Chatbot no Whatsapp Business: conheça essa integração

Nova call to action

ocê já sabe que a Desk Manager possibilita a integração com ótimas ferramentas dos mais diversos segmentos, incluindo, é claro, o WhatsApp. Mas a novidade é que nossa plataforma também possibilita a implementação de um chatbot no WhatsApp Business.

O chatbot vem sendo aplicado a diferentes plataformas agregando cada vez mais qualidade ao atendimento ao cliente e contribuindo para o sucesso dos negócios em diversos segmentos.

A ferramenta é conhecida também como robô que conversa e possibilita o envio de respostas automáticas aos clientes de acordo com o conteúdo das mensagens recebidas.

Essa automatização do atendimento ao cliente não elimina a necessidade de contar com atendentes humanos, mas agiliza as respostas às demandas mais recorrentes.

Quando falamos especificamente de chatbot para WhatsApp, a ferramenta torna-se ainda mais promissora, pois o aplicativo de troca de mensagens está presente no cotidiano de consumidores com diferentes perfis.

Assim, quando você utiliza o WhatsApp Business e disponibiliza este canal de comunicação para os seus clientes, faz muito sentido contar com um chatbot.

Se a implementação do chatbot no WhatsApp Business faz parte dos seus planos, você precisa continuar a leitura deste artigo.

Nos próximos tópicos vamos falar sobre os benefícios deste canal automatizado para o seu negócio e explicar a integração que a Desk Manager possui para unir chatbot e WhatsApp. 

Benefícios de utilizar um chatbot no WhatsApp

Antes de entender as vantagens de contar com o chatbot no WhatsApp Business, é importante relembrar o quanto a inclusão do WhatsApp no seu atendimento ao cliente é importante.

Esse aplicativo é um dos mais utilizados em todo o mundo e está instalado em quase todos os smartphones utilizados pelos brasileiros.

Sendo assim, a principal justificativa para disponibilizar este canal para que seus clientes entrem em contato com a sua marca é a familiaridade deles com a ferramenta.

Muitas pessoas consideram muito mais fácil enviar uma mensagem por WhatsApp do que ter que fazer uma ligação telefônica, por exemplo. 

Além disso, o WhatsApp Business conta com recursos que podem ajudar a alavancar os negócios, como a criação de catálogos e a própria integração com chatbots.

O chatbot no WhatsApp Business tem sido muito procurado pelas empresas e agradado muito aos clientes.

Por ser conhecido pela instantaneidade do envio e recebimento de mensagens, o WhatsApp pressupõe a agilidade da interação e esse é o primeiro benefício a ser destacado quando você decide criar um chatbot no WhatsApp Business.

A automatização das respostas de acordo com a identificação das demandas é possível graças à inteligência artificial e ao machine learning.

Nova call to action

Assim, você pode utilizar a integração entre WhatsApp e chatbot para informar ao seu cliente o status do pedido dele ou possibilitar a emissão da segunda via de um boleto, por exemplo.

Esse tipo de demanda é bastante comum e extremamente simples, mas o alto volume pode representar muitas horas de trabalho para que um integrante do seu time consiga atender individualmente a cada solicitação.

Além disso, a automatização desse tipo de atendimento possibilita a solução que o cliente solicita de forma muito mais rápida.

Nesse contexto, o chatbot para WhatsApp deve ser entendido como um recurso promissor e muito valioso para o seu negócio, podendo ajudar de várias maneiras.

Além da agilidade, podemos destacar mais alguns benefícios que estão diretamente ligados a ela:

  • Interação instantânea e eficaz: as demandas podem ser resolvidas com alguns cliques e em poucos minutos;
  • Aumento da disponibilidade do negócio: com o chatbot no WhatsApp Business, você pode oferecer um atendimento 24 horas por dia e sete dias por semana sem grandes dificuldades;
  • Expansão do alcance do negócio: com a automatização proporcionada pelo chatbot para WhatsApp, você consegue atender satisfatoriamente um número muito maior de clientes e futuros clientes; 
  • Suporte em tempo real: o cliente 4.0 não quer ter que esperar alguns dias úteis para obter a resposta sobre sua demanda. Ele é imediatista e quando obtém respostas em tempo real são maiores as chances de tornar-se fiel a uma empresa;
  • Personalização da experiência do cliente: a automatização não precisa tornar a experiência do cliente monótona e padronizada. Pelo contrário, a inteligência artificial pode inclusive captar demandas implícitas nas interações e favorecer de diversas formas a personalização do seu atendimento;
  • Otimização do tempo da equipe de atendimento: com a automatização das demandas mais recorrentes, o tempo dos integrantes da sua equipe pode ser empregado na solução de demandas mais complexas;
  • Comunicação mais segura: a criptografia de ponta a ponta utilizada no WhatsApp melhora a segurança dos dados que são compartilhados nas interações;
  • Encurtamento do ciclo de vendas: a automatização pode solucionar rapidamente as principais dúvidas que surgem antes que um cliente faça uma aquisição, tornando o ciclo de vendas mais simples;
  • Aumento do reconhecimento da marca: a eficácia das soluções e a instantaneidade das respostas serão vistas com bons olhos pelos clientes e sua marca ganhará confiabilidade.

Por todas essas razões e pela aceleração da tendência do atendimento digital devido à pandemia da Covid-19, muitas empresas já estão usando o chatbot para WhatsApp e obtendo bons resultados.

A solução é benéfica para pequenas, médias e grandes empresas de todos os segmentos justamente devido à popularidade do WhatsApp e à necessidade de soluções ágeis.

Com todas essas vantagens, você já deve estar se perguntando qual é o primeiro passo para disponibilizar o quanto antes esse recurso dentro do seu atendimento ao cliente.

No próximo tópico, você vai saber como criar um chatbot para WhatsApp utilizando o Desk Manager

Usando o Chat Automatizado para atendimento no WhatsApp Business

Como criar um chatbot para WhatsApp

Para criar um chatbot no WhatsApp a partir da plataforma Desk Manager, você deve utilizar o aplicativo “Painel”.

A partir do botão “fluxo de conversas”, você consegue criar o workflow onde será desenhado o bot.

Como o workflow é baseado no canal, é neste momento que você deve selecionar o WhatsApp como canal de implementação do chatbot.

Também é preciso selecionar o grupo de atendimento ao qual o chatbot vai ser dedicado. Para cada grupo é possível selecionar uma trilha de questionários ou fluxo de trabalho.

Você pode criar diversos fluxos, conforme o perfil do seu negócio e dos clientes, e cada fluxo criado deve ser associado ao canal correspondente. No caso, o canal que nos interessa é o WhatsApp.

Depois do cadastramento de um fluxo específico, você deve clicar sobre o nome dele com o botão direito do mouse e selecionar a opção “construtor do fluxo de conversas”.

A partir deste momento, você deverá adicionar os itens do seu fluxo. As opções possíveis são as seguintes:

  • Pergunta ou questionário com opções de 1 a 9;
  • Resposta com frase pronta;
  • Registro de chamado e encaminhamento para um atendente humano;
  • Registro de chamado com first call resolution e finalização ao mesmo tempo.

Suponhamos que você crie um fluxo que começa com uma pergunta. Nesse caso, dentro do fluxograma, você deverá adicionar outra interação para cada resposta possível.

Nova call to action

E assim, você vai criando as diversas linhas do seu fluxograma de acordo com as quatro categorias de interações.

Com os recursos disponíveis, é possível criar tanto fluxos simples quanto os complexos, de modo a atender adequadamente a demanda dos seus clientes.

Viu como é simples a implementação do chatbot para WhatsApp com a Desk Manager? Se você ainda não conhece nossa plataforma, faça um teste gratuito! Até o próximo artigo!

Por Rafael Fialho Teixeira em 27/04/2022