Passaram-se apenas alguns meses desde o lançamento do ChatGPT e ele já vem revolucionando diversos processos empresariais, incluindo aqueles ligados ao atendimento ao cliente.
Se há alguns anos as empresas estavam começando a compreender a importância da qualidade do atendimento ao cliente e do suporte pós-venda no processo de consolidação dos negócios, agora é hora de acompanhar o avanço das tecnologias e atualizar suas estratégias.
O ChatGPT é a ferramenta mais proeminente do momento e deve ser inserida de forma duradoura nas rotinas de atendimento.
Como as demandas e expectativas do consumidor estão mudando em uma velocidade acelerada, o uso da inteligência artificial é quase uma obrigatoriedade para atingir bons índices de retenção e satisfação.
Por isso, o ChatGPT já integra as estratégias de empresas de todos os tamanhos e segmentos, representando benefícios para o negócio como um todo.
Nos próximos tópicos, vamos explicar os principais benefícios dessa tecnologia especificamente relacionados à estratégia de atendimento.
Se você está criando uma estratégia de aprimoramento contínuo do seu relacionamento com o cliente, não pode deixar esta tecnologia de lado. Continue a leitura e entenda os motivos.
Por que você deve implementar o ChatGPT no seu atendimento ao cliente?
Já está claro que o ChatGPT não é uma tendência passageira, pelo menos não no mundo dos negócios.
Veja a seguir quais são as três principais vantagens da utilização desta ferramenta de inteligência artificial dentro da sua estratégia de atendimento ao cliente.
Agilidade e eficiência
Como você já sabe, o consumidor da atualidade não tem tempo a perder. Para que ele faça uma avaliação positiva do seu atendimento, a agilidade é um pré-requisito.
Mas ele também espera eficiência na compreensão e no atendimento de suas demandas, ou seja, a agilidade não é mais importante do que a qualidade das soluções recebidas.
Em outras palavras, não adianta providenciar um atendimento em tempo recorde se a solução proposta não resolver plenamente e permanentemente o problema do cliente.
Com o ChatGPT, a pressa já não é mais inimiga da perfeição. Isso porque a inteligência artificial possibilita a compreensão detalhada da demanda para que a resposta seja a mais personalizada possível.
Isso ocorre graças à possibilidade de análise de demandas anteriores do mesmo cliente e da pesquisa em uma base de conhecimento para a obtenção da solução adequada para o problema.
Seria possível criar uma base de conhecimento e fazer esse tipo de consulta sem a implementação do ChatGPT, mas a empresa precisaria dar adeus à agilidade.
O processo seria demorado e, mesmo que, no fim das contas, a demanda do cliente fosse primorosamente resolvida, ele ficaria insatisfeito por conta da demora.
Com o ChatGPT, por outro lado, é possível processar e interpretar as solicitações recebidas de forma precisa e instantânea.
O aprendizado da máquina e a compreensão contextual permitem o atendimento simultâneo de várias solicitações, eliminando as filas e melhorando o relacionamento com o cliente.
Assim, ao automatizar diversos processos de atendimento com o ChatGPT, a equipe de atendimento se concentra nas questões mais complexas, criando soluções e inovações que tornam a estratégia de atendimento mais eficiente em longo prazo.
É importante lembrar também que o ChatGPT pode se integrar a outras ferramentas e sistemas, facilitando o acompanhamento das interações com os clientes.
Redução de custos
Qual gestor não se sente atraído por uma real possibilidade de reduzir significativamente os custos operacionais do setor sob sua responsabilidade?
Se a princípio lidar com uma nova ferramenta pode representar um custo adicional, no caso do ChatGPT, as possibilidades que ele vai abrir em termos de otimização dos recursos ligados ao atendimento ao cliente são muito mais significativas.
Isso acontece porque o ChatGPT tem a capacidade de lidar com uma grande quantidade de informações simultaneamente e desempenhar tarefas rotineiras e repetitivas de forma automática.
Isso vai tornar a sua estratégia de atendimento escalável e liberar a sua equipe para se concentrar em questões com maior valor agregado.
A escalabilidade possibilita o atendimento de todas as solicitações recebidas, mesmo em períodos em que o número de tíquetes aumenta consideravelmente.
Isso significa que você pode manter uma equipe coesa e não precisará investir em novas contratações e treinamentos quando houver uma variação da quantidade de demandas.
Além disso, sua equipe tende a tornar-se mais engajada e adotar uma abordagem mais aprofundada na solução das demandas recebidas.
Também vale a pena destacar que o ChatGPT pode analisar de forma direcionada as informações contidas nas interações com os clientes, possibilitando a identificação de pontos de melhoria.
A partir dessas análises, é possível identificar tendências e padrões, além de situações em que os recursos não estão sendo devidamente aproveitados.
Isso vai facilitar a otimização das operações e a redução de custos a partir da tomada de decisões assertivas baseadas em dados.
Por fim, cabe ressaltar que a utilização do ChatGPT dentro da estratégia de atendimento também vai reduzir os custos de maneira indireta a partir da diminuição dos erros e do retrabalho, além da obtenção de informações muito mais precisas.
Melhoria da experiência do cliente
Além da agilidade e da eficiência na resolução de suas demandas, os clientes também esperam contar com um atendimento personalizado.
Nesse sentido, a adaptabilidade dos chatbots criados com base no ChatGPT é um recurso importantíssimo para ajustar o processo de resolução de demandas às expectativas dos clientes.
Você pode criar chatbots personalizados que reflitam o posicionamento da sua marca e a linguagem do seu público-alvo, de modo a atender suas expectativas.
Isso vai tornar a experiência de atendimento muito mais envolvente e satisfatória, estreitando o seu relacionamento com o cliente.
É possível, inclusive, personalizar os chatbots de acordo com diferentes perfis de clientes e leads e com os diversos grupos de demandas recebidas.
Por exemplo, um chatbot pode ser dedicado ao fornecimento de suporte técnico, outro pode ser direcionado para tirar dúvidas sobre produtos ou serviços e um terceiro pode orientar os clientes com informações sobre pedidos e entregas.
Você também pode treinar a inteligência artificial para compreender adequadamente as solicitações mais específicas, a partir da utilização da linguagem natural e a capacidade de interpretação de dados.
O ChatGPT também pode ser treinado para seguir determinada linguagem ou estilo predominante no posicionamento da marca ou na comunicação com determinado perfil de cliente.
A integração do ChatGPT com bancos de dados internos ou plataformas de automação de marketing também vai facilitar a personalização do atendimento ao cliente, já que a ferramenta passa a ter acesso a informações atualizadas sobre o comportamento dos clientes, fornecendo respostas muito mais precisas e direcionadas.
Conte com a Desk Manager
As inúmeras possibilidades proporcionadas pelo ChatGPT podem tornar sua implementação confusa para os gestores.
A Desk Manager é pioneira no mercado no que diz respeito à implementação do ChatGPT, especialmente com o direcionamento para a área de atendimento ao cliente.
Para desfrutar dos benefícios comentados acima e de muitos outros, conte com a nossa ajuda no processo de integração do ChatGPT às suas rotinas de atendimento e suporte. Para saber mais sobre a Desk Manager, acesse nossa página e comece a utilizar o ChatGPT para aprimorar a sua estratégia de atendimento ao cliente.