutura e os interesses do negócio. O ERP cloud é um dos caminhos mais adequados para assegurar que isso se dê de maneira natural, ágil e abrangente. Ele disponibiliza um conjunto de informações capazes de nortear o desenvolvimento das atividades e a tomada de decisões.

Dessa forma, se sua empresa aplica algum software de gestão de projetos, reflita: quantos problemas seriam solucionados pela integração com um sistema ERP?

Além disso, ao fidelizá-lo e criar o fenômeno da recorrência de compra, seu processo de captação exigirá menos trabalho e investimento. Isso influencia positivamente o seu controle de custos, bem como a previsibilidade das vendas.

Quer saber mais sobre gestão de projetos, assista:

CTA-DM-2-6

Por Célio Fabiano em 05/01/2018