Como usar o ChatGPT com dicas de comandos para o dia a dia7 min read

Nova call to action

Se você acredita que a plataforma pode favorecer as rotinas do seu negócio, mas ainda não tem familiaridade com ela, agora é o momento de conhecê-la na prática.

Nos próximos tópicos, vamos apresentar o passo a passo para que você entenda como usar o ChatGPT e dar algumas dicas para a elaboração de seus comandos.

Confira!

Como usar o ChatGPT?

Se você ainda não faz ideia de como usar o ChatGPT, a primeira coisa a fazer é cadastrar-se para se familiarizar com a ferramenta. 

O ChatGPT já está disponível em português, o que facilita muito sua implementação para auxiliar em diferentes tarefas nas empresas brasileiras.

Outro fator positivo é a gratuidade da plataforma, embora haja planos de monetização mais intensivos para o futuro.

Porém, a grande popularidade da ferramenta tem levado a um substancial volume de acessos, o que causa instabilidades.

Alguns planos pagos já estão disponíveis por um custo mensal aproximado de US$ 20, que corresponde a cerca de R$ 100. Sua principal vantagem é o acesso prioritário ao algoritmo, mesmo quando a plataforma está congestionada.

Mas antes de considerar a possibilidade de um plano pago, é importante fazer alguns testes iniciais com o ChatGPT e verificar na prática como ele pode ser útil.

Ou seja, você precisa saber como usar o ChatGPT para favorecer os processos do seu negócio, melhorando, por exemplo, sua produtividade.

Antes de pensar sobre quais são os melhores comandos, você precisa fazer seu cadastro e conhecer o funcionamento do ChatGPT na prática.

Veja o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o site oficial da OpenAI, organização criadora do ChatGPT;
  2. Clique no botão “Try ChatGPT”;
  3. Na página seguinte, clique em “Log in”, para fazer seu login na plataforma;
  4. Você pode acessar o sistema de três maneiras diferentes. A primeira delas é a partir de uma conta Google; a segunda é a partir de uma conta Microsoft; e a terceira é criando uma conta própria na plataforma. Basta escolher a opção mais adequada para você;
  5. Após definir sua conta de acesso, a página seguinte vai solicitar o seu nome e o seu sobrenome. Digite-os e clique em “Continue”. Neste momento, você deve concordar com os termos de uso da plataforma e confirmar que tem mais de 18 anos de idade;
  6. O sistema vai solicitar um número de telefone para verificação. Você deve digitá-lo sem esquecer o DDD e o código do país. Em seguida, clique em “Send code”;
  7. Você vai receber o código de verificação de seis dígitos por mensagem de texto no seu celular e deve digitá-lo na página seguinte da plataforma;
  8. Um campo de busca será aberto no rodapé da página. Basta, então, digitar as perguntas ou solicitações que você deseja fazer e aguardar as respostas do ChatGPT.

Vamos ver em seguida algumas dicas de comandos para que você aprenda como usar o ChatGPT de forma mais direcionada dentro de suas rotinas.

Dicas de comandos para utilizar o ChatGPT cotidianamente

Agora que você já sabe como usar o ChatGPT, caso planeje utilizá-lo no dia a dia da sua empresa, é importante ir além dos comandos mais generalizados. 

Quanto mais específico você for, maiores serão as chances de obter um resultado personalizado que se adeque plenamente às necessidades e expectativas referentes ao seu negócio.

Veja abaixo algumas dicas essenciais para utilizar na elaboração de seus comandos.

Defina uma persona

Existem diversas estratégias que você pode aplicar conjuntamente para tornar os comandos dados ao ChatGPT mais específicos e personalizados. A partir de sua aplicação, você vai, aos poucos, adquirindo mais familiaridade com a plataforma e aprendendo como usar o ChatGPT de maneira mais direcionada. 

A primeira dessas estratégias é a criação de uma persona que vai auxiliar na definição da linguagem do texto a ser criado.

Quanto mais detalhes sobre a sua persona forem especificados, mais satisfatório será o resultado obtido.

Por exemplo, se você deseja criar um texto literário, pode solicitar ao chat GTP que escreva de acordo com determinada corrente da literatura ou imitando o estilo de algum escritor. 

Se você pretende elaborar um relatório financeiro, pode pedir ao ChatGPT que escreva como um contador.

Se sua intenção é criar respostas automáticas para serem enviadas pelo seu serviço de atendimento ao cliente, pode fornecer dados sobre o seu público-alvo para que a ferramenta ajuste a linguagem.

Enfim, é notável o impacto que esta definição tem sobre o estilo, o vocabulário e a formatação da resposta que será elaborada pelo ChatGPT.

Seja específico na definição da tarefa

Uma tendência natural é a utilização de comandos curtos e simples na esperança de que isso ajude o ChatGPT a obter respostas mais complexas.

Na prática, essa lógica não funciona. Os comandos podem ser longos. Você pode fornecer diversas orientações. É isso que tornará a sua resposta personalizada.

Se você estiver elaborando um conteúdo para ser aplicado ao treinamento da sua equipe de atendimento, por exemplo, deverá considerar as habilidades específicas que os seus colaboradores precisam desenvolver.

Ebook ESM

Caso você digite um comando geral como “Elabore um roteiro de treinamento para profissionais de atendimento”, a resposta será generalista e não vai atender às suas necessidades.

Você poderia, por exemplo, reelaborar este comando, informando que o treinamento é para o setor de atendimento de uma empresa que trabalha com softwares, que o foco do treinamento é a melhoria da satisfação dos clientes no que diz respeito ao uso de todas as funcionalidades do software e que a empresa tem tido dificuldades relacionadas à comunicação interpessoal.

Quanto mais detalhes você inserir, mais específico será o roteiro sugerido pelo ChatGPT. Você pode estabelecer ainda mais contexto informando exceções e restrições a serem consideradas no texto.

Defina o formato do texto

Outro detalhe importante é a escolha do formato de texto que você deseja obter. Lembre-se de que você está interagindo com uma tecnologia avançada.

A inteligência artificial é capaz de elaborar textos nos mais diversos formatos, mesmo que as fontes dos dados não estejam necessariamente no mesmo formato.

Então, se você precisa, por exemplo, definir um passo a passo para a execução de determinada tarefa pela sua equipe, solicite um texto em formato de lista.

Você também pode indicar um número mínimo ou máximo de caracteres e de palavras, além de solicitar que o ChatGPT faça resumos de diferentes documentos.

Liste pontos de melhoria

Sim, a interação com o ChatGPT funciona como uma conversa via chat comum e você pode solicitar melhorias nas respostas obtidas.

Por exemplo, você pode inserir um comando para que determinado parágrafo seja mais detalhado ou para que determinado assunto seja melhor desenvolvido em mais parágrafos.

Você também pode solicitar a remoção ou substituição de determinada expressão. Assim, será possível refinar a versão final do conteúdo que está sendo elaborado.

Vale lembrar que todo conteúdo disponibilizado pelo ChatGPT tem origem na Web, ou seja, outra pessoa já escreveu sobre isso e colocou esse conteúdo no mundo. Por isso, ele não deve ser usado para a criação de conteúdos autorais, como livros e e-books. 

Agora que você já conhece as mais relevantes estratégias sobre como usar o ChatGPT, que tal integrá-lo ao seu negócio de maneira rápida e eficaz? Conte com a Desk Manager para descobrir mais informações sobre a plataforma. Basta acessar nossos demais conteúdos sobre o assunto.

Nova call to action

Compartilhe

Posts relacionados

Um Sistema Help Desk é útil para eliminar processos manuais em relação..
Se sua empresa está precisando de um sistema de help desk, não..
Mais lidos
A dinâmica quebra-gelo é uma atividade planejada para reduzir as inibições e estimular as interações..
Você tem dúvidas sobre a elaboração de mensagens para clientes inativos? Acesse nosso blog e..
Você sabe o que é Help Desk? Ele veio para revolucionar o atendimento e começou..
Você sabe o que é um kickoff? Descubra agora e entenda como essa etapa no..

Receba nossa newsletter

Tenha acesso a conteúdos de valor sobre atendimento, sucesso do cliente, tecnologia e muito mais.

Você está pronto para uma jornada de sucesso?

Peça uma demonstração gratuita e conheça a Desk Manager, uma plataforma que proporciona uma experiência completa com sistema help desk e service desk.