Por Fabio Teles em 11/09/2023

Automação Empresarial: integrações que fazem a diferença

Nova call to action

A ideia de promoção da integração está presente em toda empresa que busca implementar o Enterprise Service Management (ESM) ou os Global Business Services (GBS). 

Isso acontece porque ambos os conceitos passam pela automação empresarial, que depende diretamente de integrações, tanto do ponto de vista das equipes e departamentos quanto dos sistemas utilizados.

Ao longo deste artigo vamos abordar especificamente as integrações entre sistemas ou ferramentas. 

Para começar, é preciso compreender que as integrações são fundamentais para que uma organização obtenha bons resultados ao aplicar a automação empresarial em suas rotinas. 

Elas possibilitam a fluidez dos fluxos de trabalho e de dados e influenciam positivamente a comunicação interna do negócio, além de refletirem no aprimoramento da experiência do cliente.  

Com a leitura dos próximos tópicos, você vai compreender a relação direta que precisa ser estabelecida entre a automação empresarial e as integrações entre os sistemas.

Além disso, vamos falar sobre as principais ferramentas de integração que podem fazer toda a diferença em suas rotinas.

Continue a leitura!

Por que as integrações são tão importantes para a automação empresarial?

Se cada departamento da sua empresa utiliza uma ferramenta diferente para desempenhar determinado tipo de tarefa, é claro que durante a implementação da automação empresarial e com o auxílio de uma plataforma ESM você precisará unificar esses fluxos de trabalho.

No entanto, existem ferramentas essenciais que continuarão fazendo parte das suas rotinas após esse processo de convergência tecnológica.

Independentemente de sua funcionalidade, a possibilidade de integração entre os diferentes softwares utilizados nas rotinas do negócio potencializa ainda mais sua eficiência.

Em outras palavras, você precisa fazer os diferentes sistemas que compõem a sua operação trabalharem juntos para que a automação empresarial renda bons frutos.

Com esse trabalho conjunto, é mais simples fazer com que todos os departamentos observem e desfrutem dos benefícios decorrentes da automação.

Quando você conta com sistemas integrados, uma informação acrescentada a determinado software, como o seu sistema ESM centralizador de dados, pode ser capturada para a utilização dentro das outras ferramentas integradas.

Isso significa uma maior disponibilidade de dados para os colaboradores envolvidos nos diferentes processos e a redução dos erros e do retrabalho decorrente da coleta manual de dados.

Logicamente, essa perspectiva amplia muito as possibilidades de automação empresarial, tornando as rotinas da operação muito mais otimizadas.

Portanto, se as integrações ainda não estão presentes no cotidiano da sua equipe, é hora de implementá-las para viabilizar a automação empresarial. 

No próximo tópico, você vai conferir algumas das ferramentas de integração mais utilizadas neste contexto.

Ebook ESM

As 7 melhores ferramentas de integração para implementar a automação empresarial

Agora que você já compreendeu a importância das interações no contexto de implementação do ESM, dos GBS e, consequentemente, da automação empresarial, é hora de conhecer algumas ferramentas que podem te ajudar nessa missão. 

Zapier

O Zapier é um sistema de automação no-code que viabiliza a integração de diferentes aplicativos e serviços web para o estabelecimento de fluxos de trabalho aprimorados.

Dentro da plataforma, é possível definir comandos chamados “Zaps” que são constituídos por um gatilho e uma ação resultante.

Ou seja, ao ativar um Zap, a ação predeterminada será executada sempre que o gatilho acontecer. Assim, você passa a contar com um fluxo de trabalho contínuo e automatizado. 

Você pode, por exemplo, criar um Zap que adiciona automaticamente novos leads de um formulário da web à sua base de conhecimento dentro do sistema ESM.

O Zapier tem sido amplamente utilizado e ficou conhecido devido ao recorde quantitativo de integrações disponíveis: são mais de três mil. 

Assim, você pode estabelecer integrações personalizadas envolvendo aplicações comumente presentes nas rotinas empresariais, como o Google Drive, o Trello e o Asana. 

IFTTT

O IFTTT, que significa “If this then that” (Se isso então aquilo), é uma plataforma de automação que se concentra na criação de applets para conectar e automatizar ações em diversos aplicativos e serviços online. 

Dentro da plataforma, você pode, por exemplo, criar um applet que gere automaticamente uma tarefa em sua ferramenta de gerenciamento de projetos sempre que um novo e-mail chegar.

Outra possibilidade é utilizar o IFTTT para definir o envio de notificações personalizadas em tempo real a respeito de eventos como a menção da sua empresa nas redes sociais.

Se sua empresa usa dispositivos inteligentes, como câmeras de segurança, termostatos ou luzes, o IFTTT pode ajudar a integrá-los e automatizar ações com base em eventos ou horários específicos.

Assim como o Zapier, o IFTTT oferece suporte a uma variedade de aplicativos e serviços populares

Você pode criar applets para conectar aplicativos que sua empresa usa regularmente, facilitando a transferência de dados e a sincronização entre eles.

Integrately

O Integrately também é uma plataforma de automação empresarial no code que ajuda a conectar e automatizar processos entre diversos aplicativos e serviços. 

Ele oferece uma abordagem semelhante ao Zapier e ao IFTTT, mas com um foco maior em simplificar a integração de aplicativos e fluxos de trabalho.

Por conta do suporte a uma ampla variedade de aplicativos, ele facilita a conexão entre as ferramentas, favorecendo a transparência das operações e a sincronização entre os diferentes aplicativos.

Ao utilizar a ferramenta, você pode recorrer a fluxos de trabalho que vão dos mais simples aos mais robustos, incluindo o envio de SMS e e-mail marketing e recursos relacionados à contabilidade empresarial.

Sem dúvida, destaca-se como um de seus grandes benefícios uma grande quantidade de automações prontas que podem ser utilizadas para configurar facilmente os fluxos de trabalho. 

Make

Anteriormente conhecido como Integromat, o Make é voltado para usuários com um conhecimento técnico mais avançado. 

Por ser uma plataforma de automação muito robusta, ele possibilita o aprofundamento nos fluxos de trabalho mais complexos. 

Ele também conta com uma ampla biblioteca que engloba os aplicativos mais utilizados nas empresas e possui uma interface muito funcional, além de um construtor intuitivo

Outro destaque são as opções avançadas de personalização dos fluxos de trabalho de acordo com as especificidades da sua empresa. 

Ou seja, você pode definir regras, condições e ações específicas para atender aos requisitos únicos do seu negócio.

A ferramenta é versátil e pode ser aplicada em diversos setores e tipos de negócios, desde vendas e marketing até recursos humanos e operações.

Microsoft Power Automate

O Microsoft Power Automate vem passando por atualizações e corresponde ao antigo Microsoft Flow.

Um de seus pontos de destaque é a experiência de conexão dos aplicativos com outras possibilidades oferecidas pela própria Microsoft.

Mas a solução não se limita ao pacote da empresa. Você pode utilizar o Power Automate na automação de uma ampla variedade de tarefas referentes aos aplicativos conectados. 

Isso pode incluir, por exemplo, o envio de arquivos para soluções de armazenamento em nuvem

O Power Automate também conta com fluxos de trabalho configuráveis, um amplo catálogo de complementos e bons recursos de alerta. 

Workato

O Workato é uma ferramenta que tem como propósito a agilização da automação ao nível macro, e não apenas no que diz respeito ao usuário final.

Por isso ele conta com uma ampla lista de serviços conectados e uma equipe de suporte ao cliente de alto nível. 

Com o Workato, você consegue criar automações sofisticadas e personalizadas para otimizar processos, melhorar a eficiência operacional e impulsionar a produtividade.

A plataforma oferece recursos avançados de lógica empresarial, como regras de decisão, loops e transformações de dados, permitindo que você crie automações altamente personalizadas e adaptáveis.

Além disso, a empresa prioriza a segurança dos dados e oferece recursos avançados de governança, autenticação e controle de acesso. 

Tray.io

O Tray.io também é uma das mais conhecidas plataformas capazes de conectar e automatizar uma grande variedade de aplicativos e sistemas. 

Ele foi projetado para simplificar a integração de dados e a automação de processos, proporcionando uma solução flexível e poderosa para melhorar a eficiência operacional.

Um de seus principais diferenciais é o Conector Universal, um recurso que possibilita a conexão até mesmo das ferramentas que não fazem parte de sua biblioteca de aplicativos. 

Nesse contexto, podemos dizer que a flexibilidade é um pilar da ferramenta por conta da priorização da personalização de cada conta de acordo com as necessidades das empresas. 

Concluindo

Agora você já compreende a relação direta entre a automação empresarial e a necessidade de integração entre as diferentes ferramentas usadas nas rotinas do seu negócio.

Se a sua meta é implementar a automação para promover a produtividade e eficiência operacional, além de ganhar vantagem competitiva, a adoção de uma estratégia ESM pode ser o melhor caminho. Baixe o e-book gratuito sobre o assunto e comece imediatamente sua adesão à automação empresarial com as melhores ferramentas de integração.

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Por Fabio Teles em 11/09/2023