Objetivo para empresa: como alcançar suas metas em 2024

Como anda seu planejamento dos negócios para 2024? Qual é o principal objetivo para sua empresa no novo ano?

O início do ano é um bom momento para definir uma estratégia com metas de curto, médio e longo prazo, pensando não apenas no ano que se inicia, mas nas ações que precisam ser colocadas em prática ao longo dele para que seu negócio alcance resultados satisfatórios nos anos seguintes.

Sem a definição de um objetivo para a empresa, os gestores não contam com um direcionamento adequado e acabam restringindo suas atividades às demandas de curto prazo.

Mas qual seria a melhor forma de se preparar para alcançar as metas da sua empresa  para 2024?

São diversas as estratégias que você pode adotar, mas elas devem priorizar dois aspectos principais: a mensuração do avanço do seu negócio rumo ao principal objetivo para a empresa e a melhoria contínua da performance.

Ao longo dos próximos tópicos você vai conferir alguns pontos essenciais que vão favorecer a sua gestão em 2024 para que suas metas e objetivos sejam alcançados.

Confira!

Por que é tão importante definir um objetivo para a empresa?

O objetivo da sua empresa deve corresponder à finalidade de suas atividades, para que toda a sua operação funcione direcionada ao alcance de um propósito. 

O objetivo para a empresa não pode se restringir ao conhecimento dos sócios ou gestores. Ele precisa ser compartilhado com toda a equipe para que todos se movimentem na mesma direção.

Sem a ampla compreensão do objetivo da empresa, não há como definir metas, nem mesmo as mais simples e de curto prazo, e as projeções para o futuro tornam-se inviáveis. 

Por isso, os seus objetivos precisam ser claros e mensuráveis. Assim, será possível quantificar os resultados obtidos em cada intervalo de tempo e promover os devidos ajustes nas ações que precisam ser aprimoradas.

Nesse sentido, é importante pensar numa divisão entre objetivos gerais e específicos, sendo os primeiros mais amplos e de longo prazo e os últimos as etapas que juntas viabilizam o alcance do objetivo geral.

No caso do planejamento para um novo ano, o foco nos objetivos específicos deve ser mantido, mas sem que se perca de vista o objetivo geral.

Em outras palavras, o objetivo geral para a empresa precisa ser fragmentado em metas mensuráveis para que a performance dos negócios avance no ritmo esperado.

Essa fragmentação e o planejamento das ações precisam ser reorganizados periodicamente. Não basta pensar neles apenas no momento da concepção do projeto. 

Com a promoção de ajustes periódicos, você evita que os esforços da sua equipe se tornem difusos e pouco eficientes.

O sucesso do seu negócio depende de planejamento e estratégia e esses dois itens dependem da definição das metas e do objetivo para a empresa.

Ao definir objetivos mensuráveis e alcançáveis, você consegue fazer projeções seguras e manter sua equipe caminhando em uma mesma direção.

Assim, é possível tomar decisões assertivas, baseadas em dados, e obter maior eficiência em seus processos, mantendo os colaboradores engajados em tarefas que realmente contribuem para a consolidação dos negócios.

Ebook ESM

Métodos para definir objetivos para sua empresa

Agora que você já compreendeu a importância de definir as metas e o objetivo para a empresa, deve estar se perguntando como estabelecer objetivos que sejam realmente alcançáveis e representem avanços favoráveis ao crescimento dos negócios.

Para definir objetivos de forma simples, você pode recorrer a alguns métodos amplamente utilizados em empresas de todos os portes, Vamos ver alguns deles.

Método SMART

O método SMART pode ser usado em qualquer segmento de negócios e se baseia em cinco critérios ou características que o objetivo para a empresa deve seguir:

  • Específico (specific): para que toda a equipe entenda claramente aonde precisa chegar, o objetivo precisa ser específico, não abrangendo uma série de variáveis difusas;
  • Mensurável (measurable): se a sua meta não puder ser medida, você não vai saber se está caminhando rumo ao alcance do objetivo geral da empresa;
  • Alcançável (achievable): é preciso ter a certeza de que com as práticas certas será possível alcançar seu objetivo dentro do prazo determinado;
  • Realista (realistic): o objetivo para a empresa precisa ser condizente com os recursos humanos e tecnológicos de que você dispõe;
  • Com limite de tempo (time-bound): todo objetivo deve ter um prazo para ser atingido. Do contrário, poderá ser alcançado em um dia, dez anos, ou nunca.

Método CLEAR

Caso você decida seguir o método CLEAR, o seu objetivo para a empresa deve ter as seguintes características:

  • Desafiador (challenging): quando são desafiadores, os objetivos ganham maior engajamento e deixam de ser simplesmente tarefas; 
  • Legal (legal): cada objetivo deve estar de acordo com a legislação e demais regulamentações vigentes, inclusive suas políticas internas;
  • Inofensivo para o meio ambiente (environmentally sound): esta é uma excelente forma de incluir a sustentabilidade na definição de seus objetivos;
  • Adequado (appropriate): os objetivos devem seguir um mesmo direcionamento, sendo consistentes e complementares entre si para que não haja contradições;
  • Documentado (recorded): registrar a definição do seu objetivo e a sua evolução até o momento em que ele é alcançado é fundamental para o sucesso dos negócios em longo prazo;

Método PURE

Segundo o método PURE, um objetivo para empresa deve ser:

  • Positivo (positive): o foco deve estar no que se deseja alcançar e não no que se deseja evitar;
  • Compreensível (understood): todos os envolvidos devem entender do que se trata o objetivo;
  • Relevante (relevant): cada objetivo deve ser importante para a empresa, considerando sua missão, visão e valores;
  • Ético (ethical): todos os objetivos de longo, médio e curto prazo, precisam respeitar os princípios da sustentabilidade.

Objetivo para empresa: quantificando o seu avanço

O acompanhamento contínuo e a compreensão clara dos seus avanços são requisitos essenciais para a manutenção do foco no objetivo da empresa.

Para isso, a mensuração dos resultados de cada ação estabelecida é o ponto-chave para entender como o negócio está progredindo e quais são os gargalos a serem eliminados.

Ou seja, você precisa monitorar os resultados através de indicadores estratégicos para compreender o que está indo bem e o que precisa ser ajustado.

Isso pode ser feito de diversas formas. Você pode, por exemplo, recorrer a metodologias inovadoras, como o OKR (Objectives and Key Results ou Objetivos e Resultados-Chave).

O OKR pressupõe algumas etapas a serem seguidas pela empresa. São elas:

  • Definição dos objetivos: com base em alguma lista de critérios direcionadora, como as citadas no tópico anterior;
  • Desdobramento dos objetivos: aqui você define os objetivos específicos, tornando-os quantificáveis;
  • Definição dos OKRs: os OKRs correspondem aos objetivos específicos e resultados-chave, ou seja, a uma descrição do que a empresa pretende alcançar em determinado período e aos indicadores quantificáveis que vão medir o progresso rumo a cada objetivo;
  • Alinhamento entre os OKRs e o objetivo da empresa: cada OKR deve manter-se condizente com os objetivos estratégicos do negócio, contribuindo para o progresso rumo a esses objetivos e direcionando cada ação ou iniciativa da equipe;
  • Monitoramento e acompanhamento: os OKRs precisam ser monitorados, com a discussão sobre os desafios encontrados e os ajustes do planejamento;
  • Melhoria contínua: o acompanhamento dos OKRs vai permitir que os gargalos sejam encontrados e os ajustes necessários sejam promovidos;
  • Engajamento e comunicação: todos os componentes da equipe precisam conhecer os OKRs e entender como suas atividades se integram a este método.

Agora que você já compreende a importância de definir seus objetivos para 2024 e sabe como acompanhá-los, é hora de colocar seu planejamento em prática.

Para isso, conte com a Desk Manager. Nossa plataforma é uma grande facilitadora da otimização da gestão de negócios.

Com um sistema dividido por aplicativos que entregam total controle sobre suas operações, você poderá acompanhar passo a passo o avanço do seu negócio rumo ao alcance de cada meta.Solicite uma demonstração gratuita e verifique na prática como a Desk Manager pode facilitar o alcance do objetivo para sua empresa em 2024.

Por Célio Fabiano em 08/01/2024