Por Fabio Teles em 19/04/2023

Como usar o ChatGPT para automatizar o atendimento ao cliente?

Nova call to action

O ChatGPT pode ser um grande aliado dos gestores no desafio de promover a automação do atendimento ao cliente sem abrir mão da humanização.

Ao reduzir o tempo de espera com a ajuda da automação, por exemplo, sua empresa estará tornando o atendimento mais humanizado por atender à demanda praticamente unânime de agilidade.   

Nesse contexto, além de utilizar o ChatGPT para a otimização de vários processos internos, você pode treiná-lo também para as interações automáticas com seus clientes.

Para isso, será necessário integrar o ChatGPT ao seu site ou ao seu sistema de suporte ao cliente. Assim, os clientes e leads poderão interagir com a inteligência artificial e obter respostas satisfatórias para suas perguntas ou a solução para suas demandas. 

É possível treinar o ChatGPT a partir de uma lista de perguntas frequentes e das respostas que a sua equipe de atendimento já possui para que a ferramenta providencie respostas mais precisas. 

Ao aliar o ChatGPT à sua estratégia de automação do atendimento, é possível treiná-lo para responder, por exemplo, a perguntas enviadas por e-mail ou por formulários de contato. 

Se você deseja fazer essa implementação, continue a leitura e verifique nos próximos tópicos alguns exemplos de comandos e aplicações do ChatGPT ao seu atendimento automatizado. 

Comandos para utilizar na automação do atendimento com ChatGPT

Quando o objetivo é implementar a automação do atendimento com o auxílio do ChatGPT, é importante a manutenção do foco no treinamento da ferramenta.

Esse treinamento deve se basear nas perguntas ou solicitações mais comuns feitas pelos clientes e leads e nas respostas e soluções que sua empresa tem para oferecer. 

Quanto melhor for o desempenho deste treinamento, mais precisas e úteis serão as respostas dadas pelo ChatGPT aos clientes.

Uma das consequências naturais dessa implementação é a otimização do tempo da sua equipe e a economia de recursos ligados ao suporte ao cliente

Isso porque é importante explorar o potencial do ChatGPT como uma ferramenta de processamento de linguagem natural ao integrá-lo ao seu sistema de atendimento ao cliente.

Dessa forma, será possível obter respostas automatizadas, específicas e direcionadas para as perguntas mais comuns entre o seu público-alvo, ou seja, é importante considerar as especificidades da sua empresa ao integrar a automação do atendimento ao ChatGPT.

No entanto, vamos dar alguns exemplos de comandos mais gerais, comuns em diversos segmentos de negócios, que podem te ajudar a dar início a esta automação.

Veja abaixo:

  • Saudações de boas vindas: pode ser apenas um “Oi” ou uma mensagem maior. Quando um cliente entra em contato via chatbot, é preciso ter uma maneira educada e amigável de dar início à interação e isso vai depender do posicionamento da sua empresa e da sua brand persona;
  • Apresentações: se você deseja dar um tom mais personalizado às interações, o ChatGPT pode ser treinado para perguntar o nome da pessoa e chamá-la pelo nome e também para se apresentar como um assistente virtual
  • Informações sobre pedidos: você pode treinar o chatGPT a partir de algumas palavras-chave que, quando mencionadas pelo usuário, irão gerar informações como o rastreamento de pedidos e previsão de entregas;  
  • Horários de atendimento: mesmo oferecendo o atendimento automatizado em tempo integral, o ChatGPT pode ser programado para fornecer informações sobre horários de atendimento dos profissionais da equipe de atendimento; 
  • Informações sobre produtos e serviços: o ChatGPT pode ser programado para obter informações específicas sobre os produtos ou serviços que você oferece, incluindo comparações entre as diferentes possibilidades; 
  • Localização: você também pode instruir o ChatGPT para informar a localização física da sua empresa; 
  • Encaminhamento para atendente humano: sempre que solicitado pelo cliente e também quando não conseguir resolver uma demanda, o ChatGPT pode ser treinado para encaminhar a solicitação para um componente da sua equipe de atendimento ou suporte ao cliente; 
  • Informações sobre troca e devoluções: o ChatGPT também pode orientar os clientes sobre como trocar ou devolver um produto, além da política de cancelamento de pedidos praticada pela empresa;
  • Status da solicitação: a ferramenta também pode informar sobre o andamento de uma solicitação feita anteriormente; 
  • Ajuda na decisão de compra: ao ajudar na navegação pelo catálogo de soluções e fornecer comparativos, o ChatGPT pode fazer uma boa recomendação com base nas necessidades do cliente;
  • Distribuição de filas de atendimento: você pode treinar a ferramenta para uma triagem por assuntos ou categorias de solicitações e distribuí-las em diferentes filas. 
Nova call to action

As possibilidades acima são apenas algumas das aplicabilidades da utilização do ChatGPT no atendimento automatizado.

As configurações exatas dos comandos e respostas devem ser definidas de acordo com o perfil do seu público-alvo e a identidade da sua marca. 

Além disso, é importante ter em mente que o ChatGPT deve sempre ser treinado com base em informações verídicas, precisas e relevantes para que as respostas obtidas sejam úteis. 

Os resultados podem ser mais promissores quando você conta com uma boa ferramenta de gestão do atendimento ao cliente com o ChatGPT integrado.

É o caso da Desk Manager, uma das melhores soluções disponíveis no mercado, sobre a qual falaremos em seguida. 

Como a Desk Manager pode ajudar com a integração do ChatGPT à automação do seu atendimento?

Quando você conta com uma plataforma de Help Desk e Service Desk de excelência como a Desk Manager integrada ao ChatGPT, a automação do seu atendimento torna-se muito mais direcionada, se adequando melhor às demandas da sua empresa e dos seus clientes. 

Aliando essas duas ferramentas, você une o poder de pesquisa e processamento da linguagem natural, do ChatGPT, com a capacidade de organização e gestão da Desk Manager. 

Um bom exemplo disso é quando o ChatGPT é programado para fazer a distribuição das filas de atendimento em diferentes categorias criadas previamente de acordo com a natureza das solicitações.

A Desk Manager vai armazenar os dados das interações, fornecendo ao ChatGPT informações relevantes para as interações futuras. 

Isso vai melhorar a experiência do cliente, já que ele vai ser sempre encaminhado para o setor ou atendente certo, terá seu tempo de espera reduzido e poderá obter informações automáticas sobre o andamento das solicitações. 

Outra aplicação interessante do ChatGPT é a análise de sentimentos presentes nas mensagens dos clientes para detectar se eles estão satisfeitos em sua experiência com a empresa.

A partir desse tipo de informação, a Desk Manager consegue priorizar as solicitações de atendimento consideradas mais urgentes ou as feitas pelos clientes mais insatisfeitos. 

Além disso, o ChatGPT integrado à Desk Manager também pode ser treinado para diversos tipos de interações, inclusive as mensagens de primeiro contato e o envio de informações automáticas.

A ferramenta pode facilitar a execução de processos complexos e fazer consultas precisas à sua base de dados a partir do treinamento adequado.  

Que tal verificar na prática os benefícios da automação do seu atendimento com a utilização do ChatGPT dentro da Desk Manager? Solicite um teste gratuito!

Nova call to action
Por Fabio Teles em 19/04/2023