7 tendências de Atendimento ao Cliente para 2022

Sua empresa já coloca em prática as novas tendências de atendimento ao cliente? É preciso manter-se sempre atualizado e ter disponibilidade para promover mudanças nesse setor.. 

Isso porque, com a ascensão do cliente 4.0, surgem novas formas de atendimento ao cliente e também novas tecnologias utilizadas como ferramentas de atendimento ao cliente.

Neste artigo, você vai conferir as principais tendências de atendimento ao cliente para o ano de 2022.

Leia os próximos tópicos e avalie o que está sendo utilizado e o que pode ser implementado de maneira promissora em seu negócio. 

Principais tendências de atendimento ao cliente

Se, para interagir com a sua empresa, as únicas opções do seu cliente são o e-mail e o telefone, já passou da hora de sua gestão incorporar as novas tendências de atendimento ao cliente.  

Isso não significa que você deva abandonar os meios de comunicação tradicionais, mas sim proporcionar aos seus clientes uma experiência mais personalizada.

Veja a seguir algumas estratégias que você pode adotar:  

Atendimento via WhatsApp

O atendimento via WhatsApp Business é uma das tendências de atendimento ao cliente de maior destaque em 2022. 

Esta foi a primeira e mais acessível solução para muitas pequenas empresas no início da pandemia, quando era preciso viabilizar imediatamente alguma forma de atendimento remoto.

Mas, além da facilidade de acesso, o atendimento via WhatsApp também é um dos recursos mais bem sucedidos quando o assunto são as novas tecnologias utilizadas como ferramentas de atendimento ao cliente. 

Isso acontece porque o WhatsApp está no topo da lista de aplicativos mais utilizados no Brasil, ou seja, ele faz parte do cotidiano das pessoas.

Ao oferecer um atendimento digital a partir de uma ferramenta com a qual o seu cliente já está acostumado, você oferece comodidade a ele e aumenta as chances de fidelização. 

Uma dica importante nesse sentido, é a preferência pelo atendimento via WhatsApp Business. Nunca utilize o WhatsApp pessoal para atender os seus clientes.

Caso faça isso, você estará dando um tom pouco profissional à conversa e deixará de usufruir das funcionalidades oferecidas pela versão para empresas do aplicativo. 

Aplicativo Chamado

Atendimento personalizado e humanizado

Para conquistar e fidelizar o cliente 4.0, que é cada vez mais exigente, é preciso se dispor a promover mudanças no atendimento ao cliente.

Aliás, as mudanças não se restringem ao atendimento. Muitas empresas estão adotando a estratégia de customer centric, que consiste em manter no consumidor todo o foco das decisões do negócio. 

O objetivo é proporcionar ao cliente uma experiência única e positiva, com base no atendimento personalizado e humanizado

Em resumo, podemos dizer que o objetivo final da adoção de novas formas de atendimento ao cliente que proporcionem essa personalização não é a venda e sim o relacionamento. 

O relacionamento com o cliente vai proporcionar compras recorrentes e um interesse pelas novidades que a empresa oferecer. 

Além disso, atrair novos clientes é muito mais caro do que fidelizar os que já compraram da sua empresa.  Então, busque criar vínculos com o seu público-alvo. 

Para isso, é preciso investir em estratégias que permitam traçar o perfil dos clientes para que se possa fornecer um atendimento personalizado. 

Portanto, faça pesquisas, peça sugestões aos próprios clientes e direcione ao máximo o atendimento para os rumos esperados por eles. 

Atendimento omnichannel

Quando se pensa em novas formas de atendimento ao cliente, o natural é que se destaque algum canal, como acontece com o atendimento digital de modo geral ou com o atendimento via WhatsApp. 

Mas, considerando a lógica do atendimento personalizado, o ideal é que se ofereça uma ampla variedade de canais para que o cliente escolha de acordo com suas preferências ou de acordo com a disponibilidade no momento. 

Ou seja, a empresa deve oferecer um atendimento omnichannel, de forma que cada canal não atue isoladamente.

Assim, se o cliente teve seu atendimento iniciado pelo WhatsApp, por exemplo, deve ser perfeitamente possível continuá-lo pelo autoatendimento ou até mesmo pelo telefone. 

Em resumo, vários meios de comunicação devem ser disponibilizados para que o cliente interaja com a empresa e todos eles devem se integrar um ao outro

Autoatendimento

O autoatendimento tem uma grande aceitação entre os clientes de diversos nichos e a automação das tarefas torna as ações mais simples.

Isso reduz as filas e faz com que os clientes tenham mais autonomia em seus propósitos, mas é preciso recorrer a tecnologias que realmente permitam a solução de determinadas demandas. 

Os chatbots podem ser muito úteis nesse sentido, pois contam com inteligência artificial e podem aprender sobre o perfil dos clientes. 

Mas não se pode esquecer da tendência do atendimento humanizado e é por isso que tantas empresas investem na humanização dos bots, buscando impedir que o cliente tenha a sensação de estar conversando com uma máquina. 

Business Intelligence

A utilização da business intelligence se baseia na análise, visualização e infraestrutura de dados de modo a combiná-los e transformá-los em insights

Ou seja, é uma forma de utilizar os dados dos seus clientes a favor do seu negócio, e isso inclui a aplicação na avaliação de indicadores de desempenho

Dessa forma será possível, por exemplo, incluir em suas campanhas de marketing elementos que se popularizaram junto ao seu público-alvo. 

A business intelligence permite a reunião e o cruzamento de diversas fontes de dados obtidos a partir dos diferentes pontos de contato com o seu cliente. 

Assim, você tem uma visão completa sobre o perfil dos seus clientes e a experiência que o seu negócio está proporcionando a eles. 

Suporte em tempo real

Nada mais frustrante para um cliente do que fazer uma reclamação ou solicitação através de determinado canal e não saber quando ou se sua demanda será atendida.

O suporte em tempo real tem a ver não só com a resposta imediata, mas também com a variação dos canais em que ele é feito.

Isso significa que sua empresa não pode restringir o canal de suporte ao e-mail, que pode ser respondido vários dias depois do primeiro contato.

Significa também que você pode e deve investir no suporte ativo. Detectou uma reclamação na rede social da empresa? Entre em contato com o cliente para solucionar a questão. 

Para isso, é fundamental a integração entre os canais de relacionamento e uma boa capacidade de atendimento, sempre suficiente para a demanda média. 

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Transferência dos call centers para o trabalho remoto

O atendimento remoto e o atendimento digital já são realidades que se solidificaram a partir da pandemia de Covid-19.

O que as empresas estão começando a notar agora é que o profissional de atendimento não precisa ir até o escritório para garantir a eficiência da resolução das demandas recebidas. 

É difícil manter uma infraestrutura de call center barata e eficaz em um cenário econômico que ainda é de crise. 

Com a migração para o trabalho remoto, os colaboradores ganham em qualidade de vida, o que os tornará mais engajados no trabalho, além de proporcionar a redução de custos para a empresa

Experimente a Desk Manager

Para organizar com eficiência a sua gestão de atendimento, você precisa contar com um bom software de Help Desk. E a Desk Manager tem uma das melhores opções do mercado. 

Nossa plataforma controla e organiza chamados e possui dashboards dinâmicos, divididos em aplicativos que simplificam as operações.

Nosso software te ajuda na implementação do atendimento digital e omnichannel por possuir funcionalidades integradas para uma gestão centralizada no cliente. 

Para conferir na prática como a Desk Manager pode revolucionar a sua estrutura de atendimento, você pode testar a plataforma gratuitamente.

Basta fazer seu cadastro para ver como a Desk Manager vai facilitar a incorporação das melhores tendências de atendimento ao cliente ao seu negócio. 

Por Rafael Fialho Teixeira em 14/01/2022