ITIL V4: o que mudou? Aprenda a migrar para a nova certificação ITIL

Se você é um profissional da área de tecnologia da informação (TI), já deve ter ouvido falar que a certificação ITIL está com uma nova versão, o ITIL V4.

O ITIL V4 surgiu com o intuito de auxiliar as empresas a se adaptarem às novas demandas do mercado diante da complexidade digital apresentada nos dias de hoje.

Entender como essa nova certificação — também chamada de ITIL 4 — irá funcionar e impactar a dinamicidade do trabalho dos profissionais de TI, é fundamental para que as empresas continuem obtendo sucesso no mercado.

Se você trabalha na área de tecnologia e quer saber o que muda com essa nova certificação e como obtê-la, este artigo vai te ajudar.

Para compreender a nova versão da certificação ITIL, vamos retomar o conceito e explicar quais são as etapas da certificação.

Continue a leitura e tire suas dúvidas.

O que é ITIL em TI?

A sigla ITIL significa “Information Technology Infrastructure Library” ou, em português, “Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação”.

Trata-se de uma biblioteca de boas práticas que ajudam as empresas a conduzir o seu gerenciamento de serviços de TI ou ITSM

A proposta de criar essa biblioteca surgiu na década de 1980 já com vistas à reunião dos melhores exemplos a serem seguidos com relação à gestão de tecnologia. 

Com o tempo, foi possível reunir os modelos e cases que obtiveram os melhores resultados nos mais diversos tipos de processos gerenciais

Assim, a biblioteca passou a ser um parâmetro e um recurso direcionador não só para as empresas de TI, mas para o mercado em geral, já que os negócios, na atualidade, dependem da tecnologia para executarem suas atividades.

No entanto, como a tecnologia passa por mudanças e inovações constantes, é claro que as melhores práticas reunidas há alguns anos não são as melhores práticas de hoje. 

Por isso, o ITIL e a certificação ITIL passam por atualizações, de modo a fornecer as orientações necessárias para os mais diversos contextos organizacionais.

Por se manter sempre atualizada e em sintonia com os novos modelos de negócios, o ITIL 4 pode ser usado como parâmetro não apenas para o gerenciamento de serviços de TI, mas também para a implementação do ESM.

O enterprise service management ou gerenciamento de serviços corporativos tem como principal princípio a promoção de uma gestão organizacional focada nos serviços.

Diferentes departamentos atuam como prestadores de serviços, assim como ocorre com o setor de tecnologia.

Assim, o ESM expande os princípios do ITSM para toda a empresa e  o ITIL v4 proporciona sua implementação de forma direcionada e eficiente

Qual é o foco do ITIL V4?

O principal objetivo do ITIL v4 é facilitar a adaptação das empresas às novas demandas do mercado digital, considerando as dificuldades que surgem neste processo dinâmico.

Assim, o framework aponta práticas e metodologias capazes de otimizar não apenas a produtividade na área de TI, mas na empresa como um todo.

Assim, com os direcionamentos atualizados, os gestores conseguem aperfeiçoar seus processos e sua infraestrutura. 

O ITIL 4 corresponde à maior atualização pela qual o framework já passou e conta com uma base de apontamentos flexíveis para que empresas de diversos segmentos e que vivenciam diferentes especificidades possam aplicar as melhores práticas.

Além disso, o ITIL v4 se destaca pela priorização da colaboração entre equipes e sistemas para que as empresas atuem de forma assertiva e coerente na organização de seus serviços.

Entre as diretrizes utilizadas para a elaboração da nova versão do ITIL estão a permissão para atualizações regulares, a ligação entre as boas práticas já adotadas e as atuais e a exclusão de conteúdos irrelevantes.

Além disso, o ITIL v4 prioriza a relevância e a consistência e as orientações práticas com formatos prontos.

Qual é a diferença entre ITIL 3 e ITIL 4?

Podemos destacar a flexibilidade como principal diferença entre o ITIL v3 e o ITIL v4, já que este último é baseado nos serviços e conta com diretrizes amplas.

Ou seja, houve uma mudança de foco, que saiu dos processos e chegou a termos mais práticos.  

O ITIL v3 tinha como meta a organização dos processos relacionados ao ciclo de vida de cada serviço. Já o ITIL v4 é mais prático ao descrever princípios e conceitos para a execução do serviço.

Portanto, o ITIL v4 conta com um padrão de atividades para o desenvolvimento de cada ação, mas sem um detalhamento específico do processo.

Em outras palavras, o ITIL v4 não é prescritivo quando se trata dos processos. O framework em geral deve ser tomado como um direcionamento e não como uma lista de regras.

Isso não significa que as empresas não precisem organizar os processos como elementos importantes de suas operações.

Pelo contrário, o que a nova versão do ITIL busca demonstrar é que a definição dos processos deve estar de acordo com o contexto específico do negócio.

No entanto, o ITIL v4 não invalida as versões anteriores. Se a sua demanda é pela descrição detalhada dos processos, você vai encontrá-la no ITIL v3.

Por outro lado, se a sua empresa precisa de critérios mais simples e práticos, o seu gerenciamento de serviços será facilitado com as diretrizes do ITIL v4. 

Outra diferença importante do ITIL 4 em relação ao 3, é o sistema de valor de serviço (SVS), que estabelece a atuação conjunta dos serviços da empresa no sentido de gerar valor.

O ITIL v4 também define quatro dimensões fundamentais para o gerenciamento de serviços: organizações e pessoas, informações e tecnologia, parceiros e fornecedores, fluxos de valor e processos.

Ebook ESM

ITIL V4: Certificação

Além de ser fundamental para capacitar as equipes de TI atuantes nos mais diversos setores, o ITIL V4 será um pré-requisito para as outras certificações, de níveis mais elevados.

A certificação ITIL possui diferentes níveis e é necessário passar por cada um deles para obter a certificação completa e construir a sua carreira como profissional de TI.

A certificação ITIL v4 simplificou o processo de certificação, que antes contava com 12 módulos e agora conta com sete.

Assim, o formato da ITIL V4 possui duas linhas distintas:

  1. ITIL Managing Professional (ITIL MP);
  2. ITIL Strategic Leader (ITIL SL).

O ITIL 4 trouxe essas duas linhas com o objetivo de diferenciar, com mais clareza, os profissionais que prestam as provas.

Essas linhas também são comumente chamadas de streams. E em ambos os casos, é preciso cumprir um nível inicial chamado ITIL Foundation

Depois desta primeira prova, através da divisão em duas categorias, é possível perceber como e onde os profissionais podem e devem buscar melhorias em suas habilidades.

Ainda, é importante ressaltar que essas duas linhas distintas possuem, cada uma, diferentes módulos que devem ser analisados à parte.

Vamos falar brevemente sobre cada um dos dois caminhos em seguida.

ITIL Managing Professional (ITIL MP)

Com o objetivo de se tornar um Managing Professional, é necessário completar os seguintes módulos dentro dessa primeira linha da ITIL 4:

  • ITIL 4 Foundation;
  • ITIL Specialist: Create, Deliver & Support;
  • ITIL Specialist: Drive Stakeholder Value;
  • ITIL Specialist: High Velocity IT;
  • ITIL Strategist: Direct, Plan & Improve.

Essa stream da certificação ITIL V4 irá fornecer conhecimentos práticos a respeito do gerenciamento e execução de projetos, bem como da liderança de equipes para o alcance de trabalhos e fluxos de TI desenvolvidos com sucesso.

Para que o profissional obtenha a certificação de MP (Managing Professional), é necessário completar todos os módulos dessa stream.

ITIL Strategic Leader (ITIL SL)

Como mencionamos, as duas linhas da ITIL 4 possuem módulos. A seguir estão os módulos da linha de Strategic Leader:

  • ITIL 4 Foundation;
  • ITIL Strategist: Direct, Plan & Improve;
  • ITIL Leader: Digital & IT Strategy.

A stream de líder estratégico da ITIL V4 irá focar no desenvolvimento de habilidades que prezam pela compreensão do profissional de como a Tecnologia da Informação é capaz de direcionar a estratégia e caminho percorrido por uma empresa.

Você deve ter percebido que o módulo “ITIL Strategist: Direct, Plan & Improve” está presente nas duas streams da ITIL 4.

O profissional de TI só conseguirá a certificação ITIL Master, o último nível de certificação, ao possuir os títulos de ITIL MP e ITIL SL, ou seja, ITIL Managing Professional e ITIL Strategic Leader, respectivamente.

Vale lembrar que uma das principais mudanças da ITIL 3 para a ITIL 4 foi a redução dos módulos durante a certificação.

Dessa forma, a complexidade da estrutura da certificação ITIL é reduzida, incentivando os profissionais de TI a continuarem a busca pela certificação completa e não apenas pela fundamental.

A presença do ITIL 4 Foundation nas duas streams da ITIL V4 o coloca como base para que o profissional continue avançando nos níveis da certificação.

Sem o ITIL V4 Foundation o profissional não pode prosseguir com os próximos níveis de certificação.

O ITIL V4 Foundation é voltado para profissionais iniciantes na área de TI que buscam a credibilidade de suas habilidades e aprofundamento dos seus conhecimentos.

Essa etapa da certificação não deve ser desvalorizada, sendo extrema importância para que o profissional cresça em seus conhecimentos dentro da área.

Cabe dizer ainda que a finalidade principal do ITIL V4 Foundation é possibilitar aos candidatos o conhecimento a respeito do moderno gerenciamento dos serviços de TI.

Como fazer a transição da ITIL V3 para a ITIL V4?

Caso você já tenha a certificação ITIL v3, com certeza, você deve estar se perguntando como realizar a migração para a ITIL v4, não é mesmo? Então é sobre isso que vamos falar agora.

Para auxiliar na transição de uma certificação para outra, foi criado o Módulo de Transição Profissional da ITIL.

Esse módulo de transição foi pensado para os profissionais que possuem a certificação ITIL Expert V3, ou o correspondente a 17 créditos no ITIL V3.

Quando o profissional concluir o módulo de transição, ele receberá a designação de ITIL Managing Professional (MP) do ITIL V4.

Contudo, para obter a certificação completa da ITIL V4 é preciso seguir com os outros módulos da nova versão.

Se o processo de certificação já foi iniciado de acordo com o ITIL v3, recomenda-se que sejam concluídos os 17 créditos necessários para que a transição de uma versão para outra seja facilitada.

As certificações no mundo de TI são muito importantes para trazer credibilidade e capacitação para os profissionais que atuam nesse ramo.

Agora que você entendeu melhor sobre a certificação ITIL V4, que tal conhecer mais sobre a certificação COBIT? Acesse nosso artigo e confira a relevância dessa certificação para o setor de TI.

E se a sua meta é implementar uma estratégia ESM em sua empresa tomando como base as orientações do ITIL, é hora de conhecer a Desk Manager.Solicite uma demonstração das funcionalidades de nossa plataforma e verifique na prática como a perspectiva do gerenciamento de serviços corporativos com base no ITIL v4 pode alavancar os seus negócios.

Por Fabio Teles em 05/12/2023