Atendimento humanizado: o que é e como implementar10 min read

Oferecer um atendimento de excelência é fundamental para melhorar o relacionamento com os clientes e destacar-se diante de um mercado tão competitivo. Mais importante do que investir em tecnologia e sistemas de gestão de atendimento, é oferecer um atendimento humanizado.

Você sabia que 67% dos consumidores já desligaram o telefone, frustrados por não conseguir falar com um ser humano? Um atendimento humanizado é, portanto, um dos principais ingredientes para garantir a satisfação dos clientes.

Hoje, eles não querem só comprar ou ser atendidos, mas interagir e criar vínculos com as marcas. Seja nas redes sociais, no balcão ou no SAC, o segredo para oferecer atendimento humanizado é a empatia.

Se você ainda não está convencido do poder do atendimento humanizado em meio a tantas tecnologias, aí vai outro dado: cerca de 80% dos consumidores preferem resolver um problema com uma pessoa, em detrimento da interação por canais de autosserviço.

Ações simples são capazes de estreitar o relacionamento entre cliente e empresa, fazendo com que o consumidor sinta-se em casa e sempre retorne.

Continue a leitura e aprenda a humanizar o atendimento na sua empresa.

O que é o atendimento humanizado?

Atendimento humanizado é a prática de oferecer um serviço de maneira empática e personalizada, colocando o cliente no centro das atenções, entendendo suas necessidades, respeitando suas individualidades e criando uma conexão emocional que vai além da simples resolução de problemas.

Basicamente, o atendimento humanizado se refere ao ato de conversar com o cliente de forma atenciosa, solucionando seus problemas com gentileza.

Ou seja, é bem diferente do atendimento padronizado e robotizado que muitas empresas adotam, no qual o colaborador segue um script de diálogo nada empático com quem está do outro lado.

Esse modo mecânico de atender não é benéfico nem para a empresa, nem para o cliente, pois esse último não consegue sentir que as suas questões são consideradas relevantes . Com isso, ele pode decidir migrar para um concorrente que ofereça um serviço melhor.

Portanto, até mesmo para conquistar e fidelizar consumidores, é necessário se preocupar com a humanização no atendimento.

Por meio dela, o cliente consegue se sentir valorizado e percebe que a sua empresa se importa com ele. Dessa forma, torna-se mais fácil criar uma relação de confiança.

Nesse sentido, o foco do atendimento humanizado é oferecer uma escuta atenta, buscando identificar as necessidades do outro para que seja possível encontrar soluções. Por isso,a atenção é totalmente voltada para o cliente.

Nesse processo, o atendente vai ouvi-lo, oferecer o suporte ideal, solucionar dúvidas e, consequentemente, satisfazer o consumidor.

Por isso, o atendimento se pauta na qualidade e não na quantidade. Ou seja, o cliente é visto como uma pessoa relevante para a empresa e não apenas mais um número.

Quais são os pilares do atendimento empático?

O atendimento empático precisa se basear em diferentes pilares, para que o cliente se sinta verdadeiramente satisfeito.

Nesse sentido, podemos dizer que, primeiro, a sua empresa precisa contar com a empatia cognitiva. O que seria isso? Basicamente, é a capacidade de entender o ponto de vista do outro, ou seja, enxergar o mundo como ele vê.

Além disso, é necessário também trabalhar o lado emocional, que envolve a habilidade de vivenciar o que o outro sente, verdadeiramente se colocando no lugar dele.

Outro ponto fundamental é a preocupação empática. Ela se refere à capacidade de saber o que o outro precisa de você, portanto, qual é a necessidade dele e como você pode supri-la.

Essas são as três fases da empatia, que devem ser aplicadas em diferentes momentos quando se trata do atendimento ao cliente.

Afinal, diferentes situações vão demandar distintas abordagens empáticas e é necessário que os seus colaboradores saibam dominá-las.

Durante o atendimento humanizado, é importante que os seus colaboradores saibam se portar de forma empática, adotando frases que demonstram isso.

Por exemplo, quando você oferece a escuta atenta e o seu cliente busca compreensão, é necessário dizer frases como “entendo a sua posição e o que você está passando” ou “me atualizei sobre o seu problema e entendo como ele está interferindo no seu caso”.

se o cliente está ansioso, frustrado ou nervoso, é importante transmitir frases que possam acalmá-lo, como “peço desculpas por isso. Você pode detalhar o que está acontecendo?” ou “sinto muito por isso! Me explique detalhadamente o que aconteceu, para que eu possa trabalhar na resolução do problema o mais rápido possível”.

Caso você queira se aproximar do cliente, pode dizer para ele não se preocupar, pois você já está trabalhando na resolução do problema, e também pode explicar que fará questão de mantê-lo atualizado quanto à situação.

Você não precisa, é claro, dizer exatamente essas frases, mas adaptá-las ao contexto do atendimento. Portanto, é fundamental personalizá-lo para que seja único e satisfaça o cliente da melhor forma possível.

Qual a importância de investir em um atendimento humanizado?

Todo consumidor já precisou vivenciar a tarefa entediante e desagradável de telefonar para reclamar sobre um produto ou serviço que apresentou defeitos ou parou de funcionar.

Lidar com o problema de um produto ou serviço já é frustrante por si só. Imagina então ter que vivenciar, em seguida, uma experiência de atendimento robotizada que em nada sana as dúvidas e o problema?

É claro que, em plena era da globalização e da hegemonia dos smartphones, os consumidores estão acostumados a sanar suas dúvidas por aplicativos, FAQs ou pelas próprias redes sociais.

No entanto, quando a resposta não é encontrada nos meios de fácil acesso, o telefone torna-se a principal alternativa para resolver o problema.

Por isso, implementar o atendimento humanizado também no call center, baseado no diálogo, é importantíssimo.

Isso significa conversar com o seu cliente como se vocês estivessem frente a frente.
Outra boa prática é deixar de lado o script engessado de perguntas, e fazê-lo sentir que o problema dele também é o seu , criando empatia.

Se um cliente percebe que o atendente está a seu favor, ele terá muito mais paciência e compreensão com os procedimentos da empresa.

Um roteiro mecanizado de perguntas pode fazer com que o cliente se sinta menosprezado e pouco valorizado pela empresa. O resultado? Um cliente frustrado, prestes a se tornar inflexível e até um detrator da marca.

Como oferecer um atendimento humanizado?

Atendente realizando atendimento humanizado
Atendimento humanizado: o que é e como implementar

Criar um relacionamento com o cliente não é nenhum bicho de sete cabeças!

O atendimento humanizado não é o procedimento, mas uma cultura organizacional que exige trabalho em equipe entre gestores e atendentes.

Conheça as principais ações para oferecer um atendimento humanizado:

Atendimento humanizado é também personalizado

Um atendente precisa personalizar cada experiência de atendimento, para agradar o cliente a ser atendido.

Por isso, é importante apostar em softwares que forneçam dados de chamada e do histórico de atendimento para que o colaborador entenda as necessidades recorrentes, o plano do cliente, seu histórico de compra e, é claro, consiga tratá-lo pelo nome.

Além disso, nesse momento é fundamental que o atendente busque se adaptar ao perfil do cliente, respondendo de acordo com o ritmo de fala dele, aproveitando suas pistas e adaptando a própria linguagem para criar proximidade.

Importante, inclusive, ouvir atentamente a descrição que o cliente dá para o problema, para que a solução oferecida seja a mais assertiva possível.

Unifique os pontos de contato com o cliente

O atendimento omnichannel é uma tendência que tem se tornado indispensável para as empresas que querem oferecer um atendimento humanizado.

Mais do que oferecer múltiplos canais de atendimento (chat online, redes sociais e SAC) para o cliente opinar ou sanar dúvidas, é fundamental que todos eles estejam conectados e sejam capazes de reter informações.

A principal vantagem é que, independentemente do canal escolhido, a empresa consegue obter um histórico de relacionamento com aquele cliente, de acordo com as solicitações e reclamações feitas por ele ao longo dos meses. Logo, não há necessidade de repetir informações e a solução se torna mais ágil.

Ouça e respeite o tempo do cliente

Se existem situações que podem tirar um cliente do sério, uma delas é esperar muito tempo para ser atendido e a outra é ser continuamente transferido entre diferentes setores.

Essas são duas experiências que podem contribuir para o abandono de chamadas e baixos índices de retenção de clientes.

Para evitar essas situações e respeitar o tempo que o cliente tem disponível para o atendimento, é importante:

  • Oferecer múltiplos canais de atendimento, para que o cliente escolha o que mais se adapta ao seu perfil e necessidade;
  • Treinar constantemente os atendentes, para que tenham a agilidade e as habilidades necessárias para resolver qualquer problema apresentado;
  • Investir em softwares de processamento de chamados, que conectem o cliente diretamente ao setor/especialista capaz de sanar suas dúvidas.

A empatia é a lei do atendimento humanizado

Como já falamos, empatia significa “colocar-se no lugar do outro”. Consiste na habilidade de perceber o outro, sem que ele precise dizer algo acerca de sua situação emocional ou afetiva.

Hoje o principal mote do atendimento humanizado é o relacionamento. Logo, é essencial que ocorra o diálogo entre cliente e atendente.

O profissional de atendimento precisa escutar com atenção, registrando cada detalhe das reclamações e dúvidas dos clientes – isso facilita traçar as soluções mais rápidas e eficientes.

O membro da equipe precisa colocar-se no lugar do cliente, imaginando como se sentiria se estivesse na mesma situação para, assim, oferecer a melhor solução.

Seja pró-ativo

Um profissional de atendimento não pode esperar que o cliente faça determinadas exigências. Ele precisa estar atento para oferecer soluções completas, levando em conta as necessidades do mesmo.

Se o cliente tem uma dúvida, além de buscar a solução, é fundamental que o atendente tenha proatividade para investigar possíveis problemas e oferecer dicas relativas ao produto/serviço adquirido.

A proatividade também está em adiantar processos, mapear possíveis riscos para o cliente e antecipar soluções.

Ofereça espaço para feedbacks

Oferecer espaços para que os clientes possam dar feedbacks para a sua empresa, é uma excelente forma de mostrar o quanto eles são valorizados.

Além de campos para avaliações e comentários no site da marca e nas redes sociais, é fundamental implementar pesquisas de satisfação ao final de cada atendimento.

Assim, é possível medir o desempenho do atendente, bem como avaliar o nível de atendimento da empresa.

É importante utilizar os feedbacks dos clientes para aplicar nos processos internos da empresa, evitando erros futuros e melhorando continuamente a experiência durante o atendimento.

Independente da tecnologia empregada com plataformas de interação mais rápidas e eficientes, para oferecer um atendimento mais completo, é indispensável investir nas interações humanas.

O atendimento humanizado é resultado do constante treinamento dos colaboradores mas, sobretudo, de uma gerência eficiente. Quer saber como garantir a alta produtividade da equipe de atendimento? Baixe gratuitamente o guia completo para gerenciar equipes de atendimento.

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