SAC 4.0: entenda o que está mudando no atendimento ao cliente

Help Desk para Gestão de Atendimento

Não é novidade que o mundo está em constante mudança, principalmente por causa do surgimento de novas tecnologias e, com elas, novos hábitos entre os consumidores. Por isso, é fundamental aprimorar o atendimento ao cliente, o que é possível com o SAC 4.0.

Você já ouviu falar desse termo? O SAC 4.0 é uma novidade dentro das empresas, sendo baseado nas mudanças do mercado e na necessidade dos consumidores. Logo, entender esse conceito é muito importante para que o seu negócio continue competitivo.

Neste artigo, vamos explicar melhor o que significa esse termo, como o conceito de atendimento on-line tem evoluído, quais são os pilares do SAC 4.0 e por que você deve adotá-lo na sua empresa. Continue a leitura para saber mais!

Nova call to action

Quais transformações aconteceram no atendimento ao cliente?

Antes de falarmos sobre o que é SAC 4.0, primeiro é importante definir o que é SAC. Essa sigla significa “Serviço de Atendimento ao Consumidor”, ou seja, é o canal de comunicação no qual o consumidor entra em contato com a empresa.

Por meio desse canal, o cliente pode tirar dúvidas e dar feedbacks que serão muito importantes para que a empresa descubra como melhorar a própria atuação e, assim, deixar os clientes mais satisfeitos.

Antes de surgir o SAC 4.0, o SAC 3.0 era quem estava revolucionando o atendimento ao cliente. Para relembrar esse termo, o SAC 3.0 é focado no consumidor 3.0, que surgiu por causa da internet. Ou seja, é aquele usuário assíduo da internet.

Esse cliente é bem informado, tem acesso facilitado a opiniões alheias sobre produtos e serviços de diferentes negócios, então, é fundamental que a empresa saiba ir até ele com o objetivo de sanar as suas necessidades.

O SAC 3.0 tem acesso à tecnologia para reunir e analisar dados importantes relacionados aos atendimentos on-line. Desse modo, a partir da análise em diferentes canais, a empresa é capaz de entender melhor quem são os seus clientes e como conquistar novos clientes.

Nessa modalidade de SAC, o atendimento é personalizado, no qual o cliente também pode entrar em contato com a empresa em um determinado canal, como o e-mail, e finalizar o atendimento em outro canal, como o WhatsApp, sem problema algum.

Logo, o SAC 3.0 trouxe muito mais eficiência e qualidade no atendimento, mas o SAC 4.0 fez uma verdadeira revolução nesse sentido. Você vai entender melhor esse assunto logo abaixo!

O que é o SAC 4.0?

O SAC 4.0 é uma grande evolução no modo de atender o cliente, com foco no omnichannel. Basicamente, o omnichannel diz respeito à integração de todos os canais de comunicação de uma empresa. Logo, não basta ter vários canais, e sim canais integrados.

No SAC 4.0, o atendimento é realizado com base em dados importantes fornecidos por Big Data, bots e muito mais. Por meio dessa nova modalidade de atendimento, o cliente pode entrar em contato com a sua empresa por meio de diferentes canais, como rede social, e-mail, telefone e chat.

Inclusive, uma prática que tem se tornado bastante comum é o atendimento via WhatsApp, que facilita bastante a vida do cliente. Portanto, vale a pena investir nele.

Ferramenta de Help Desk e Atendimento integrado com WhatsApp

Além disso, existem outras características importantes do SAC 4.0, como o autoatendimento disponível durante 24 horas.

Isso significa que o cliente é capaz de sanar as próprias dúvidas a qualquer momento caso as informações necessárias sejam de fácil acesso no site.

Por isso, torna-se fundamental dispor de seções de perguntas frequentes e chatbots no seu site, por exemplo. Outra característica importante do SAC 4.0 é a velocidade, ou seja, se o cliente entrar em contato por causa de algum problema que precisa de solução, o ideal é que ele seja resolvido em um dia ou, se possível, em algumas horas.

Por último, existe um aspecto bem marcante dessa nova modalidade de atendimento, que é a diversidade. Nesse sentido, a empresa é capaz de fornecer serviços que se complementam em diferentes canais.

Quais são os pilares do SAC 4.0?

O SAC 4.0 conta com várias tecnologias que aprimoram a sua atuação. Uma delas é a computação biônica, que é capaz de interagir de forma natural com agentes virtuais.

Existe também a computação em nuvem, também conhecida como cloud computing, responsável por armazenar grande volume de dados na nuvem.

Outra tecnologia importante para o SAC 4.0 é a realidade aumentada, que tem a vantagem de oferecer informações importantes as solicitações são feitas em lugares como manuais.

Não podemos esquecer, é claro, da atuação do Big Data, cuja maior vantagem é permitir que a empresa tenha uma análise aprofundada sobre os comportamentos, gostos e necessidades dos clientes.

Existe também uma tecnologia que tem aprimorado o atendimento ao cliente e se chama automação robótica de processos. Basicamente, ela faz a substituição de colaboradores humanos nos processos de trabalho com base em regras pré-estabelecidas.

Outros itens importantes são a Internet das Coisas e a conectividade onipresente. Por meio delas, existe uma conexão contínua em locais como o monitoramento remoto.

Outra tecnologia muito utilizada quando falamos em SAC 4.0 é a computação cognitiva. Nesse caso, é criada uma assistente virtual inteligente com base no pensamento humano.

Por fim, temos os dispositivos inteligentes, que são dispositivos de alto desempenho que atuam em um conjunto de aplicativos e serviços em nuvem.

Quais são os benefícios do SAC 4.0?

O SAC 4.0 tem apresentado muitos benefícios no atendimento ao cliente. Por exemplo, por meio da possibilidade de automatizar as respostas, o consumidor pode entrar em contato a qualquer momento para sanar dúvidas ou resolver questões.

Com a disponibilidade de atendimento 24 horas, surgem várias vantagens, como a maior satisfação do cliente, melhor reputação da empresa, resolução mais rápida, maior nível de comprometimento.

Além disso, o SAC 4.0 possibilita que os atendentes não fiquem sobrecarregados. Afinal, com os chatbots, é possível atender diversas pessoas de forma bem fácil. Desse modo, seus clientes não precisarão encarar longas filas de espera.

Outra vantagem evidente é a redução de custos. Isso porque, ainda que a quantidade de atendimento aumente, a empresa não precisa contratar colaboradores extras para lidar com isso, já que os softwares se encarregam dessa demanda.

Dessa forma, contar com o SAC 4.0 não é apenas um diferencial no atendimento ao cliente como, muito em breve, vai se tornar uma necessidade. Por isso, é importante adotá-lo o quanto antes.

Gostou deste conteúdo sobre SAC 4.0? Então continue aprimorando os seus conhecimentos e leia: O que é omnichannel: entenda de vez o conceito e tire suas dúvidas!

Vendas Sistema de Help Desk

Por Fabio Teles em 13/01/2021