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Plano de vendas: 5 dicas para elaborar sua estratégia comercial7 min read

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Vender é o objetivo de, praticamente, todo empreendimento, não é mesmo? Podemos pensar em diferentes segmentos do mercado, cada empresa com seus respectivos propósitos e cores businesses, mas, ao final, todos querem uma coisa: vender. Para isso, estruturar um plano de vendas é uma estratégia que pode alavancar os resultados da sua equipe e elevar a sua receita significativamente.

Você sabe o que é plano de vendas? Possui um para a sua empresa? Quer aprender como elaborar a sua estratégia comercial para lucrar mais?

Se sim, você está no lugar certo, porque hoje iremos te mostrar tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Continue a leitura!

O que é plano de vendas?

Talvez você já tenha ouvido falar nesse termo, mas não saiba exatamente o que é um plano de vendas. Bom, de maneira resumida, um plano de vendas é um documento que visa orientar as ações da equipe responsável por esse setor dentro de uma empresa.

O plano de vendas estrutura todo o processo de vendas, quase que em um passo a passo, indo desde a definição das metas até o pós-venda.

Assim, é importante que o plano de vendas defina os seguintes pontos:

  • Metas a serem atingidas;
  • Estratégia que será executada (como chegar nas metas);
  • Determinação do pós-vendas.

Colocando dessa forma , parece simples. E, de fato, não há necessidade de tornar complexo algo que foi criado para facilitar o cotidiano de uma empresa.

O plano de vendas deve ajudar, orientar e não servir como mais uma ferramenta que não será bem incorporada pelos colaboradores.

Como não deixar o plano de vendas ser apenas mais uma ferramenta?

Para que não aconteça de o plano de vendas ser visto apenas como mais uma ferramenta, é importante se atentar a alguns detalhes. Primeiramente, envolva a sua equipe comercial na elaboração do seu plano.

Ainda que o plano de vendas seja parte intrínseca à gestão de uma empresa, são os membros da equipe comercial que vão colocar esse plano na prática.

Quando a construção de uma estratégia é elaborada em conjunto, tudo fica muito mais fácil.

Dê aos seus colaboradores a oportunidade de pensarem juntos a respeito de quais atitudes serão melhores para alcançar as metas estabelecidas.

Afinal, são eles que trabalham com as vendas diariamente e, portanto, podem conhecer muito mais o que dá certo e o que não funciona tão bem. Não deixe de escutar os seus colaboradores.

Ainda, é essencial mostrar para toda a equipe a importância que um plano de vendas possui.

Ao entender como essa ferramenta pode ajudar, a equipe de vendas ficará muito mais inclinada a aderir às suas práticas.

Qual a importância de um plano de vendas?

Um plano de vendas será importante para o sucesso da empresa por uma série de motivos e nós queremos destacá-los para você. Veja a seguir:

  • O plano de vendas direciona a empresa em um mesmo caminho através do estabelecimento de metas;
  • Toda a empresa fica mais unida para alcançar os objetivos em comum;
  • Os esforços da equipe serão direcionados, de maneira específica, para um lugar;
  • O plano de vendas irá mostrar como a equipe deve agir para alcançar as metas;
  • O plano aborda, também, o pós-vendas, parte essencial desse processo que, muitas vezes, é deixado de lado enquanto possui o poder de fidelizar clientes;
  • O plano de vendas é uma ferramenta de gestão que auxilia na padronização e otimização de processos;
  • Como consequência da implantação dessa ferramenta, pode-se observar aumento na produtividade dos colaboradores.

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Esses são alguns dos principais benefícios que um plano de vendas pode trazer para sua empresa.

Essas vantagens nos mostram como essa ferramenta é importante para uma gestão eficaz que gere bons resultados.

E, como mencionamos, para que o plano de vendas seja bem recebido pelos colaboradores que irão colocá-lo em prática, é essencial que eles entendam a importância que essa ferramenta possui.

Sendo assim, não perca a oportunidade de deixar esses benefícios explícitos para cada membro da sua equipe de vendas.

Mas, com certeza, agora que você já sabe o que é plano de vendas, deve estar se perguntando como elaborar um para a sua empresa. Bom, é isso que vamos falar a seguir.

5 dicas para elaborar o seu plano de vendas

O plano de vendas é uma estratégia comercial que traz muitos resultados, mas para que isso aconteça, se faz necessário saber como elaborar o seu plano para que ele seja, de fato, eficiente.

Nós temos cinco dicas que irão te auxiliar nesse processo. Confira!

1. Conheça a sua realidade

Conhecer a sua realidade parece algo ingênuo a se dizer, mas não é. Como seria possível elaborar um plano de vendas sem saber onde você se encontra?

O plano de vendas irá traçar o caminho para que você alcance os seus objetivos e chegue até onde deseja chegar. Para que você saiba como chegar ao seu objetivo, você precisa conhecer o lugar no qual se encontra nesse momento.

Então, saiba quais são os seus números, conheça sua capacidade, saiba se é possível expandir, como essa expansão é viável, tenha em mente suas fraquezas e forças, conheça seus concorrentes entre outros.

Esse conhecimento é essencial para você elaborar um plano de vendas eficaz.

2. Estabeleça metas palpáveis

Para ter sucesso, em qualquer empresa, é preciso ter metas definidas. Sem as metas, o trabalho dos colaboradores pode, facilmente, deixar de ser direcionado para o que é importante.

As metas irão ajudar a sua equipe de vendas, ou de qualquer outra área, a manter o foco no objetivo pré-estabelecido.

Assim, a equipe se torna mais produtiva, apresenta melhores resultados e possui maior motivação para correr atrás dos números determinados como metas.

3. Determine maneiras de atuação

Esse é o momento de determinar como você alcançará as metas estabelecidas. Talvez, essa seja uma das etapas mais importantes do seu plano.

Seja criativo, pense fora da caixa e use o conhecimento da sua realidade para elaborar bons planos de ação que irão fazer com que você atinja as metas estabelecidas.

Para pensar em maneiras de agir, é importante que você conte com os seus colaboradores. Nesse momento, quanto mais pessoas pensando juntas, melhor. Essa é a famosa técnica de brainstorming.

4. Conheça o seu cliente

Para colocar as suas ações em prática, você precisa conhecer o seu cliente. Precisa saber das suas preferências e características.

Se você conhece o seu cliente bem, você irá conseguir pensar em maneiras mais eficazes de fazer com que o seu produto ou serviço seja irresistível para o seu público.

5. Crie indicadores

Para acompanhar os resultados, não deixe de criar indicadores. Eles irão mostrar como a sua equipe está em relação às metas estabelecidas.

Sua equipe está muito longe do objetivo? Tão distante que parece que não é mais possível alcançar tal objetivo?

Essas respostas podem ser encontradas pelo uso dos indicadores, complementares ao estabelecimento das metas, e irão te alertar quando alguma atitude necessitar ser alterada.

Assim, suas chances de alcançar suas metas são ainda maiores.

Você pode incluir também, no seu plano de vendas, o trabalho com o pós-venda. O que acha?

O pós-venda é uma etapa do processo de vendas muitas vezes negligenciada por muitas empresas, equivocadamente.

Trabalhar o pós-vendasajuda a fidelizar clientes, aumentar sua receita e diminuir o seu CAC. Agora que você já tem várias dicas de como elaborar o seu plano de vendas, que tal focar em aprender um pouco mais sobre o pós-vendas? Clique aqui e saiba mais.

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