Chatbot para atendimento: criando um funil no chatbot

Um processo de vendas pode ser complexo, contando com várias etapas, e a decisão de compra pode levar tempo dependendo do nicho em que se insere a empresa. Para que cada etapa seja efetiva e a empresa supere suas metas, é preciso recorrer às tecnologias certas e é por isso que o artigo de hoje é dedicado à inserção da estratégia de funil de vendas no chatbot de atendimento.

O bot de conversa já é uma tendência e pode ser empregado no atendimento via chat para agilizar e otimizar as respostas às demandas dos clientes.

Os benefícios deste recurso são vários e podem ser melhor potencializados quando a ideia de conversar com robô online também perpassa as etapas do funil de vendas. 

O conceito de funil aplicado ao marketing e às vendas já é bastante reconhecido no mercado e diz respeito a um processo de acompanhamento da jornada do cliente.

Assim, o funil de vendas classifica em diferentes etapas os momentos desde o primeiro contato do cliente em potencial com a marca até a efetivação da compra e busca pela fidelização. 

A consideração dessas etapas em função dos canais de comunicação disponibilizados pela empresa ajuda a organizar o processo de vendas, sobretudo com a tendência do atendimento omnichannel.

A popularização das redes sociais alavancou a tendência da multiplicidade de canais, com o privilégio dos canais de atendimento online

Assim, a análise da jornada do consumidor passou a ser essencial para a elaboração das estratégias de marketing. 

Essas estratégias precisam ser consideradas quando a empresa decide disponibilizar o atendimento via chat, já que também é necessária uma integração entre as diversas áreas de um negócio, sobretudo quando pensamos em marketing, vendas e atendimento.

Nesse sentido, uma das estratégias que podem favorecer o seu negócio é a associação do funil de vendas ao seu chatbot de atendimento.

Mas você sabe como utilizar o chatbot para guiar os seus clientes pelo funil de vendas? Vamos falar sobre isso nos próximos tópicos. Confira!

Por que criar um funil de vendas no chatbot?

Ao conversar com robô online, o seu público-alvo pode ser guiado adequadamente pelas diferentes etapas da jornada do cliente.

O robô bot pode ter suas respostas automáticas elaboradas de acordo com a segmentação do público e promover a nutrição dos leads e a venda de produtos. 

E-book de Atendimento e Gamificação

A experiência de conversar com inteligência artificial possibilita ao usuário uma sensação semelhante à que ocorre nas interações com os atendentes humanos.

Assim, a interatividade é uma característica de destaque evidenciada nas diferentes possibilidades de respostas entregues aos clientes a partir da inteligência artificial e do aprendizado da máquina.

O contato do público-alvo com a empresa é favorecido por conta dessa dinamicidade, pela possibilidade de receber uma mensagem e conversar com um robô por aquele mesmo canal e no mesmo momento.

Como os pontos de contato com a marca são estruturas essenciais para qualquer estratégia de marketing, o atendimento via chat potencializa os bons resultados no funil de vendas.

Quando você insere o robô bot no atendimento por WhatsApp, por exemplo, por conta da popularidade do aplicativo, é muito provável que suas mensagens automáticas sejam lidas.

Essa garantia de entrega não é tão alta em outros canais como, por exemplo, o e-mail marketing. 

Além disso, há uma preferência de muitos clientes pelos meios de comunicação digitais quando o objetivo é a busca de informações sobre produtos ou serviços.

Então, o chatbot no WhatsApp ou no site da sua empresa certamente será mais procurado do que o número de telefone que você possivelmente disponibiliza para tirar dúvidas.

Isso não significa que você deva abrir mão dos canais ditos tradicionais, porque a multiplicidade de canais também é uma tendência.

Mas é preciso prestar especial atenção aos canais que estão sendo mais requisitados e este é o caso do chatbot.

Ele pode ser empregado no suporte, no atendimento e nas vendas, melhorando a experiência do cliente e contribuindo para o engajamento em campanhas de marketing digital.

É por isso que a integração do seu funil de vendas ao chatbot disponibilizado para diferentes tipos de interações com os clientes é uma estratégia que você não pode desconsiderar.

Veja em seguida como você pode estruturar as etapas do funil de vendas ao atendimento de chat.

As etapas do funil de vendas no chatbot de atendimento

Existem diversas propostas para a classificação das etapas de um funil de vendas, com modelos e divisões variáveis.

Como nossa meta aqui é explicar como integrá-lo ao seu chatbot da maneira mais direta possível, vamos recorrer à mais generalista dessas propostas.

Assim, as etapas do funil de vendas são classificadas como topo, meio e fundo de funil. Falaremos sobre cada uma delas em seguida.

O topo de funil no chatbot

O topo do funil é a etapa em que o cliente em potencial é conscientizado sobre a sua marca e as soluções que ela pode representar para os problemas ou demandas que fazem parte da rotina dele.

Este é um momento de descoberta e aprendizado, pois o consumidor descobre um desejo ou necessidade e busca por uma solução.

Nesse contexto, você pode usar o chatbot no site da sua empresa para oferecer ajuda e sugerir conteúdos enquanto o usuário navega pela plataforma.

Ao conversar com um robô, os seus leads podem deixar muitas informações concretas e pistas sobre o seu perfil, o que vai favorecer a possibilidade de uma interação personalizada.

Se o seu visitante está disposto a conversar com inteligência artificial, ele pode ser direcionado por conteúdos que vão despertar sua curiosidade e torná-lo mais atento à marca.

Tudo isso tendo como base as demandas e preferências dele, já que o bot conversa de forma personalizada com respostas diferentes para diferentes perfis de possíveis clientes.

Um bom recurso de topo de funil dentro do chatbot é a integração com o Facebook Ads, que vai facilitar a entrega dos conteúdos à sua persona.

Assim, você precisa pensar no robô bot como um recurso interessante para captar leads, mesmo que a continuação do contato com os futuros clientes seja feita por outros canais.

O meio de funil no chatbot

Esta etapa está relacionada à nutrição dos leads que foram captados na etapa anterior e nela é importante o foco no comportamento e nas preferências do consumidor.

No meio de funil os conteúdos e interações são mais direcionados, já que você já possui mais conhecimentos sobre os perfis dos clientes.

Assim, é preciso montar um fluxograma de possíveis interações com o bot robô que contemple a estratégia adequada a cada perfil de clientes.

Como o atendimento via chat possibilita a aplicação de recursos de automação de marketing, você pode executar ótimas campanhas de nutrição de leads sem dificuldades operacionais.

Assim, ao conversar com o robô, o lead vai ter acesso a conteúdos que o ajudarão a escolher o produto ou serviço de que necessita.

Aplicativo Chat

Seu objetivo é despertar e desenvolver o interesse de compra, incentivando o lead a avançar nas etapas do funil através do chatbot.

O fundo do funil no chatbot

O fundo do funil é o momento de conversão de vendas, ou seja, a etapa em que o lead se transforma em cliente ao tomar uma decisão ou colocar em prática uma ação.

Nesse contexto, os chatbots podem ser considerados integrantes tanto da sua equipe de marketing quanto da equipe de vendas.

Com base nas interações anteriores, o robô bot pode oferecer conteúdos que vão sanar aquela dúvida que estava impedindo a decisão de compra.

Também é possível que, ao conversar com o bot, o lead receba ofertas personalizadas baseadas em preferências e demandas de outros leads com o mesmo perfil.

O cliente pode, inclusive, efetivar uma compra totalmente por meio do chatbot, ainda que a participação de um atendente humano seja indicada para as vendas mais complexas.

Você também pode acrescentar ao seu funil uma etapa de fidelização, para a qual o chatbot também será muito útil. 

É claro que toda a estruturação das interações possíveis via chatbot de acordo com o perfil dos seus leads é amplamente favorecida pela escolha da ferramenta adequada e a Desk Manager é uma excelente opção.

Nossa plataforma de help desk e service desk facilita e favorece o seu atendimento em vários aspectos, inclusive na implementação do seu bot robô.

Faça um teste gratuito e veja como é fácil disponibilizar um chatbot de atendimento e estruturá-lo de acordo com as etapas do seu funil de vendas. Até o próximo artigo.

Por Rafael Fialho Teixeira em 20/04/2022