O marketing humanizado é uma estratégia valiosa para os negócios que visam destaque no mercado e fidelização de clientes. No entanto, apesar de ser benéfico, nem todas as marcas sabem como implementá-lo.
Se sua empresa está com dificuldades de engajar consumidores e não entende como é possível humanizar processos no tratamento com o público, chegou a hora de entender melhor o que é a humanização do marketing e como esse conceito pode impactar diretamente o crescimento do seu negócio.
Vamos lá?
O que é marketing humanizado?
O marketing humanizado é uma tendência que chegou para ficar!
Afinal, mesmo com todas as tecnologias disponíveis, sobretudo nos setores de atendimento e de vendas, os clientes desejam mais do que apenas comprar: eles querem estabelecer uma relação com as empresas das quais consomem.
Assim, a finalidade do marketing humanizado é gerar aproximação entre consumidor e marca, visando conquistar a confiança e a fidelidade dos clientes.
Os três pilares do marketing humanizado são: emoção, empatia e ética. Para que o conceito funcione na prática, os três vieses precisam ser implementados na comunicação da empresa.
Ou seja, para obter êxito, a organização precisa rever a forma como vem dialogando com seus clientes e realizar um processo de humanização de todas as etapas do funil de vendas.
Por que a humanização do marketing é tão importante?
Entre tantos processos internos e com tecnologias cada vez mais avançadas, facilmente as empresas podem acabar esquecendo que os clientes não são apenas números, e sim pessoas que se interessaram por sua marca e desejam desenvolver um relacionamento mais próximo.
Algo que acontece com bastante frequência, e que é muito prejudicial, é a automatização do contato, com o único objetivo de encerrá-lo o mais rápido possível, para logo iniciar o próximo atendimento. Quando a intenção é apenas olhar para quantidade, as interações humanas e a criação de conexão acabam ficando em segundo plano.
No entanto, a relação humana ainda é destaque entre as preferências dos consumidores da atualidade.
Segundo uma pesquisa da Retail Dive, 70% dos consumidores ainda preferem a interação com um humano durante o atendimento. Ou seja, o contato com bots deve ser estratégico.
Desse modo, podemos entender que, por mais que a agilidade e otimização das novas tecnologias possam ser benéficas, as empresas que investem em um atendimento humanizado e já implementaram o marketing com esse ponto de vista, estão alguns pontos à frente de sua concorrência e caem com mais facilidade no gosto dos consumidores.
Como colocar o marketing humanizado em prática?
Não é possível citar uma única forma de implementar a humanização do marketing na sua empresa. Mas algumas estratégias, quando associadas, podem trazer excelentes resultados para a grande maioria das marcas.
Abaixo, veja três passos simples que podem ser adaptados para qualquer nicho e para organizações de qualquer porte, trazendo assim muitos benefícios.
Estratégia 1: Engaje seu público
Fique atento ao que seus clientes falam da sua empresa e ao que compartilham sobre os seus produtos e soluções.
Porém, não se acomode apenas na etapa da observação. Seja uma marca ativa!
Responda aos consumidores com uma comunicação humanizada, personalizada e da forma mais empática possível, para que o usuário sinta vontade de engajar e se aproximar da sua marca.
Estratégia 2: Utilize o conteúdo da sua audiência
O consumer content pode ser uma estratégia interessante para as empresas que desejam implementar o marketing humanizado.
Afinal de contas, existe algo que possa humanizar mais a sua marca do que mostrar pessoas reais que usam seus produtos e soluções?
Além de ser uma forma de valorizar o consumidor, o marketing criado a partir de conteúdo gerado por usuário é muito valioso para estreitar a relação entre a marca e o cliente.
Assim, visto que sua empresa começa a utilizar a estratégia, logo podemos perceber alguns resultados bastante positivos:
- Produção de conteúdo por parte dos consumidores para aparecer nas redes oficiais;
- A divulgação “boca a boca” será maior;
- A credibilidade da marca aumentará.
Prova disso é o levantamento da The Nielsen Company, que constatou que 70% dos consumidores confiam plenamente em informações que vêm de outras pessoas.
Enquanto isso, um estudo da agência Cohn & Wolfe relatou que 81% dos brasileiros não confiam no que uma empresa diz.
Estratégia 3: Mostre os bastidores da empresa
Você já pensou sobre o que é humanizar? Anote aí: o significado dessa palavra nada mais é do que “tornar algo humano”, ou seja, “adquirir características humanas”.
Uma maneira eficiente de fazer marketing humanizado na sua empresa é mostrar as pessoas que estão por trás dos processos que levam o produto ou o serviço até o seu público.
Os consumidores já não desejam apenas comprar de um CNPJ. Eles querem conhecer a história por trás da marca, as pessoas que fazem aquele trabalho acontecer.
Por isso, essa é uma estratégia que não pode ser deixada de fora. Aproveite os recursos e as possibilidades que as redes sociais proporcionam, para mostrar os bastidores da sua empresa.
Exemplos de empresas que utilizam o marketing humanizado
Algumas empresas que investiram no marketing humanizado conseguiram excelentes resultados em engajamento e relacionamento com clientes.
Entre os maiores destaques podemos citar a Netflix e o Nubank.
Em ambos os casos, as empresas souberam como utilizar o marketing humanizado, especialmente nas redes sociais, para se aproximar do seu público-alvo.
Com um tom de voz coerente e uma comunicação única, a presença digital das marcas fez delas verdadeiros cases de sucesso, visto que todos os usuários interagiram mais na esperança de receber uma resposta humanizada e descontraída.
A estratégia funcionou tão bem para as empresas, que resultou não apenas no apreço por parte dos clientes, mas no marketing gratuito que a repercussão que as ações das marcas acabam gerando.
Assim, além de engajar os clientes atuais, o marketing humanizado ajudou a popularizar mais as empresas, e atraiu novas pessoas que também desejavam viver aquela experiência com as marcas.
Marketing humanizado e atendimento humanizado: a dupla de sucesso para uma empresa
Agora que você sabe o que é marketing humanizado e como aplicá-lo, chegou o momento de entender um pouco mais sobre atendimento humanizado.
Com os avanços tecnológicos e a presença dos chatbots, muitas vezes o atendimento humano tem sido substituído. Porém, será que para a sua empresa essa estratégia é, de fato, interessante?
Se você quer saber mais sobre o atendimento humanizado, sua importância e como implementá-lo, leia nosso conteúdo sobre o assunto. Você descobrirá como a humanização de processos é fundamental para melhorar o relacionamento com os clientes e destacar-se no mercado.