7 exemplos de uso de gamificação nas empresas

Nova call to action

Que tal conferir alguns exemplos de gamificação nas empresas? Este recurso tem sido muito utilizado por conta de seu alto potencial de engajamento, sobretudo quanto se pensa nos colaboradores.

A estratégia de promover uma competição saudável e oferecer recompensas pelos resultados obtidos torna as rotinas mais leves e produtivas. 

Os diferentes exemplos de gamificação podem ser aplicados de forma conjunta ou isolada, para a obtenção de resultados estratégicos.

Selecionamos sete exemplos de gamificação para te ajudar a visualizar como este recurso pode ajudar seu negócio a alcançar ótimos resultados. Veja nos tópicos seguintes.

Gamificação no treinamento dos colaboradores

Como a obtenção de bons resultados a partir da implementação da gamificação depende de sua eficácia no engajamento das equipes, nada mais promissor do que aplicá-la à gestão de pessoas.

O departamento de recursos humanos só tem a ganhar ao recorrer a este recurso para a execução de seus mais diversos processos.

Nesse sentido, um dos melhores exemplos de gamificação nas empresas é sua utilização nos treinamentos corporativos.

Com a estratégia certa, os treinamentos tornam-se mais dinâmicos e eficientes e as atividades a serem colocadas em prática deixam de ser encaradas como simples obrigações impostas para serem vistas de maneira mais positiva e estimulante.

A gamificação pode ser aplicada aos mais diversos tipos de treinamento, desde aqueles destinados ao desenvolvimento de habilidades técnicas até os focados nas habilidades interpessoais.

Quando a gamificação é aplicada a treinamentos na modalidade digital, o departamento de RH pode conferir o desempenho dos colaboradores imediatamente, com todos os detalhes sobre o resultado da ação.

Isso facilita a avaliação das técnicas de atendimento utilizadas e a eficácia da própria gamificação, possibilitando a promoção de melhorias com agilidade.

Gamificação para recrutamento e seleção

Imagine um gestor de RH que precisa analisar o desempenho dos candidatos a determinada vaga com base em entrevistas individuais e análises de currículos.

Se os candidatos forem muitos, essa análise ficará inviável e muitas vezes será feita de forma superficial.

Por outro lado, é possível substituir os métodos tradicionais por uma proposta mais dinâmica através da gamificação.

Recrutar novos colaboradores não precisa ser uma tarefa burocrática e estressante. Com a gamificação os próprios candidatos se libertam da tensão que é passar por um processo seletivo. 

Com atividades bem estruturadas, é possível filtrar os candidatos mais alinhados com o posicionamento e as demandas da empresa, avaliando tanto habilidades técnicas quanto comportamentais.

Além disso, a gamificação digital proporciona agilidade ao processo de seleção, tornando-o mais objetivo e direcionado.

Gamificação na integração de novos colaboradores

A gamificação também pode ser usada para facilitar a integração de novos funcionários à equipe e promover seu engajamento junto à empresa.

Isso pode, por exemplo, reduzir o tempo médio necessário até que o colaborador esteja plenamente familiarizado com as novas rotinas, melhorando a produtividade em geral.

Com uma boa metodologia, que esteja de acordo com os objetivos e a cultura da empresa, a aprendizagem torna-se mais leve e as rotinas e conteúdos são mais facilmente memorizados.

Dessa forma, um processo que poderia ser estressante e demorado, torna-se lúdico e divertido, tanto no que diz respeito ao senso de equipe quanto à promoção dos valores da empresa.

Além disso, se ao chegar à empresa ou ao setor, o colaborador já é inserido em um contexto de competição saudável, seu engajamento tende a ser maior, o que favorece a retenção de talentos.

Gamificação em campanhas de marketing

Entre os bons exemplos de gamificação no contexto corporativo estão as campanhas de marketing dinâmicas e criativas, que promovem o envolvimento dos clientes e do público-alvo em geral.

Além da atração de novos clientes, essas campanhas também podem ser direcionadas para a fidelização e o aumento do tíquete médio.

Em ambos os casos, vale a pena investir na curiosidade para estimular o engajamento e promover o desejo de uma proximidade com a marca.

Você pode utilizar a gamificação, por exemplo, durante o lançamento de novos produtos ou serviços com vistas ao alcance de mais consumidores e ao aprimoramento da experiência do cliente.

A área de marketing já é conhecida por promover a inovação. Então, a criatividade é bem-vinda e deve ser priorizada desde a concepção do “jogo”.

Isso vale tanto para o marketing analógico quanto para o digital e tanto para campanhas destinadas a clientes internos quanto aos externos.

Gamificação no fortalecimento da cultura organizacional

Se em seu planejamento estratégico foi detectada a necessidade de divulgação e promoção da cultura organizacional, a gamificação é uma das maneiras mais eficazes de alcançar esse objetivo.

Isso porque ela é capaz de estimular o engajamento dos colaboradores com foco na sensação de pertencimento e de identificação com os valores da empresa.

Também vale a pena mencionar que a gamificação, recorrendo a técnicas como o storytelling, facilita a compreensão do posicionamento e da imagem que a organização deseja promover.

Quando o colaborador conhece a fundo a cultura organizacional, ao interagir com os colegas e com os clientes externos, ele se sente mais seguro quanto às ações que precisam ser colocadas em prática.

Em outras palavras, ele se sente parte da empresa, como de fato é, o que ajuda a evitar dissonâncias quanto à imagem institucional.

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Gamificação no aprimoramento da comunicação interna

A comunicação interna é um aspecto extremamente relevante para a experiência do cliente e a consolidação de um negócio, sobretudo no contexto de adesão do ESM.

Isso implica na necessidade de integração e trabalho colaborativo entre as equipes de diferentes departamentos. 

Nesse sentido, é claro que as atividades que visam à melhoria da comunicação entre os colaboradores são mais um dos ótimos exemplos de gamificação nas empresas.

Como a gamificação é inclusiva e divertida, o próprio relacionamento entre os colaboradores é fortalecido.

Além disso, a competição leve e amigável melhora a produtividade e cria laços entre equipes que anteriormente mal se comunicavam.

Gamificação para a melhoria do atendimento ao cliente

A melhoria da experiência e do atendimento ao cliente pode ser vista como uma consequência da melhoria da comunicação interna e da promoção da cultura organizacional.

Mas para finalizar nossa lista de exemplos de gamificação, vamos mencionar a implementação dessa estratégia como forma de envolver diretamente os clientes.

É claro que se o colaborador vai receber uma recompensa caso seu atendimento seja avaliado por determinada porcentagem de clientes como “excelente”, seu empenho e, consequentemente, a experiência do cliente, tendem a melhorar.

No entanto, vale a pena mencionar estratégias de engajamento que também recompensam os clientes, com possibilidades de descontos, brindes e outros benefícios exclusivos.

O aplicativo de gamificação da Desk Manager vai te ajudar a implementar todas as possibilidades de gamificação listadas aqui.

O recurso vem sendo aprimorado desde seu lançamento e recentemente passou a contar com novas funcionalidades como a lógica de pódios com 120 possibilidades de personagens e a possibilidade de associação de um personagem a um operador.Depois de conhecer diversos exemplos de gamificação nas empresas, é hora de vislumbrá-los na prática. Assista ao nosso webinar e saiba muito mais sobre o assunto.

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Por Felipe Almeida de Souza em 23/10/2023