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Como utilizar o ChatGPT para criar uma base de conhecimento6 min read

Uma suíte completa para a gestão da sua empresa

Uma base de conhecimento é um conjunto de dados organizados e estruturados de maneira acessível para facilitar e agilizar diversos processos dentro de uma empresa como, por exemplo, a melhoria do atendimento ao cliente. E o ChatGPT, nova ferramenta desenvolvida pela OpenAI pode ser implementada de maneira direcionada para alimentar diferentes tipos de bases de conhecimento.

O ChatGPT é uma ferramenta de inteligência artificial criada com base em machine learning e, até o momento, disponibilizada gratuitamente.

A plataforma foi lançada no fim de 2022 e já se tornou muito popular por conta de sua versatilidade e simplicidade aliadas à tecnologia avançada.

Com o ChatGPT você pode simplificar uma ampla diversidade de tarefas nas rotinas de seu negócio, sobretudo quando elas dependem de uma base de informações.

Ele funciona como um chatbot, porém, ao invés de fornecer informações pontuais sobre  assuntos específicos, é capaz de interagir com o usuário e providenciar informações sobre os mais diversos assuntos.

Por isso, uma de suas principais aplicações tem sido a de auxiliar na produção de conteúdos, além da implementação como assistente virtual.

Se você está planejando construir uma base de dados, o ChatGPT pode otimizar essa tarefa e tornar suas informações muito mais organizadas.

Continue a leitura para entender melhor as aplicabilidades do ChatGPT e utilizar essa ferramenta revolucionária a favor do seu negócio.

Construindo uma base de conhecimento com o ChatGPT

Como mencionamos, por ter sido desenvolvido com base no aprendizado da máquina, o ChatGPT tem a capacidade de acumular conhecimentos sobre os mais diversos assuntos tornando as interações com os usuários cada vez mais dinâmicas e naturais.

Sendo assim, ele pode ser utilizado para construir uma base de conhecimento personalizada para facilitar as rotinas da sua empresa.

Sua base de conhecimento pode incluir informações sobre os mais variados tópicos, desde os dados técnicos e científicos até informações práticas sobre como determinada tarefa deve ser realizada.

Suponhamos que você precise construir uma base de conhecimento para responder rapidamente às perguntas mais frequentes do seu público-alvo.

Nesse caso, o ChatGPT pode te ajudar a organizar as perguntas e respostas por assunto, fornecendo as informações realmente relevantes para os clientes em potencial.

Isso vai fortalecer a imagem da sua empresa e o seu relacionamento com o cliente, estimulando a fidelização

Você também pode construir, por exemplo, manuais de instruções ou de procedimentos padrão para as suas operações internas.

Que tal também construir documentos com políticas e diretrizes para orientar a sua equipe de atendimento ao cliente? Ou então, roteiros para os seus treinamentos periódicos?

A sua base de conhecimento desenvolvida com o auxílio do ChatGPT pode ser construída em diferentes formatos de acordo com os seus propósitos. 

Ela pode ser um documento direcionado com tópicos curtos ou um amplo e abrangente banco de dados.

O importante é cumprir o objetivo de organizar os dados e facilitar o acesso às informações, melhorando a produtividade e a eficiência.

Vamos ver em seguida algumas outras aplicabilidades para o ChatGPT dentro de uma empresa.

Algumas aplicabilidades do ChatGPT

Vamos ver agora mais algumas possibilidades de utilização do ChatGPT dentro da criação da sua base de conhecimento.

Ideias para conteúdos

Com base nas necessidades do seu público-alvo e na busca pela satisfação dos clientes, o ChatGPT pode gerar ideias para a produção de conteúdos.

Na atualidade o marketing de conteúdo tem se mostrado um recurso poderoso na conquista e fidelização de clientes, mas nem sempre as empresas conseguem direcioná-lo de maneira eficiente. 

O ChatGPT pode ser orientado para a geração de ideias baseadas nas tendências atuais referentes aos mais diversos assuntos. 

Isso vai ajudar a sua equipe de marketing a produzir conteúdos mais atraentes para os seus leads e clientes.

Porém, é importante manter o foco na geração de ideias e não na utilização do ChatGPT para a criação de conteúdos.

Por mais que você seja específico ao elaborar os seus comandos a serem utilizados nas interações com a ferramenta, essa automatização pode comprometer seriamente a criatividade e a atratividade dos seus conteúdos.

Isso sem falar que seus concorrentes podem estar produzindo um conteúdo automático igual ou extremamente similar ao seu.

Também é preciso lembrar que a fonte de dados utilizada pelo ChatGPT é a Web, ou seja, seu conteúdo não é original. Ele recorre a conteúdos já publicados em diversas páginas para elaborar as respostas aos comandos do usuário. 

Portanto, utilizar as informações que ele fornece como seu conteúdo final pode ferir a legislação referente aos direitos autorais.

Criação de uma página de FAQ

Help Desk Para o Seu Atendimento

Você pode interagir com o ChatGPT de forma direcionada e específica para que ele elabore respostas para as perguntas mais frequentes dos seus clientes e leads.

Lembre-se de que a ferramenta fornece novas informações considerando também as interações anteriores.

Assim, as especificidades do seu negócio serão consideradas a partir de seu histórico de interações. 

Dessa forma, será possível treinar o ChatGPT para responder de maneira clara e objetiva às principais dúvidas que sua equipe de atendimento recebe.

Respostas automatizadas aos clientes e leads

O ChatGPT pode gerar as informações direcionadas a serem enviadas aos seus clientes a partir das dúvidas frequentes apresentadas por eles. 

Isso certamente vai representar uma otimização do tempo da sua equipe de atendimento e suporte ao cliente, já que as principais demandas dos clientes tendem a se repetir e podem ser solucionadas a partir de uma base de conhecimento construída com o auxílio da ferramenta.

Além disso, os clientes ficarão mais satisfeitos ao terem suas dúvidas sanadas de forma automática e eficiente.

Análise de dados

O ChatGPT pode gerar ótimos insights para a sua equipe de marketing e de vendas ao ser utilizado na análise de dados.

É possível analisar, por exemplo, métricas de tráfego e de conversão com vistas à melhoria de suas campanhas e estratégias de marketing de conteúdo. 

Lembre-se de que o ChatGPT é uma ferramenta inteligente e tende a interagir a partir de um aprendizado sobre seus interesses e demandas, funcionando como um excelente assistente virtual.

As possibilidades de aplicação apresentadas aqui são apenas algumas das mais utilizadas até o momento, mas você pode implementar a ferramenta de acordo com as demandas do seu negócio.

Experimente o ChatGPT na Desk Manager e utilize a plataforma de maneira eficaz em favor do seu negócio.

Gamificação para Atendimento

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