Chat em tempo real: conheça as soluções da Desk Manager

Sua empresa oferece um chat em tempo real para os clientes? Se não, talvez seja hora de pensar nessa possibilidade.

Afinal, diversas situações levam os consumidores a buscar por outras empresas em detrimento da sua. Entre elas, o longo tempo de espera para o atendimento é uma forte motivação para quase 60% dos brasileiros, segundo uma pesquisa da PwC

Além disso, também não se pode esquecer que a velocidade é um atributo de grande peso na experiência do cliente. Sendo, especialmente para a geração Z, algo básico durante o processo de compra. 

Nesse cenário, em que a agilidade conta muito para a satisfação do consumidor, o chat de suporte em tempo real pode ser um forte aliado. 

É exatamente por seu potencial que hoje vamos falar sobre esse canal de atendimento tão importante. 

A seguir, você pode descobrir mais sobre o chat online, além de conferir suas vantagens e entender como a Desk Manager pode ajudar a implementar esse canal. 

Continue a leitura!

O que é chat em tempo real?

Muito provavelmente você já entrou em contato com uma empresa via chat, seja para esclarecer uma dúvida antes de uma compra ou para solicitar um suporte

Hoje, dificilmente encontramos um site online que não ofereça esse meio de contato. Por isso, se ele ainda não faz parte dos canais da sua empresa, você acaba ficando para trás. 

Basicamente, o chat em tempo real é um canal de atendimento que oferece resposta imediata. 

Ou seja, diferente do e-mail, que o cliente pode receber a resposta horas ou dias depois, o chat permite que ele tenha um retorno instantâneo, mesmo que isso não signifique a solução total da sua solicitação. 

Além disso, o chat também pode ser implementado em diferentes meios, como no site da empresa, nas redes sociais, em aplicativos próprios, entre outros.

Tudo isso, somado ao fato que é possível utilizar chatbots e assistentes virtuais, tornam o chat em tempo real um meio de comunicação versátil, eficiente e ágil. 

Ferramenta de Help Desk e Atendimento integrado com WhatsApp

3 vantagens atendimento ao cliente via chat

Agora que você sabe o que é chat em tempo real, vamos entender quais os benefícios desse canal para o atendimento ao cliente. 

Melhora experiência do cliente 

Não dá para falar em atendimento via chat sem relacioná-lo com a experiência do cliente. Afinal, como vimos no início desse conteúdo, a agilidade é um aspecto relevante para o consumidor atual. 

Portanto, tudo o que favorece a ele ter um retorno mais rápido se torna uma excelente opção. 

Certamente, quando precisa de um suporte, o consumidor espera recebê-lo o mais rápido possível

Um pedido atrasado ou um produto que chegou, mas ele deseja trocar, são apenas dois exemplos de situações em que, provavelmente, o cliente espera solucionar rápido. 

Nessas horas, ter um chat em tempo real, onde suas dúvidas são respondidas imediatamente, pode ser um ponto extra para uma experiência positiva.

Isso dificilmente aconteceria ao entrar em contato via e-mail, por exemplo. Afinal, o cliente precisaria esperar e isso não é algo que agrada o consumidor atual

Além disso, um bônus que torna o chat favorável para uma boa experiência é a possibilidade de ter a conversa salva e, em alguns casos, enviada por e-mail, deixando o atendimento registrado. 

Aumenta a produtividade da equipe

Como vimos, o chat também oferece a possibilidade de utilizar tecnologias como os chatbots e as assistentes virtuais para tornar o atendimento mais ágil.

Quando essas ferramentas são utilizadas, você permite ao usuário realizar um autoatendimento, recebendo respostas rápidas para questões mais simples.

Isso reduz o volume de chamados, uma vez que as respostas pré-elaboradas podem ser suficientes para muitas das dúvidas dos clientes.

Automaticamente, com os chamados de solução mais simples concluídos, os atendentes podem otimizar o tempo de trabalho e se dedicar às questões mais complexas, o que é muito benéfico para a produtividade da equipe. 

Aplicativo Chat

No entanto, mesmo que você não conte com recursos de autoatendimento, a produtividade da sua equipe pode melhorar com um chat de tempo real, já que o colaborador pode atender clientes simultaneamente nesse canal. 

Atendimento disponível 24 horas

Outra vantagem do chat para o atendimento ao cliente é a possibilidade de oferecer suporte por mais tempo, não se limitando ao horário comercial que muitas empresas funcionam.

Para isso, é preciso utilizar um programa que permita o uso de chatbots, para deixar respostas pré-programadas para que o cliente receba o retorno assim que entrar em contato.

Isso permite que sua empresa ofereça um canal de atendimento 24 horas, o que pode contribuir para a satisfação do consumidor.

Como a Desk Manager pode facilitar o atendimento rápido ao cliente 

Se depois de conhecer as vantagens do chat em tempo real, você decidiu oferecer esse canal de atendimento também para os seus clientes, saiba que a Desk Manager pode ajudar.

Nossa solução oferece o aplicativo Chat que pode ser integrado aos apps de mensagens instantâneas WhatsApp e Telegram. 

Nele, você pode programar respostas frequentes, transferir conversas, entre outros recursos.

Além disso, você pode gerenciar os atendimentos direto da plataforma Desk Manager, organizando as conversas que estão na fila, em atendimento e os contatos em geral.

Legal, não é?

E tem mais: clientes Desk Manager também possuem um aplicativo de chat interno disponível. Uma solução desenvolvida para otimizar, facilitar e organizar o contato entre as equipes da sua empresa.

Abaixo, você pode conferir um vídeo sobre a funcionalidade chat, entendendo suas vantagens, como usar e configurar: 

Como pudemos ver, são muitos os ganhos que o chat em tempo real pode trazer para o atendimento ao cliente de uma empresa — assim como para sua comunicação interna.

Por isso, se você quer se beneficiar desse tipo de gerenciamento, aproveite o período de teste gratuito do Desk Manager para ver, na prática, como o App Chat e o App Chat Interno funcionam. 

Experimente e veja como nossa ferramenta pode ajudar você a organizar processos e facilitar a comunicação dos colaboradores, além de impactar positivamente na satisfação e experiência dos consumidores. 

Por Rafael Fialho Teixeira em 18/02/2022