Desk Manager integrado ao Telegram

Help Desk para Gestão de Atendimento

Presente em 45% dos smartphones, o Telegram é um dos aplicativos de mensagens instantâneas muito utilizado por pessoas físicas e empresas no contato com os clientes.

De origem russa, o aplicativo surgiu em 2013 e, desde então, começou a demonstrar uma crescente no número de novos usuários.

Para agregar ainda mais no atendimento e suporte ao cliente, o Desk Manager realizou uma integração com a API do Telegram, permitindo que nossos clientes utilizem a aplicação direto da nossa plataforma.

A seguir, explicaremos como acontece a integração entre as aplicações e todas as vantagens que nossos clientes poderão utilizar para otimizar a rotina de trabalho dos mais diversos setores.

Agora o Desk Manager possui integração com Telegram

Segundo dados da pesquisa Panorama Mobile Time, da Opinion Box, o Telegram é utilizado no contato empresa e cliente para as seguintes finalidades:

  • Tirar dúvidas e pedir informações (63%);
  • Receber suporte técnico (61%);
  • Receber promoções (59%);
  • Comprar produtos e serviços (50%);
  • Cancelar serviços (38%).

O levantamento mostrou que o uso do aplicativo é um meio de comunicação muito interessante para oferecer aos clientes, tornando seu uso uma estratégia para quem deseja manter um contato ágil e direto com os consumidores.

Por isso, hoje os clientes Desk Manager podem aproveitar da integração com a API do Telegram para não apenas oferecer atendimentos mais rápidos, mas garantir o registro de todos os chamados e solicitações.

Abaixo, mostraremos todas as funcionalidades que a integração entre a plataforma e o aplicativo pode proporcionar para sua empresa.

Funcionalidades da integração com o Telegram

Pronto para entender quais são as funcionalidades entre o Desk Manager e o Telegram?

Para facilitar a integração entre os aplicativos de mensagens e a nossa plataforma, criamos o recurso lista de conversa, que mantém o registro dos atendimentos realizados pelas equipes.

Além disso, também é possível que as mensagens recebidas sejam distribuídas entre os grupos de atendimento disponíveis na empresa, como o suporte, atendimento, administrativo, entre outros.

Assim, ao iniciar o contato, o cliente seleciona com quem deseja falar e automaticamente esse redirecionamento é realizado.

Abaixo, veja outras possibilidades que a integração com a API do Telegram trouxe para nossos usuários.

Registro automático de chamado

Entre os recursos da integração, está o registro automático de chamados. Na prática, ao iniciar um atendimento, seja ele um contato realizado pelo próprio cliente ou pela empresa, automaticamente o Desk Manager registra um chamado no histórico daquele cliente.

Esse contato pode ser realizado tanto por clientes já cadastrados na base como com novos números.

Nesse segundo caso, a nossa plataforma fará o registro do solicitante para que a equipe não precise se preocupar com o registro do novo cliente ao final do atendimento.

Criação e gerenciamento de grupos de atendimento

Com a integração com a API do Telegram, é possível que a empresa estabeleça grupos de atendimento conforme os departamentos com os quais os clientes podem entrar em contato.

Transferência de conversas entre setores

Como falamos, outra possibilidade encontrada por meio da integração é a de fila de espera dos grupos de atendimento.

Isso significa que o cliente pode ser direcionado para o setor responsável pela demanda, caso haja operadores disponíveis para realizar o atendimento.

Busca de usuário por nickname

Em relação ao nickname do usuário do Telegram, a integração oferece dois recursos:

#1 – É possível fazer a busca por um cliente na base de contatos  por meio do seu nickname, e não apenas por seu número telefônico, se assim o atendente preferir.

#2 – Além disso, ele também pode ser usado para o registro do cliente. Isso porque, ao criar uma conta no aplicativo, todo usuário recebe um nickname, ou seja, um código único.

Essa nomenclatura pode ser utilizada pelo Desk Manager ao final do atendimento, para que o cadastro na base seja feito e o registro do chamado, seja computado.

Uso de recursos midiáticos nas conversas

Outra possibilidade da integração é o uso de recursos multimídia, muito utilizados diretamente nos aplicativos de mensagens.

Assim, ao recorrer ao Telegram por meio do Desk Manager, o atendente pode enviar e receber emojis, links, áudios e imagens durante a conversa com o cliente.

Assim como acontece com toda a conversa, as mídias enviadas também são arquivadas e continuam documentadas no registro do cliente na plataforma.

Respostas automáticas

Outra vantagem do atendimento por Telegram via Desk Manager, é o uso de respostas padronizadas durante o contato com o cliente, facilitando o atendimento e tornando a resolução da demanda mais rápida.

Essas frases prontas são escritas em nossa plataforma, separadas por setores e termos-chaves. Assim, elas podem ser enviadas a qualquer momento para o cliente durante o atendimento.

Para aproveitar o recurso, basta cadastrá-las no Desk Manager. Já para utilizá-las, basta fazer a busca pela resposta mais adequada para aquela conversa e enviar para o cliente.

Além disso, também é possível usufruir de recursos para personalizar essas frases, como automatizar a mensagem para que o cliente seja chamado pelo nome durante o uso das mensagens automáticas.

Métricas precisas de atendimento

Por fim, mas extremamente importante, está a possibilidade de acompanhar o tempo de atendimento total da conversa, que é dividido por meio do recurso “transferências para outros grupos de atendimento e operadores”.

Isso significa que as métricas coletadas pelo Desk Manager não possuem nenhum empecilho para visualização, e que o tempo de transferência entre equipes não é calculado para que a análise de produtividade e tempo de atendimento dos times não seja prejudicado.

Outras integrações do Desk Manager

O Desk Manager está sempre em busca das melhores integrações do mercado, para facilitar as operações dos nossos clientes.

Atualmente, é possível utilizar soluções de business intelligence, comunicação interna e externa, financeiro e muito mais direto do nosso software.

Abaixo, você pode conferir algumas das integrações oferecidas por nossa plataforma para complementar a gestão do seu negócio e melhorar os seus resultados.

E para saber mais sobre cada uma dessas integrações e outros recursos que também estão disponíveis no Desk Manager, acesse nossa página de integrações. Por lá, você pode ficar por dentro de todas as ferramentas que sua empresa pode utilizar simplificadamente e unificada no atendimento ao cliente.

Por Fabio Teles em 21/07/2021