O data science ou ciência de dados é uma estratégia diretamente ligada ao aprimoramento dos processos organizacionais.
Seja qual for o segmento de negócios e o porte da sua empresa, ela pode ser beneficiada pelo data science, já que os dados são importantes ativos organizacionais, e o mercado torna-se a cada dia mais competitivo.
Se o que você busca é crescimento e estabilidade para o seu negócio, vale a pena utilizar este recurso para tomar decisões melhor fundamentadas.
Certamente sua empresa lida diariamente com uma quantidade significativa de dados que podem ser muito complexos e, para compreendê-los devidamente, você precisa da estratégia certa.
O data science reúne um conjunto de metodologias que auxiliam neste objetivo e é a ele que vamos dedicar os próximos tópicos.
Continue a leitura para entender o que é data science, qual é sua importância no contexto organizacional e como o Desk Manager pode te ajudar a aplicá-lo.
O que é data science?
O data science corresponde à união de diversos segmentos de ações que têm a finalidade de transformar um grande banco de dados em informações úteis.
Ele é especialmente importante no contexto organizacional por conta do aumento constante da competitividade.
Podemos, assim, definir o conceito como uma metodologia de orientação dos dados que os torna relevantes podendo ser aplicados em favor do negócio.
A expressão “data science” pode ser traduzida como ciência de dados e é vista como uma maneira de promover o uso inteligente dos dados em benefício das empresas.
Ele reúne várias funções e estratégias inerentes aos processos organizacionais e conta com várias aplicabilidades, servindo para diferentes propósitos.
Você pode utilizar o data science, por exemplo, para conhecer melhor seus clientes e aprimorar suas estratégias de comunicação, atendimento, marketing e vendas.
Ou seja, o data science é uma estratégia multidisciplinar que transforma dados em preciosos e promissores conhecimentos que fundamentam decisões assertivas.
Essa estratégia possibilita que todas as decisões do seu negócio sejam tomadas com base em informações verdadeiramente relevantes, tornando sua empresa mais inovadora e competitiva.
Assim, é possível criar diferenciais competitivos a partir da antecipação de demandas do mercado.
Se os dados de que você dispõe podem gerar bons resultados, não faz sentido simplesmente armazená-los sem compreendê-los.
Por isso é importante contar com um método para que eles alcancem todo o seu potencial: o data science.
Sem uma metodologia adequada aos seus objetivos, você pode se perder em meio à complexidade das informações e desenvolver interpretações equivocadas.
Mas com o data science você evita esta situação e otimiza o seu tempo, além de potencializar o crescimento do seu negócio.
No próximo tópico, você vai entender melhor a importância do data science no contexto organizacional.
A importância do data science no contexto organizacional
Para compreender a relevância que o data science representa para uma empresa, vamos enumerar alguns dos principais benefícios de sua aplicação.
- Antecipação de demandas: o data science pode ser aplicado para reconhecer padrões e prever demandas da sua empresa e dos seus clientes. Dessa forma, você se prepara para atender determinadas necessidades antes mesmo que elas surjam;
- Melhoria do relacionamento com os clientes: é claro que a satisfação dos clientes é um dos seus objetivos, pois ela gera credibilidade e desenvolvimento financeiro. Como grande parte dos dados com que sua empresa lida devem ser referentes aos seus clientes, você pode aplicar o data science para conhecê-los melhor, de modo a satisfazer suas necessidades a partir, por exemplo, da identificação de padrões comportamentais. Você pode aprimorar suas soluções ou até criar produtos e serviços novos, além de melhorar as suas estratégias de atendimento e suporte;
- Criação de soluções inovadoras: com um conhecimento aprofundado das preferências dos clientes, você pode investir em produtos ou serviços mais personalizados para atender aos consumidores mais exigentes;
- Melhoria da experiência do cliente: este benefício é uma consequência do anterior. Ao encontrar a solução perfeita para uma demanda, os clientes tendem a classificar sua experiência de forma positiva;
- Criação de diferenciais competitivos: a personalização e a antecipação de demandas proporcionadas pela aplicação da estratégia do data science colocam você à frente da concorrência;
- Insights para a sua gestão: com a compreensão dos seus dados internos e externos, você consegue direcionar melhor seus recursos e investimentos;
- Aprimoramento constante: novos dados são gerados a cada dia e ao aplicar o data science você mantém seu negócio sempre atualizado conforme o que apontam os dados mais recentes;
- Melhoria da sua estratégia de marketing: com a identificação de padrões comportamentais do seu público-alvo, você pode direcionar as informações abordadas em suas campanhas e potencializar suas açõe de marketing, gerando mais atenção e engajamento;
- Melhoria dos seus resultados financeiros: aplicando o data science à sua gestão financeira, você consegue reduzir custos e evitar os desperdícios.
Como o Desk Manager pode ajudar?
Você já sabe que o Desk Manager é uma uma plataforma de Help Desk e Service Desk que controla e organiza chamados e otimiza a gestão de atendimentos.
Justamente por centralizar uma infinidade de informações referentes ao seu atendimento e ao seu suporte, a plataforma pode ser empregada para colocar em prática a metodologia do data science.
O Desk Manager é um software de atendimento omnichannel com funcionalidades integradas para gestão completa e centralizada no cliente.
Isso significa que uma única plataforma engloba o suporte online, a abertura de chamados, o gerenciamento de projetos, o atendimento a diferentes demandas e muito mais.
A coleta de informações e a implementação do recurso podem ser feitas de acordo com as necessidades e especificidades do seu negócio.
Além disso, o Desk Manager conta com as melhores integrações do mercado nos mais diversos segmentos, incluindo ferramentas de business intelligence (BI).
O BI diz respeito à coleta, organização, análise e monitoramento de dados, tornando possível o cruzamento de informações ligadas a todos os relatórios gerados no Desk Manager.
Isso significa que as integrações do Desk Manager possibilitam a implementação do data science a partir de alguns cliques, tornando o processo muito mais organizado e rápido.
Além das ferramentas de BI com as quais o Desk Manager possui integrações, você pode utilizar as próprias dashboards internas da plataforma para aplicar a ciência de dados.
Considerando a infinidade de informações centralizadas, é possível promover análises dos relatórios e chegar a insights promissores.
Que tal utilizar recursos como o Analytics Desk para facilitar a decodificação das informações na implementação da ciência de dados? Solicite um teste gratuito da plataforma e comece a verificar os benefícios do data science na prática.