O que é ESG e qual a relação com a TI da sua empresa8 min read

A sigla ESG, embora mais lembrada pelas questões ambientais, também diz respeito às questões sociais e de governança. É provável que você já tenha ouvido sobre o assunto, mas você saberia definir o que é ESG e aplicar esses princípios ao seu negócio?

Após a pandemia da Covid-19, a preocupação relacionada aos três tópicos citados acima tornou-se ainda maior no contexto organizacional associada à busca pela resiliência em infraestrutura para os negócios.

Isso porque são inegáveis os impactos que uma empresa causa na sociedade em que se insere e nada mais justo do que mobilizar esforços para que eles sejam positivos.

Empreendedores de todas as áreas já compreenderam que, se não houver uma preocupação com a sustentabilidade, as próprias empresas também não conseguem se consolidar.

Por essas razões, empresas, governos e a sociedade como um todo estão empenhados na adoção de boas práticas ambientais, sociais e de governança.

Assim, a compreensão sobre o que é ESG passa pelo entendimento de que as práticas sustentáveis favorecem a comunidade como um todo, incluindo a própria empresa.

E se você acha que a área de TI não tem nada a ver com isso, este artigo vai fazer você mudar de ideia.

Nos próximos tópicos, além de compreender o que é ESG, você vai saber qual é a sua relação com a tecnologia e como aplicá-la à TI da sua empresa.

Continue a leitura!

O que é ESG?

Para entender o que é ESG é preciso passar pelos seus três pilares. A sigla diz respeito às palavras environment, social e governance, ou seja, ambiental, social e governança.

Essas três preocupações devem estar no cerne dos negócios que priorizam a sustentabilidade.

Muitas vezes, porém, ao pensar sobre o que é ESG, os gestores focam somente nas questões ambientais, que obviamente merecem muita atenção, mas não estão sozinhas quando a meta é desenvolver práticas sustentáveis.

Por conta do merecido destaque que as questões ambientais têm ganhado nos últimos anos, é mais fácil compreender o que o ESG abrange nesse primeiro pilar.

Os critérios ambientais buscam verificar como um negócio se posiciona junto aos desafios ambientais.

Alguns exemplos nesse contexto são:

  • Poluição;
  • Produção e descarte de resíduos;
  • Emissão de gases do efeito estufa;
  • Desmatamento;
  • Mudanças climáticas;
  • Entre outros fatores.

Já os critérios sociais estão ligados com a forma como a empresa trata as pessoas, considerando, por exemplo:

  • Igualdade de oportunidades;
  • Diversidade;
  • Condições de trabalho;
  • Saúde;
  • Segurança dos colaboradores;
  • Clientes;
  • Gestão do capital humano.

Por fim, os critérios relacionados à governança verificam aspectos como as práticas fiscais e a estratégia de longo prazo do negócio, bem como a remuneração dos executivos.

Também estão relacionados à governança os caminhos que a empresa segue para evitar problemas como fraudes, corrupção e suborno.

Nesse contexto, o ESG também tem a ver com a gestão de riscos da empresa, no sentido de gerenciar suas operações para evitar os impactos negativos.

Considerando as variáveis expostas acima, é possível inferir, ao buscar uma definição sobre o que é ESG, que o conceito diz respeito à probabilidade de uma empresa ter sucesso e oferecer retornos sólidos que gerem valor para clientes, colaboradores, fornecedores e para a sociedade em geral.

Sendo assim, em uma análise ESG devem ser consideradas também as tendências futuras e não apenas o que a empresa está fazendo na atualidade.

Sobre a relação entre ESG e TI 

Agora que você já sabe o que é ESG e compreende que o conceito aborda — mas não se restringe — às questões climáticas, é mais fácil a tarefa de entender sua associação com a TI.

Para começar, sustentabilidade e tecnologia são dois conceitos de fundamental importância na atualidade, sem os quais as empresas e a própria sociedade não conseguem manter suas atividades e propósitos.

Nesse sentido, a correlação é feita a partir do momento que a tecnologia se coloca como recurso a ser empregado para a promoção da sustentabilidade.

De certa forma, empresas de tecnologia tendem a ser mais conscientes a respeito das questões ambientais e sociais.

Dispondo de tecnologia de ponta, elas conseguem empregá-la em favor da sustentabilidade. 

Por outro lado, empresas que dependem da tecnologia, mas não atuam no setor tecnológico, tendem, por exemplo, a desperdiçar mais recursos, embora estejam também avançando em termos de sustentabilidade.

Nem sempre as ações que priorizam a sustentabilidade resultarão em processos mais baratos para as empresas e é por isso que ainda existe certa resistência ao ESG.

Porém, é preciso pensar em longo prazo e fazer a coisa certa para não comprometer a viabilidade do negócio futuramente. 

Isso sem falar nos aspectos relacionados à imagem da marca, já que os consumidores também estão valorizando cada vez mais o posicionamento quanto a questões ambientais e sociais.

Percebe-se, portanto, que a aplicação do conceito de ESG tem tudo para favorecer o seu relacionamento com o cliente.

Sendo assim, a associação entre TI e ESG consiste, por exemplo, na projeção, fabricação, uso e descarte de computadores, servidores e sistemas de maneira eficaz e responsável.

Assim, há uma minimização dos impactos no meio ambiente, o que justifica o surgimento da ideia de uma “TI verde”.

Outra ação relacionada à TI é a criação de melhores práticas de negócios com vistas à economia de energia, redução do lixo eletrônico e melhor gerenciamento de operações.

Observar e influenciar positivamente seus fornecedores e clientes também é um propósito das empresas que adotam a TI verde.

A Desk Manager e a Sustentabilidade

Um exemplo de iniciativa condizente com a proposta do ESG é a parceria da Desk Manager com o Instituto Empreeduca com o objetivo de criar oportunidades de formação e trabalho para jovens de baixa renda.

O projeto é liderado pelo Unicef e promove a formação de mão de obra qualificada para o mercado da tecnologia.

Participam do projeto jovens de baixa renda na faixa etária entre os 15 e os 25 anos, que contam com a qualificação profissional e a inserção no mercado de trabalho.

Esse tipo de investimento, que até o fim do ano vai chegar a R$ 100 mil, diz respeito à política ESG estabelecida no âmbito interno da Desk Manager.

A empresa assumiu a meta de qualificar mais de 100 jovens ao longo de 2023, que passarão por uma seleção baseada em seu perfil comportamental e receberão, além da formação, uma mentoria para o mercado de tecnologia.

O curso é dividido em duas etapas, sendo a primeira delas voltada para ensinamentos básicos de tecnologia com foco no atendimento, suporte e apoio administrativo.

Já a segunda etapa é um pouco mais longa e se dedica à capacitação na área de programação.

Também são apresentados aos alunos cursos de português, matemática, LinkedIn, RPG, liderança, conflito e resolução de problemas e simulação de atendimento.

Com essa iniciativa, a Desk Manager diminui a carência de profissionais no mercado de tecnologia e favorece a sociedade como um todo, numa priorização notável do desenvolvimento sustentável.

Como aplicar o ESG na TI da sua empresa?

Como vimos, a TI pode desempenhar um papel de destaque no ESG ao ser empregada com propósitos bem definidos de promoção da sustentabilidade.

E não é uma tarefa tão complicada para uma empresa aderir a práticas e iniciativas condizentes com as preocupações sociais, ambientais e de governança.

Vamos ver em seguida algumas ações que você pode colocar em prática na sua empresa.

  • Criar operações de TI mais centralizadas: é possível centralizar seu sistema de tecnologia sem grandes dificuldades e, a partir da virtualização de servidores, reduzir significativamente as pegadas de carbono;
  • Usar aplicativos mais eficientes: essa iniciativa evita que os servidores operem na capacidade máxima, reduzindo o consumo de energia, além de possibilitar um melhor gerenciamento das ineficiências;
  • Analisar cuidadosamente o ciclo de vida dos dispositivos de TI: o descarte inadequado de um hardware pode causar efeitos negativos que anulam seus esforços na aquisição de equipamentos mais eficientes em termos de energia, por exemplo. Sendo assim, conheça bem o ciclo de vida dos dispositivos utilizados e considere a possibilidade de reciclá-los ou torná-los úteis em um outro contexto;
  • Monitorar os resultados: verifique periodicamente os resultados dos esforços referentes às iniciativas da TI verde. Compare dados e métricas para promover um aprimoramento contínuo.

Após entender o que é ESG, para a promoção de boas práticas dentro da sua empresa, recomendamos também a leitura do artigo “Green IT: saiba o que é, como implementar e a sua importância”. Até o próximo conteúdo!

Compartilhe

Posts relacionados

Um Sistema Help Desk é útil para eliminar processos manuais em relação..
Se sua empresa está precisando de um sistema de help desk, não..
Mais lidos
A dinâmica quebra-gelo é uma atividade planejada para reduzir as inibições e estimular as interações..
Você tem dúvidas sobre a elaboração de mensagens para clientes inativos? Acesse nosso blog e..
Você sabe o que é Help Desk? Ele veio para revolucionar o atendimento e começou..
Você sabe o que é um kickoff? Descubra agora e entenda como essa etapa no..

Receba nossa newsletter

Tenha acesso a conteúdos de valor sobre atendimento, sucesso do cliente, tecnologia e muito mais.

Você está pronto para uma jornada de sucesso?

Peça uma demonstração gratuita e conheça a Desk Manager, uma plataforma que proporciona uma experiência completa com sistema help desk e service desk.