O seu negócio investe em promoção de vendas de forma estratégica? A promoção de vendas é muito conhecida, sendo uma das ações de marketing de maior potencial para gerar bons resultados comerciais.
Hoje vamos te explicar os principais pontos sobre esse assunto: o que é, sua importância, os tipos de promoção de vendas e como planejar boas estratégias para a sua empresa lucrar muito mais. Confira!
O que é promoção de vendas?
O conceito de promoção de vendas é bem simples: um conjunto de ações, métodos e estratégias que têm o objetivo de estimular a venda de um produto ou serviço por um tempo pré determinado.
Esse, inclusive, é um ponto fundamental da promoção de vendas, apresentar ofertas por um tempo específico, com data para início e término.
Isso é importante porque uma das bases de uma promoção de vendas são os gatilhos mentais da urgência e escassez, fazendo com que os clientes sintam a necessidade e um senso de emergência para consumir o que está sendo oferecido.
A partir disso, a empresa passa a colocar algumas estratégias de vendas em prática, como cupons de descontos, ofertas, presentes exclusivos e ações que focam na redução de preços ou condições especiais.
Outra questão essencial de uma boa promoção de vendas é potencializar a receita da empresa, mas sem que isso afete de alguma forma o seu lucro.
Para isso, é necessário um planejamento eficiente e estratégico que aumente as vendas sem comprometer o caixa do seu negócio.
Vamos abordar mais sobre essa questão nos próximos tópicos. Continue a leitura!
Exemplos de promoções de vendas que você pode utilizar
São várias as maneiras de desenvolver uma estratégia de promoção de vendas. Para exemplificar, trouxemos algumas das mais usadas:
Cupons de desconto
Uma das promoções de vendas mais populares do mundo são os famosos descontos. Essa abordagem tem como característica principal disponibilizar para o cliente um código que pode ser, ou não, cumulativo e pode ser convertido em descontos para produtos ou serviços.
Redução de preço
É a mudança temporária do valor final do produto ofertada com uma porcentagem específica de desconto. É importante não esquecer de determinar um período para que o valor promocional esteja em vigor e deixar isso claro para não gerar insatisfação.
Programa de recompensas e de fidelidade
Outro entre os tipos de promoção de vendas são os programas de fidelidade. Essa é, inclusive, uma excelente maneira de engajar o cliente e fidelizá-lo.
Nessa estratégia, você pode tanto disponibilizar descontos ao final de um determinado número de compras, oferecer prêmios ou dar um produto gratuito após o cliente adquiri-lo algumas vezes.
Amostra grátis de produtos
Outra estratégia importante para fidelizar o cliente e aumentar o reconhecimento de uma marca é disponibilizar um brinde, mimo.
As amostras são quantidades menores do produto, ofertadas com o objetivo de desenvolver o interesse das pessoas por aquele item. Essa é uma forma estratégica de despertar o desejo e aumentar as vendas.
Quando fazer promoções de vendas?
Não existe uma data específica para realizar as promoções de vendas, elas podem ser implementadas em qualquer momento pela sua empresa.
Isso porque ela pode ter muitos objetivos além de simplesmente renovar o estoque de produtos, como muitas empresas preferem utilizar a estratégia.
Traçar uma ação de promoção de vendas pode ser muito interessante quando se pretende:
- Testar novos lançamentos da marca;
- Realizar pesquisas importantes sobre o consumo dos itens dentro do público alvo;
- Intensificar o relacionamento do cliente com a empresa, e muito mais.
Por isso, é importante que se tenha em mente que o contexto do seu negócio precisa ser considerado na hora de definir uma estratégia de promoção de vendas.
Isso significa que, antes de colocar uma promoção no ar, é fundamental que a empresa se certifique de que a ação pensada está estruturada e alinhada com os objetivos da organização.
É necessário ter bem claro como vai funcionar a promoção, quais os critérios de participação, qual o público-alvo e quais serão os benefícios, por exemplo.
Uma ação promocional mal planejada pode inclusive gerar prejuízos para a empresa.
Para evitar que isso aconteça, sempre estabeleça um valor de saída maior do que o valor de custo para a execução do produto, assim, você não compromete os lucros do seu negócio.
6 dicas para planejar ações promocionais de maneira estratégica
Como montar uma promoção eficiente? É o que você vai descobrir agora! Confira as dicas que preparamos para te ajudar no planejamento da sua promoção de vendas.
1. Defina o objetivo da ação
Definir o objetivo é o primeiro passo para começar o desenvolvimento de uma promoção de vendas. O que você almeja conquistar a partir dessa ação? Você precisa ter uma resposta clara.
2. Selecione o público-alvo
Compreender o público principal é de extrema importância para uma estratégia eficiente. Realize pesquisas e procure entender o máximo possível sobre o comportamento das pessoas que a ação pretende atingir.
3. Decida como irá funcionar a promoção
O que o consumidor precisa realizar para conseguir o benefício ofertado? Defina como será a dinâmica da promoção e se certifique de deixá-la simples e objetiva para evitar ruídos de comunicação.
4. Prepare a equipe responsável
Os colaboradores da empresa precisam estar cientes da ação, principalmente o time diretamente responsável pelas vendas. Por isso, procure treinar a sua equipe para que os colaboradores possam passar as informações corretas para os clientes.
5. Crie campanhas de divulgação
Não adianta desenvolver uma ótima estratégia promocional sem que as pessoas saibam dela. É muito importante que a promoção de vendas seja apoiada por campanhas para que seja divulgada.
Para isso, invista em campanhas de marketing e use de diferentes canais para transmitir a informação (desde que faça sentido para o seu público-alvo).
6. Mensure os resultados
Com o fim da promoção é essencial que sejam feitas análises para saber os resultados comerciais da ação.
Afinal, ela atingiu o objetivo estipulado? Quais as percepções dos clientes com a promoção de vendas? Esses pontos precisam ser vistos para identificar quais foram os pontos fortes e fracos, além de oportunidades de melhoria para as próximas ações.
Nesse artigo, explicamos o que é e como montar de forma eficiente uma estratégia de promoção de vendas na sua empresa.
Agora, chegou a hora de descobrir ainda mais sobre o universo das vendas e aprender as principais técnicas para intensificar os resultados do seu negócio. Leia o artigo “11 técnicas de vendas: aprenda as melhores e aplique na sua empresa” e entenda como aumentar os resultados de conversão para fazer sua empresa crescer!