Outsourcing no Atendimento (BPO): o que é, como aplicar e vantagens

Help Desk para Gestão de Atendimento Integrado com WhatsApp e Telegram

Você conhece o conceito de BPO no atendimento? A sigla significa Business Process Outsourcing ou, em português, Terceirização de Processos de Negócio.

Trata-se de uma prática que consiste na contratação de uma outra empresa para cuidar de um processo dentro do seu negócio, que é caracterizado como importante, mas não é a sua atividade-fim. 

É o que ocorre com o atendimento ao cliente, que é um processo imprescindível em todos os segmentos de negócios.

Com certeza você já compreende as demandas do cliente 4.0 e a consequente importância de seguir uma estratégia bem delineada quando o assunto é o atendimento.

A mudança de perfil dos consumidores é visível em todos os setores. Eles estão mais atentos às novidades e tornaram-se muito mais exigentes.

Assim, a expectativa em relação às empresas vai muito além da qualidade do produto ou do serviço. Toda a jornada de compra precisa ser memorável e isso só é possível quando se conta com um atendimento ao cliente de excelência.

É por isso que o conceito de experiência do cliente tem sido tão abordado nas organizações, já que a fidelização do consumidor está totalmente atrelada a ele.

Sendo assim, para que os seus clientes tenham uma experiência memorável, uma ótima alternativa é recorrer ao business process outsourcing, assunto a ser abordado nos próximos tópicos deste artigo.

Com a leitura deste conteúdo, você vai entender o que é BPO, quando você deve aplicá-lo em seu negócio e quais são as vantagens desta terceirização. Confira!

O que é BPO?

Muitas definições sobre o que é BPO (Business Process Outsourcing) acabam resumindo o conceito à ideia de terceirização, porém o conceito diz respeito a um tipo específico de terceirização.

Isso significa que não estamos falando de uma simples transferência de um determinado processo para as mãos de terceiros.

Para a implementação do business process outsourcing são necessárias algumas mudanças e adaptações.

Além disso, a empresa terceirizada que presta serviços relacionados ao BPO de atendimento não repete apenas processos padronizados.

Esse tipo de empresa traz, além do know-how, o seu conhecimento, o acesso à tecnologia de ponta e uma eficiência muito maior no que diz respeito às tarefas contratadas.

Isso significa que a ideia de repetição padronizada está bem longe daquilo que de fato ocorre com o BPO.

Ou seja, quando aplicado ao atendimento, ele permite desenvolver um modelo customizado de processo, tornando-o muito mais eficaz de acordo com o perfil dos clientes e o contexto do negócio.

É importante destacar também que o BPO não é apenas uma consultoria ou assessoria — serviços que também podem ser úteis, mas não são sinônimos do tema deste artigo.

Enquanto a assessoria oferece apenas uma ajuda técnica e a consultoria diz respeito a um aconselhamento sem envolver a execução de serviços, o business process outsourcing engloba suporte, execução e inteligência.

Assim, ele é uma excelente solução quando a empresa deseja melhorar a experiência do cliente e oferecer um atendimento de excelência, mas não conta com os recursos humanos e tecnológicos necessários.

Quando aplicar o Business Process Outsourcing?

Como vimos, o BPO não é um serviço de repetição de tarefas padronizadas. Ele envolve inteligência, suporte e execução de tarefas de forma customizada.

Sendo assim, ao procurar uma empresa de BPO para otimizar o seu atendimento ao cliente, todos os detalhes do seu negócio serão considerados para a implementação de um serviço de alta qualidade.

Por exemplo, se o seu foco é reduzir custos e otimizar o tempo, o business process  outsourcing será definido a partir de ações que priorizem esta missão.

Se você está começando o seu negócio ou se ele está em um momento de rápida expansão, tudo isso vai alterar a estratégia de atendimento ao cliente a ser adotada.

O cotidiano de um negócio é muito dinâmico e, muitas vezes, fica difícil prestar atenção aos detalhes relativos às interações com os clientes de forma imediata.

Os recursos de que você dispõe — pensando do ponto de vista tecnológico, humano e material — são limitados e isso pode gerar as filas e o acúmulo de tarefas.

Nesse contexto, é difícil empregar recursos para entender os pormenores dos atendimentos e as tarefas acabam ficando padronizadas sem nenhum incremento na qualidade da experiência do cliente.

Quando um cliente demora a ser atendido, recebe um atendimento insatisfatório ou, pior ainda, tem sua demanda ignorada, o impacto sobre a imagem da empresa é devastador.

Então, se você está lidando com algumas dessas situações, é hora de pensar em uma solução como o business process outsourcing. 

Solucione todos os seus problemas com nosso software de help desk

Você não pode perder nenhuma oportunidade de conquistar o seu cliente e o BPO está preparado para isso com a ajuda das inovações tecnológicas e das melhores técnicas de acordo com o perfil dos clientes.

Business Process Outsourcing: Vantagens 

Agora que você já sabe o que é BPO e entende que ele pode ser aplicado em diversas situações, vamos falar sobre as principais vantagens de recorrer a esse tipo de terceirização.

Maior personalização

O cliente 4.0 está hiperconectado e deseja interagir com a sua empresa pela plataforma que ele mais utiliza e no momento mais conveniente para ele.

Nesse contexto, o BPO de atendimento vai considerar o perfil dos seus clientes e direcionar a equipe e a tecnologia adequada para cada ponto de contato.

Assim, será possível lidar com todas as sugestões, reclamações, dúvidas, solicitações de suporte, vendas e cobranças sem frustrar o cliente ou deixá-lo esperando.

E o melhor é que, fazendo o seu planejamento de acordo com o perfil e as expectativas dos clientes, a sensação será a de estar dando um toque personalizado a cada atendimento.

Em resumo, o business process outsourcing possibilita a criação de uma aproximação com o cliente para empresas de todos os portes e segmentos. 

Imagem organizacional positiva

A melhoria do atendimento proporcionada pelo BPO cria uma percepção positiva da empresa e uma imagem ligada ao compromisso e à confiabilidade.

Isso expande o potencial de ampliação da sua base de clientes porque eles sentem que podem contar com a empresa como, quando e onde eles precisarem.

Ao implementar o BPO de atendimento, você estará contando com uma empresa especializada na experiência do cliente.

Isso vai criar valor para a sua marca, o que está diretamente ligado à satisfação dos clientes, que irão retornar e também recomendar o seu produto ou serviço.

Aumento da retenção de clientes

Esta vantagem está diretamente ligada à anterior, já que o cliente só retornará de forma recorrente se confiar na sua empresa.

O business process outsourcing aplicado ao atendimento potencializa a criação de relacionamentos longos e inteligentes entre empresa e clientes.

Como se trata de um atendimento especializado, a aproximação com o seu público-alvo é o resultado mais evidente.

Quando é chamado pelo nome, atendido pelo canal de sua preferência e na hora mais adequada do seu dia, o cliente tende a se interessar mais por ofertas, descontos e novidades em geral.

A sensação de que a empresa se preocupa com suas necessidades eleva a satisfação e, consequentemente, os níveis de retenção e de fidelização dos clientes.

Suporte em tempo integral

Já não estamos nos tempos da disponibilidade de atendimento somente em dias úteis e no horário comercial.

O cliente 4.0 espera ser atendido a qualquer hora do dia e em qualquer um dos 365 dias do ano.

Ou seja, o atendimento e o suporte ao consumidor precisam ser fornecidos no momento mais adequado para o cliente, e não para a empresa.

Por isso, a empresa de BPO de atendimento contratada atua como representante da sua, realizando todos os serviços e atividades concernentes ao fornecimento do atendimento mais eficaz a qualquer momento.

E isso inclui desde as demandas mais simples até as mais complexas, sempre considerando o perfil dos clientes.Para a implementação eficaz do business process outsourcing, é importante compreender as demandas de Help Desk e de Service Desk. Por isso recomendamos também a leitura do nosso artigo sobre esses dois conceitos. Até a próxima!

Gamificação para Atendimento
Por Rafael Fialho Teixeira em 10/06/2022