Chat ao vivo: melhor software para atendimento em tempo real

Entre os recursos empregados no atendimento ao cliente, o chat ao vivo é praticamente indispensável, já que os próprios clientes de diferentes segmentos esperam contar com esta opção.

Assim, se você ainda não conta com o chat de conversa online integrando sua central de atendimento ao cliente ao vivo, é hora de considerar essa implementação. 

Muitas mudanças têm acontecido na comunicação entre empresas e clientes, que cada vez mais se torna dinâmica, direta e rápida. A ascensão das redes sociais favoreceu o imediatismo das interações e deu a elas um tom muito mais íntimo. 

Além disso, os aplicativos de troca de mensagens, como o WhatsApp, intensificaram o hábito das conversas por escrito.

Foi a partir desses fenômenos que as marcas começaram a utilizar o chat online ao vivo inserido dentro do próprio site da empresa para receber as demandas dos clientes. 

Ao ler os próximos tópicos, você vai entender o que é o atendimento de chat online, por que você deve utilizá-lo em seu negócio e qual é a importância de sua implementação. 

Confira!

Em que consiste o atendimento ao cliente via chat ao vivo?

O chat de atendimento é muito semelhante às salas de chat ao vivo que se popularizaram décadas atrás. 

Mas, ao invés de trocar mensagens sobre afinidades ou temas específicos, o chat de suporte em tempo real permite aos clientes de empresas de vários segmentos a possibilidade de conversar com um atendente ao vivo

Como as mensagens escritas já fazem parte do cotidiano de grande parte das pessoas, o suporte via chat é uma expectativa dos consumidores de produtos e serviços dos mais diversos segmentos. 

Isso acontece porque o atendimento ao cliente via chat é um canal de comunicação rápido e acessível, perfeitamente capaz de satisfazer as necessidades dos clientes que o procuram. 

Por outro lado, em comparação com outros canais de atendimento, o chat ao vivo representa custos bastante baixos para as empresas

O serviço de chat em tempo real é muito versátil e pode ser implementado em diferentes plataformas, desde as redes sociais até os aplicativos e o próprio site da empresa. 

Outra vantagem é que você pode tanto contar com um atendente de chat online para conversar com os clientes quanto automatizar esta tarefa, implementando o chatbot.

Nesse caso, você economiza em recursos humanos ao empregar a inteligência artificial para que o sistema identifique as perguntas frequentes e as responda automaticamente apontando as soluções.

Outra possibilidade bastante utilizada é a mistura do chat automatizado com o bate papo em tempo real com um atendente.

Nesse caso, o chatbot funciona como um filtro respondendo as questões mais simples e frequentes e encaminhando o cliente para uma interação com um atendente nos casos que não puderem ser solucionados de forma automática. 

Essa possibilidade funciona muito bem, já que a automação é necessária, mas não pode ser a única opção. 

O cliente precisa sempre contar com a possibilidade de conversar com um atendente humano, independentemente do canal utilizado. E essa possibilidade precisa ficar muito clara durante toda a interação. 

Aplicativo Chat

Por mais que haja uma busca pela humanização dos assistentes virtuais, o cliente deve estar ciente da automatização. 

Por que usar o chat de conversa online no atendimento?

Como dissemos anteriormente, o atendimento ao cliente ao vivo via chat é uma expectativa, ou seja, o público espera contar com essa opção quando precisar da ajuda da empresa. 

Na atualidade, muitas pessoas não têm mais o hábito de fazer ligações telefônicas, por exemplo. Por isso, o seu suporte ao cliente não pode se basear somente nos canais de comunicação tradicionais

A comunicação com o cliente precisa ser direta, acessível e conveniente. É preciso disponibilizar os canais que estão presentes no cotidiano do seu público-alvo.

Este é o principal argumento para que você passe a utilizar o chat em tempo real no seu serviço de atendimento e suporte ao cliente, mas não é o único. 

Outro bom motivo para fazer essa implementação é a imagem positiva, acessível e profissional que a empresa imprime quando oferece o suporte por esse tipo de canal. 

O chat ao vivo mostra aos clientes que a empresa está sempre pronta e disposta a ajudá-los, priorizando uma comunicação imediata e compreendendo seu senso de urgência. 

A otimização dos recursos e do tempo da sua equipe de atendimento também é um ótimo motivo para utilizar o chat ao vivo.

Isso sem falar na economia de recursos, já que o atendimento ao cliente via chat é barato e fácil de implementar e de manter ao longo do tempo. 

Qual é a importância do chat online ao vivo como canal de atendimento?

Na área do marketing, o grande desafio sempre foi encontrar oportunidades de interagir com os clientes que já conhecem a marca e também os clientes em potencial.

Mas pensando no funcionamento da empresa como um todo, essas possibilidades de contato com o cliente são fundamentais para que o negócio se consolide e atinja seus objetivos. 

Ferramenta de Help Desk e Atendimento integrado com WhatsApp

E para atrair a atenção do cliente, o melhor caminho é estar nos locais que ele frequenta e utilizar os canais de comunicação mais presentes em seu cotidiano

Nesse sentido, é preciso acompanhar a evolução dos canais de comunicação. Não adianta priorizar o atendimento por telefone, se o consumidor já não está mais acostumado a fazer ligações. 

Na atualidade, as pessoas utilizam aplicativos de mensagens e redes sociais para interagirem com familiares e amigos.

Então, as empresas precisam investir no atendimento instantâneo com a utilização das mensagens por texto. 

Dessa forma, o contato do consumidor com a marca acontece de forma simples e natural, sem demandar muito esforço da parte dele. 

Implementando o chat ao vivo no seu atendimento

Agora que você já compreendeu os benefícios e a importância do chat de conversa online para o seu atendimento, é hora de implementá-lo.

Como dissemos, este é um processo simples e de baixo custo. Para começar, você deve escolher as plataformas a serem utilizadas, selecionar as perguntas mais frequentes vindas dos clientes, definir quais partes do atendimento podem ser automatizadas e criar um padrão de qualidade a ser seguido nas ações de atendimento. 

A Desk Manager pode te ajudar muito nesse contexto. Nosso software oferece soluções completas de Service Desk e Help Desk, incluindo a utilização do chat de atendimento.

A plataforma se integra ao controle de chamados e otimiza a sua gestão de atendimento com dashboards dinâmicos divididos por aplicativos que facilitam a sua operação.

Você pode, por exemplo, criar um horário diário de atendimento dentro do aplicativo de chat e supervisionar em tempo real a atuação da sua equipe.

Para verificar na prática o quanto a Desk Manager pode te ajudar na implementação do atendimento via chat ao vivo, você pode fazer um teste gratuito. Experimente! Você não paga nada se não gostar. 

Por Fabio Teles em 04/04/2022