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Mailing: o que é e como comunicar com sua lista de clientes7 min read

Uma suíte completa para a gestão da sua empresa

Você sabe o que é mailing? Este termo é amplamente utilizado na área do marketing para representar a lista de contatos para o envio de conteúdos por e-mail.

O objetivo da criação do mailing é o aumento da precisão das mensagens a partir da produção de conteúdos personalizados e úteis para clientes e leads. 

Podemos dizer que o mailing é um eficiente potencializador das ações de marketing digital, podendo inclusive reanimar o interesse daqueles clientes que não efetivam uma compra há muito tempo.

Se você não conta com grandes possibilidades de investimentos em marketing para a atração de clientes em potencial, um bom trabalho de mailing pode ser a chave do sucesso.

Com o mercado cada vez mais competitivo e concorrentes utilizando estratégias robustas de marketing, o potencial de alcance e impacto das suas mensagens precisa ser muito bem direcionado.

O e-mail marketing é uma das ferramentas mais relevantes neste contexto, desde que seja feito um bom trabalho de mailing. 

Isso significa que não basta ter uma longa lista de contatos se essas pessoas não têm o perfil de consumidores em potencial das soluções que a sua empresa oferece.

Portanto, um bom mailing é aquele que agrupa usuários específicos com interesse pelo seu produto ou serviço.

Se os destinatários não forem selecionados adequadamente, você não vai obter o resultado esperado mesmo que seu conteúdo seja muito interessante.  

Sua lista de contatos deve ser bem definida e condizente com os seus objetivos de negócio para aumentar as chances de resultados favoráveis. 

Em outras palavras, podemos dizer que é preciso contar com uma lista de contatos devidamente segmentada, ainda mais quando a meta é estabelecer ações eficientes de marketing digital.

Nos tópicos seguintes você vai entender melhor o que é mailing e como utilizá-lo de maneira eficiente para melhorar sua estratégia de marketing.

Mailing: o que é?

O termo “mailing” surgiu no mundo do marketing antes do advento da transformação digital e corresponde ao envio de mensagens ou cartas a uma lista de contatos.

Hoje, ele é amplamente empregado no mundo do marketing digital representando uma base de dados com os endereços de e-mails de diversos usuários que podem ser clientes, prospects e leads. 

As informações presentes nesta lista de contatos são empregadas para estreitar o relacionamento e a identificação entre empresas e consumidores.

Quando bem aplicado, o mailing ajuda na garantia de que nenhum contato seja perdido e de que a empresa vai se relacionar de forma eficiente com quem ainda não é seu cliente mas tem um bom potencial para ser.

É a partir dessa base de contatos devidamente segmentada que todas as ações de e-mail marketing devem ser estruturadas para potencializar a entrega e aproveitamento das suas mensagens.

O mailing é, portanto, uma prática bastante simples, mas fundamental para a obtenção de resultados promissores em suas ações de marketing digital.

Ele também é um grande facilitador do trabalho de automação de e-mail marketing, entregando mensagens muito mais direcionadas e certeiras.

Ainda que novas plataformas e canais digitais de troca de mensagens e interações tenham ganhado maior destaque nos últimos anos, não há como negar a permanência da constante utilização do e-mail.

Este canal de comunicação traz consigo certa formalidade que pode ser associada à veracidade e à seriedade da sua empresa no envio de mensagens.

Por isso, quando você investe na criação de um mailing qualificado, sua comunicação com clientes é muito mais efetiva.

Com o mailing, a precisão das suas mensagens e conteúdos especialmente produzidos para um público-alvo específico é potencializada.

O e-mail como canal de comunicação é uma plataforma comumente acessada e conferida direta e constantemente pelos usuários, e isso aumenta as chances de visualização de sua mensagem.

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Sendo assim, tanto para estabelecer uma aproximação com quem ainda não é cliente quanto para fidelizar os clientes que já consomem os seus produtos ou serviços, o mailing é uma estratégia importante. 

Ele possibilita essa aproximação de modo respeitoso, sem ser invasivo, e melhora a organização adequada dos tipos de conteúdos a serem compartilhados.

Porém, é muito importante que você não associe o potencial de sucesso do mailing à quantidade de contatos que o compõem.

Ou seja, ter um bom mailing não é contar com uma lista enorme de e-mails, a não ser que essa lista seja inteiramente composta por contatos de pessoas que realmente têm interesse pelos produtos ou serviços com os quais sua empresa trabalha.

Partindo dessa segmentação, o e-mail marketing distribuído a partir de um bom mailing é uma excelente estratégia para a atração e retenção de clientes.

Como usar o mailing de forma eficiente?

Além de saber o que é mailing list, é preciso conhecer ações práticas que possibilitam a aplicação de uma estratégia eficiente de mailing. 

Vamos ver, em seguida, algumas dessas ações, para que você consiga impactar aqueles contatos que realmente interessam para o seu negócio.

Produza conteúdos de qualidade

Os consumidores, na atualidade, são bombardeados com uma quantidade enorme de mensagens diariamente e, por isso, você precisa se destacar em relação a seus concorrentes.

A melhor maneira de fazer isso é produzindo conteúdos interessantes, relevantes e com alta qualidade.

Busque desenvolver conteúdos exclusivos, que realmente possam ajudar os consumidores a solucionar problemas e melhorar performances.

Promova a customização das mensagens

Os usuários não têm tempo a perder e não desejam ser incomodados com contatos que não sejam destinados especificamente para eles.

Quando você cria e-mails personalizados, que ao menos chamem o destinatário pelo nome, as chances de prender a atenção dos seus clientes e leads são maiores.

Também é importante que o conteúdo das mensagens esteja diretamente relacionado com os interesses e curiosidades dos destinatários.

Utilize uma ferramenta de e-mail marketing

As diversas categorias de ferramentas que surgiram com a transformação digital têm a importante função de auxiliar as empresas na otimização de seus resultados em diferentes áreas.

Para potencializar o seu mailing, você pode recorrer a uma plataforma de e-mail marketing para automatizar os processos de envio de mensagens.

Dessa forma, você vai melhorar a produtividade da sua equipe na execução e no monitoramento da sua estratégia de marketing digital por e-mail.

Promova uma boa segmentação

Os conteúdos que você pode oferecer em troca do contato de e-mail dos seus clientes e leads são ótimos direcionadores para que você promova uma segmentação do seu mailing. 

É certo que dentro da sua lista de e-mails há pessoas com diferentes perfis, o que significa a necessidade de diferentes recursos para despertar e prender a atenção de cada uma delas.

Utilize o seu mailing para definir diferentes grupos a serem impactados pelos seus conteúdos, de modo que todas as pessoas que recebem suas mensagens devam realmente recebê-las.

Crie mensagens diferentes para cada um dos segmentos da sua base e direcione sua estratégia de marketing para as diferentes frentes. 

Ofereça materiais gratuitos

O email marketing não pode ser utilizado somente para oferecer produtos ou serviços aos consumidores. Essa estratégia focada somente em vendas tende a não ser suficientemente eficaz.

Por outro lado, quando você oferece conteúdos instrucionais e informativos de forma gratuita, é possível agregar muito mais valor a suas mensagens. 

Você pode utilizar formatos como e-books, infográficos, conteúdos interativos e vídeos para reter a atenção dos seus destinatários. 

Isso é importantíssimo na conquista de novos clientes, mas também vale para as ações de pós-venda, para integrar uma estratégia de retenção de clientes.Para utilizar o seu mailing assertivamente com essa finalidade, baixe nosso guia completo do pós-venda. Até o próximo artigo!

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