Atualmente, é suficientemente claro que as empresas buscam sempre melhorar o relacionamento com o cliente. E isso não engloba apenas oferecer o melhor serviço, mas também o melhor atendimento.
Para que isso seja possível, toda empresa — desde a portaria até a diretoria — precisa estar alinhada e voltada para o mesmo objetivo.
Sabemos que a forma de se atender um cliente é a linha tênue que separa a empresa do sucesso ou do fracasso.
Atender um cliente de forma cordial e solícita é o mínimo que se espera de um atendimento e isto não faz com que sua empresa tenha um diferencial perante seus concorrentes.
Por isso, para se destacar é preciso ir além, é preciso personalizar o atendimento de acordo com a necessidade de cada cliente.
Personalizar o atendimento não é uma tarefa fácil e depende de alguns fatores cruciais, entre eles: um produto que atenda as necessidades reais de seu cliente, processos internos claros e bem definidos e uma equipe engajada, motivada e voltada para os objetivos buscados pela empresa.
É fato que não adianta a empresa oferecer o melhor produto, ter os processos mais desenvolvidos que seus concorrentes se sua equipe não está motivada e não busca oferecer as melhores soluções disponíveis aos seus clientes.
Pensando no lado humano desta equação, este artigo trará sugestões de como valorizar e reconhecer todo esforço despendido pela sua equipe.
São pequenas ações que podem mudar completamente o clima organizacional da sua empresa e dar cara nova ao seu atendimento. Acompanhe.
Reconhecimento X Recompensa
Para mudar o clima organizacional da sua empresa, primeiro você precisa saber como seus colaboradores se sentem no seu dia a dia.
Aplicar uma pesquisa de clima é uma forma eficaz de se medir a motivação, o entusiasmo e o engajamento de sua equipe.
Porém, para se buscar a sinceridade e adesão desejadas, a pesquisa deverá ser anônima, para que os colaboradores se sintam seguros em falar o que realmente acontece e como se sentem no dia a dia dentro da empresa.
A valorização do colaborador, além de ser uma excelente estratégia para fidelizar seu cliente, traz também uma mudança no clima organizacional, tornando o ambiente mais agradável de estar.
Reconhecer e recompensar o colaborador pelo bom desempenho é fundamental neste processo, e saber a diferença entre estes dois pontos é essencial.
O reconhecimento significa valorizar seu colaborador, isto é, fazer que ele perceba que é parte importante do equipe e que a empresa conta com ele para atingir suas metas e objetivos. Paralelamente a isso, recompensa significa investir em seu colaborador, através de salário compatível com o mercado, benefícios atrativos, investimento no desenvolvimento profissional, entre outros.
Ambas as formas de valorização devem caminhar lado a lado. Afinal, a motivação do seu colaborador por receber ótimas recompensas não irá durar muito tempo se não houver reconhecimento. E o reconhecimento constante parará de surtir efeito se o colaborador entender que não é recompensado como deveria.
Percebemos até aqui que para desenvolver estratégias de fidelização e captação de clientes é preciso ter uma equipe motivada e voltada para o negócio da empresa, mas como fazer isso de maneira assertiva?
A seguir, listaremos algumas ações que podem ser implementadas em sua empresa para que você tenha uma equipe engajada e preparada para atender seu cliente. Acompanhe a leitura!
Como motivar e engajar seus colaboradores?
Como citamos acima, é muito importante saber como seus colaboradores enxergam a organização e o que sentem e almejam dentro dela, isso tudo pode ser percebido na pesquisa de clima.
Com este resultado em mãos você como gestor poderá analisar e aplicar as melhores soluções para o seu negócio.
- Reconhecimento pelo bom trabalho: elogiar o bom trabalho feito pelo seu colaborador, valorizar seu esforço e dedicação frente a um desafio mais complexo é algo fácil de fazer e traz um maior engajamento com o negócio da empresa;
- Remuneração adequada: é fundamental oferecer remuneração e benefícios de acordo com o mercado para atrair e reter talentos para sua empresa. Aplicar gratificações e bonificações por atingir metas também são incentivos importantes que estimulam a equipe a buscar sempre os melhores resultados;
- Melhores condições de trabalho: para que sua equipe seja mais produtiva, a empresa deve fornecer boas condições de trabalho, tais como: ambiente com temperatura e iluminação adequadas; equipamentos e ferramentas de qualidade e materiais de apoio conforme a necessidade da sua equipe. Esses detalhes melhoram o desempenho e a qualidade das atividades desenvolvidas;
- Incentivar a capacitação profissional: com o avanço acelerado da tecnologia a empresa precisa estar sempre adaptando seu negócio. E com seu colaborador isso não pode ser diferente. Não tem como mantê-lo motivado e produtivo se ele não se sentir capacitado para desenvolver suas atividades. Investir em capacitação da equipe e em cursos e treinamentos é uma forma de proporcionar que a equipe tenha condições de atingir as metas estabelecidas;
- Incentivo nas decisões: uma das maneiras mais eficazes de se motivar um colaborador é mostrar que ele tem importância e valor para a empresa, e uma excelente forma de se conseguir isso é incluí-lo nas decisões importantes do seu departamento.
Vimos acima algumas alternativas que podem ser implantadas para melhoria do clima organizacional, da motivação e do alinhamento da equipe com a missão e valores da empresa. Acompanhe no próximo tópico qual o impacto destas ações ao seu negócio na totalidade.
Qual a importância da valorização da equipe para o negócio?
A motivação do cliente interno é tão importante quanto à satisfação do cliente externo, pois é o colaborador do atendimento que atua na linha de frente e tem contato direto com o seu consumidor.
A forma de atendimento diz muito sobre o que acontece na organização, já que será através dele que seu cliente terá acesso às soluções desenvolvidas pela sua empresa.
Com a valorização e motivação dos colaboradores é possível identificar melhoria em todo processo interno da empresa, como por exemplo:
- Redução da rotatividade;
- Aumento na geração de leads;
- Aumento da produtividade;
- Melhora no clima organizacional;
- Melhora no atendimento ao cliente.
Com isso, percebemos que toda ação voltada para o colaborador, seja ela positiva ou negativa, irá consequentemente refletir diretamente na forma como ele age dentro da empresa.
Portanto, investir em ações positivas e que impulsionem o crescimento profissional e a valorização do seu cliente interno é a forma assertiva de fazer seu negócio funcionar.