Por Fabio Teles em 17/10/2017

Certificação ITIL: o que é, seus benefícios e como consegui-la

Se você e sua equipe buscam uma carreira de sucesso na área de Tecnologia da Informação , vocês precisam investir hoje mesmo na certificação ITIL. Mas o que é isso?

A certificação ITIL (Information Technology Infrastructure Library) corresponde a um framework ou uma biblioteca de Boas práticas de gestão de TI I, adotado como referência em todo o mundo.

Hoje, as essas boas práticas já ultrapassam os limites da Tecnologia da Informação e podem ser adaptadas a qualquer área de atuação.

A quantidade de dados e informações que uma empresa ou setor de TI precisa gerenciar é enorme, certo? Logo, manter tudo em ordem e entregar bons resultados é um desafio para os gestores.

As boas práticas ditadas pela ITIL ensinam como uma equipe de TI pode lidar com esses desafios diários, combinando as melhores estratégias de gestão de serviços de tecnologia , com a compreensão de requisitos de um bom negócio.

Neste artigo você vai aprender:

  • O que é certificação ITIL?
  • Os quatro níveis da certificação ITIL
  • Por que investir na certificação ITIL?
  • Quais são os benefícios práticos para as empresas?
  • Como obter a certificação ITIL?
  • Conclusão

Continue a leitura para virar um expert no assunto.

O que é a certificação ITIL?

Você já pôde ter uma breve noção da relevância da certificação ITIL para o sucesso da sua empresa. Mas, agora, vamos esclarecer exatamente do que se trata!

O ITIL(Information Technology Infrastructure Library)é um conjunto de boas práticas a ser usado pelas empresas que desejam gerenciar melhor os seus serviços de TI.

Sua função é fornecer estrutura e apoio para administração e entrega de diferentes serviços de tecnologia , visando melhorar a experiência do usuário.

As boas práticas descritas pelo ITIL auxiliam na geração de serviços de boa qualidade , bem como na superação das dificuldades que podem surgir no desenvolvimento de projetos de TI.

Utilizando o Ciclo de Vida do Serviço ITIL (ITIL Service Lifecycle), o framework auxilia as empresas a se adaptarem às mudanças no âmbito econômico e do mercado.

Se você ainda tem dúvidas quanto à eficácia do ITIL, elas irão acabar agora: empresas internacionais, como a Microsoft e a IBM são exemplos que se beneficiaram da implementação do ITIL no seu gerenciamento de serviços de TI!

Um bom conhecimento de ITIL vai auxiliar na melhoria do desempenho de toda a sua equipe. Muitas vezes, as empresas estão patrocinando a jornada de certificação ITIL de seus funcionários.

Agora podemos falar, especificamente, sobre a certificação , que ocorre em quatro níveis.

Os quatro níveis da certificação ITIL

A certificação ITIL ocorre em 4 nível, sendo eles: ITIL Foundation, ITIL Intermediate, ITIL Expert e ITIL Master. Nós vamos explicar cada uma delas a seguir:

1.ITIL Foundation

A ITIL Foundation, se pudermos fazer uma analogia, é o “ensino fundamental” do ITIL.

O objetivo é comprovar que o candidato tem conhecimento das melhores práticas de gerenciamento de serviços em TI e que domina a terminologia da ITIL.

Essa etapa é considerada o primeiro passo para avançar aos outros níveis das certificações, pois é pré-requisito.

2.ITIL Intermediate

Já no ITIL Intermediate, é necessário fazer diversos cursos em instituições educacionais que são autorizadas e, ao final, prestar provas para testar seus conhecimentos .

Nessa etapa, além da expertise em gerenciamento de serviços, é necessário também comprovar o seu conhecimento em incidentes e service desk.

3.ITIL Expert

A certificação de Nível Expert possui divisão em duas diferentes áreas: service lifecycle e service capacibility.

O primeiro deles, o service lifecycle , detalha o ciclo de vida de um serviço, enquanto o segundo, o service capability , estuda os processos e funções dentro de uma empresa ou instituição.

Após concluir todos os níveis do ITIL intermediate, você se torna um ITIL Expert .

4.ITIL Master

A ITIL Master é o maior nível de certificação ITIL e comprova todo o conhecimento profundo nas práticas da ITIL.

Este é um nível indicado para executivos ou gerentes, que possuem atuação sênior ou experiência de mais de 5 anos.

O ITIL Master se baseia no conhecimento adquirido através do esquema de qualificação e valida a aplicação prática do framework ITIL no local de trabalho.

Para conquistar esse título, é necessário fazer um curso com duração de duas semanas.

Para obter aprovação, o candidato deve realizar uma apresentação de casos reais para uma banca que avaliará o seu conhecimento prático.

201917Jun_deskmanager-cta-blog

Por que investir na certificação ITIL?

Segundo uma pesquisa do site APinfo sobre certificações dos profissionais de tecnologia mais frequentes, 36% dos profissionais que têm alguma certificação são certificados em ITIL.

Além disso, a capacitação oferece custos menores para formação e implantação de uma estrutura bem sucedida de TI.

Para o profissional de TI, a ITIL facilita o aumento de salários e promoções para papéis e cargos de nível mais elevado, além de ser uma comprovação de que o profissional de TI detém diversas habilidades essenciais para a produção, tais como:

  • Uma base estável ou ambiente de TI em que o conjunto de práticas se demonstra útil;
  • A capacidade de fornecer confiabilidade através da maximização do valor de novas estratégias tecnológicas;
  • Capacitação adequada para diferentes cargos, como service desk, suporte técnico, desenvolvimento, operações e data center.
  • Vantagem competitiva.

A certificação ITIL é muito importante no mercado de TI e dá vantagem aos profissionais que a possuem.

Eles podem fazer sua escolha entre as empresas do mercado, os cargos que que gostariam de exercer e, assim, possuem mais domínio sobre o seu plano de carreira.

Com uma certificação ITIL, se o profissional de TI se mudar para o exterior, por exemplo, não terá de mudar de emprego.

Muitas empresas e organizações no mundo adotam a estrutura, portanto não faltaram oportunidades para os profissionais que obtiverem a certificação.

Além disso, o ITIL oferece conhecimento, em livros ou descrições, para que adote boas práticas e as desenvolva com foco no aprimoramento e adaptação dos procedimentos para solucionar os problemas reais cotidianos da empresa.

Quais são os benefícios práticos para as empresas?

Agora é hora de apresentar todos os motivos pelos quais uma empresa deve investir na certificação da equipe produtiva. Confira!

  • Produtividade elevada da equipe;
  • Redução de custos na prestação de serviços, devido a melhor utilização dos recursos;
  • Maior visibilidade dos custos e ativos de TI;
  • Economia em treinamentos;
  • Aumento da satisfação do clientes;
  • Menores taxas de turnover da equipe;
  • Uso máximo das competências e experiências da equipe;
  • Retorno sobre investimento (ROI) crescente em TI.

Como obter a certificação ITIL?

Para obter cada nível de certificação ITIL é preciso fazer uma prova aplicada por instituições autorizadas como EXINe ISEB.

No caso da primeira, a Foundation , o custo é de US$ 205,00 presencial e US$ 226,00 online.

Nesse caso, o usuário terá de responder 40 perguntas em 60 minutos. Essas perguntas são no estilo teste, para que você realmente comprove o seu conhecimento. Para ser aprovado, é necessário ter 65% de acerto.

A prova é realizada, normalmente, em inglês, mas caso você esteja em falta com o idioma, existe uma opção em português.

Os níveis Advanced e Intermediate exigem cursos nas instituições credenciadas pela Axelos, que é a detentora da ITIL. Nestas fases, a certificação ITIL custa em média R$ 3.000,00.

No caso da ITIL Master , se cumpridos todos os pré-requisitos, é necessário elaborar uma proposta de adoção da ITILem uma situação real.

Caso seja aprovada, o candidato deve apresentá-la a uma banca de avaliadores. Os custos, incluindo os gastos com pesquisas e cursos, somam cerca de R$ 18 mil.

O conteúdo da ITIL inclui a descrição de processos, procedimentos, tarefas e listas de verificação de TI que podem ser aplicadas por uma organização para estabelecer a integração com a estratégia e a entrega de valor para os clientes.

Obter a certificação ITIL para a sua equipe é ter colaboradores aptos para aprimorar e adaptar processos de tecnologia de alto nível, aplicáveis em casos reais do cotidiano corporativo.

Conclusão

Seguir os processos designados pela certificação ITIL garante que todos os dados de TI sejam coletados, analisados e distribuídos para toda a organização através de uma metodologia confiável. E os benefícios disso são valiosos!

Assim, fica mais fácil focar no negócio no qual a empresa de TI está estabelecida e desenvolver serviços com qualidade, agilidade e preço justo.

O mercado de TI está à todo vapor e em constante evolução, logo, é fundamental que a sua empresa tenha profissionais de TI bem capacitados através da certificação ITIL.

Essa capacitação se torna ainda mais completa se associada à COBIT, que corresponde a um conjunto de boas práticas e recomendações de governança de Tecnologia da Informação.

Tão importante quanto ter a certificação ITIL para garantir o bom funcionamento da sua organização, é cuidar do alto desempenho da equipe. Quer saber como? Baixe gratuitamente o e-book o guia completo para o desenvolvimento da sua empresa de TI.

CTA-DM-1-5

Por Fabio Teles em 17/10/2017