Chatbot para farmácias: como funciona e porque utilizar

Help Desk para Gestão de Atendimento

O chatbot é uma tecnologia cuja aplicação vem sendo muito ampliada nos últimos anos com resultados promissores para empresas de diversos segmentos, sobretudo quando se pensa na otimização do trabalho operacional de atendimento, o que pode ser verificado de diversas formas nas aplicações do chatbot para farmácias. 

A interface automatizada pode melhorar a satisfação do cliente e aumentar as vendas, num contexto em que a maioria das grandes farmácias já atendem por delivery. 

O robot bot é um software programado para efetuar e gerenciar tarefas de forma automatizada com base na inserção prévia de dados. 

No caso da aplicação dos chatbots no atendimento, há uma criação de conversas entre o robô e pessoas reais, simulando a interação que os clientes teriam sendo atendidos por funcionários humanos. 

Essa realidade já está se tornando presente também em empresas de menor porte, sendo cada vez mais comum a busca pela implementação do chatbot para farmácias. 

Isso acontece por conta do potencial da ferramenta para reduzir custos, fortalecer marcas e solucionar demandas que antes levavam muito mais tempo.

O chatbot para farmácia pode, por exemplo, traduzir dados de faturamento, estoque e descontos para o gestor e para os atendentes, funcionando como um guia para o engajamento da equipe.

Além disso, ele também pode responder às principais dúvidas dos clientes 24 horas por dia e sete dias por semana.

Ao ler este artigo, você vai entender como funciona o atendimento farmacêutico via chatbot e quais são as suas vantagens. 

Usando o Chat Automatizado em Farmácias

Como funciona o chatbot para farmácias?

O atendimento de farmácia online com o uso do chatbot pode ser a forma mais fácil de interagir a distância com seus clientes e passar informações importantes para eles. 

O chatbot pode explicar os serviços oferecidos e informar sobre medicamentos e outros produtos disponíveis. 

Ele pode tirar as dúvidas relativas aos medicamentos, como para que eles servem, quais são as contraindicações, qual é a posologia e se existe algum genérico ou outra opção similar. 

Mas, como o mercado farmacêutico tem características específicas, como a questão da regulamentação e da farmacovigilância, o segmento tende a ser bastante apegado aos atendimentos tradicionais e um pouco resistente em relação à implementação de novas tecnologias. 

Por outro lado, a pandemia da Covid-19 acelerou o processo de transformação digital e incentivou a implementação do delivery e de novos recursos para o atendimento online. 

É nesse contexto que as grandes farmácias aderiram ao chatbot em seus processos, incentivando também as de médio e pequeno porte a fazerem o mesmo.

No tópico seguinte, você vai conferir algumas das possíveis aplicações do chatbot para farmácias.

Aplicações do chatbot para farmácias

Quando se fala na implementação do chatbot para farmácias logo se pensa em sua utilização dentro do atendimento de farmácia online

Porém, ele também pode aumentar a eficiência de outros processos, reduzindo custos operacionais e promovendo o engajamento da equipe.

Vamos explorar, em seguida, a aplicação do chatbot para farmácias nas áreas do atendimento, do marketing e da logística.

Atendimento farmacêutico via chatbot

Os clientes que procuram por produtos farmacêuticos esperam ser atendidos de maneira ágil e por alguém que demonstre segurança e conhecimento sobre os medicamentos.

É nesse sentido que o chatbot pode representar o aumento da confiabilidade da marca, já que está sempre a postos para responder a dúvidas e realizar vendas. 

Uma pesquisa da Hubspot mostrou que quase metade dos atendentes do setor farmacêutico não têm tempo hábil para lidar com todas as demandas que recebem ao longo do dia. 

Além disso, 16% deles têm dificuldade na organização e priorização dos atendimentos. Esse tipo de situação pode ser resolvida rapidamente com a implementação do atendimento de farmácia via chatbot.  

O chatbot poderá recolher dados dos clientes, dar informações sobre medicamentos e responder às dúvidas frequentes, além de efetuar vendas na prática e enviar e receber arquivos em PDF, imagens ou vídeos.  

Enfim, a ferramenta representa agilidade para o atendimento, sobretudo porque funciona ininterruptamente e você continua podendo encaminhar solicitações mais complexas para atendentes humanos.

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Logística farmacêutica via chatbot 

Na logística, o chatbot para farmácias ajudam no planejamento e otimização do estoque, na viabilidade e monitoramento das cargas e na redução de custos e perdas

No primeiro caso, as informações processadas pelos bots auxiliam os gestores na tomada de decisões a partir de dados, como, por exemplo, a movimentação de cada produto em um determinado intervalo de tempo. 

Isso ajuda a ter um controle do nível de estoque em tempo real, o que é imprescindível nas áreas ligadas à saúde. 

Para a manutenção da vida e da saúde dos pacientes, é fundamental que os medicamentos sejam entregues ou estejam disponíveis dentro do prazo estipulado. 

No que diz respeito ao monitoramento de cargas, você pode integrar um bot à sua frota para que ele dispare automaticamente uma mensagem indicando a mudança de localização ou alertas sobre a necessidade de manutenção do transporte, promovendo também a segurança da equipe.

Por fim, vale lembrar também que o chatbot pode reduzir os custos ao ser utilizado, por exemplo, na confirmação de pedidos, nas informações sobre o andamento das entregas e na confirmação de recebimentos, já que com esse tipo de atuação os erros são evitados e os processos melhor controlados. 

Marketing farmacêutico via chatbot

No que diz respeito ao marketing, o chatbot é um poderoso aliado para captar, reter e fidelizar clientes

Ele pode, por exemplo, ser utilizado em campanhas com click-to-messenger, levando os leads a uma qualificação automatizada

A partir do primeiro contato dos clientes com o chatbot, quando é dado o opt-in, o disparo de notificações vai ajudar, por exemplo, a evitar o abandono do carrinho. 

Além disso, o chatbot também é um ótimo meio para realizar pesquisas de satisfação, com a obtenção e organização de dados de maneira simples e rápida. 

Por fim, o chatbot pode ser disponibilizado para que os médicos acessem facilmente informações técnicas sobre medicamentos e solicitem a visita de um representante. 


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Por que utilizar o chatbot para farmácias?

Como vimos, são diversas as possibilidades de utilização do chatbot não apenas no atendimento farmacêutico. Com isso, são visíveis várias vantagens que ele pode representar. Vejamos algumas delas:

Oferecimento de informações sobre medicamentos e outros produtos

O chatbot pode funcionar como um assistente virtual que informa os usuários sobre diversos assuntos.

Ele pode solucionar dúvidas sobre a administração de medicamentos ou sobre a utilização de outros produtos. 

Nesse sentido, ele também pode ser pensado como uma forma de educar os clientes no que diz respeito a seguir o tratamento conforme a recomendação médica e a evitar possíveis efeitos colaterais. 

Automatização de processos repetitivos

O chatbot para farmácias pode se integrar ao seu sistema de gestão do relacionamento com o cliente, automatizando esse processo.

Isso vai representar uma redução de custos e otimizar o tempo da equipe de atendimento, que poderá se concentrar nas tarefas não repetitivas e de maior complexidade. 

Fortalecimento do relacionamento com o cliente

Quando você disponibiliza o chatbot para tirar dúvidas instantaneamente, por exemplo, dentro do seu site, as interações se tornam mais ágeis, práticas e intuitivas.

Isso aumenta a confiança do cliente na empresa e cria uma proximidade que vai favorecer a fidelização

Promoção de novos produtos

O chatbot pode ser utilizado para tirar dúvidas dos clientes sobre vários assuntos, inclusive sobre o catálogo de produtos disponíveis. 

Os dados dessas interações podem ser armazenados e aplicados na promoção de novos produtos do interesse de cada perfil de clientes. 

Assim, o chabot é um colaborador indireto no planejamento de campanhas de marketing a partir da identificação de tendências no comportamento dos clientes. 

Para obter todos esses benefícios, você precisa contar com um bom sistema de Help Desk, e a Desk Manager, uma das melhores opções do mercado, também facilita a implementação do chatbot. Faça um teste gratuito ainda hoje!

Gamificação para Atendimento

Por Rafael Fialho Teixeira em 30/05/2022