Como fazer acesso remoto? Aprenda com 5 dicas infalíveis

O acesso remoto é uma prática que, dificilmente, é novidade para alguém. Entretanto, apesar da disseminação no assunto no meio empresarial, muitas pessoas ainda não sabem como fazer acesso remoto. Mas, se esse é o seu caso, não se preocupe. Hoje você aprenderá.

Sobre trabalho remoto

O trabalho remoto é uma prática que chegou com tudo em diversas organizações. Provavelmente, você já ouviu falar sobre esse assunto.

O trabalho remoto é uma modalidade de trabalho que permite que os colaboradores de uma empresa realizem as suas tarefas à distância.

Dessa forma, podemos afirmar que o trabalho remoto surgiu para se adequar à nossa nova realidade de transformação digital.

É inegável que vivemos em um mundo digitalizado. Muitas coisas acontecem por meio da internet, sendo completamente virtuais.

Com os nossos trabalhos, isso não é diferente.

Sendo assim, o trabalho remoto se encaixa perfeitamente dentro das necessidades que surgem no cotidiano do trabalho, em diversos segmentos do mercado.

Um dos elementos mais atrativos em relação ao trabalho remoto são os benefícios que o mesmo possibilita.

Dentre tais benefícios, podemos citar mais autonomia e liberdade para realizar o trabalho, maior mobilidade física e, ainda, melhor qualidade de vida para o colaborador da empresa.

Logo, não é de se espantar que o trabalho remoto tenha sido amplamente difundido em tantas empresas.

Não é preciso dizer que sem saber como fazer acesso remoto, será muito mais difícil colocar o trabalho remoto em prática, não é mesmo?

Nesse sentido, preparamos esse material para que você tenha o conhecimento necessário de como fazer acesso remoto.

Para saber mais, apenas continue a leitura do artigo.

Aprenda como fazer acesso remoto

O conceito de acesso remoto é simples: a partir de um computador, acessar outro à distância. Sem que haja uma conexão física entre eles. Isso é bem interessante e, como já discutimos, possui desdobramentos muito interessantes para nós.

O acesso remoto é muito utilizado por pessoas que realizam seus trabalhos de maneira remota, mas precisam manter a conexão com a empresa na qual trabalham.

Ou, também, para empresas de TI que prestam serviços de consultoria ou quando necessitam realizar alguma assistência técnica.

Você sabe como fazer acesso remoto? É isso que iremos te ensinar agora mesmo. A seguir, falaremos de algumas maneiras de como fazer acesso remoto.

Softwares especializados

Existem alguns programas que funcionam, a grosso modo, como um aplicativo. Basta você fazer o download no seu computador e habilitá-lo para seu uso.

Alguns desses softwares irão gerar códigos para que através deles o acesso remoto seja garantido.

Normalmente, programas assim geram um login e uma senha de usuário para que o acesso remoto seja de fato realizado.

Área de trabalho remota

Outra maneira de como fazer acesso remoto é por meio da área de trabalho remota do Google Chrome.

Essa área de trabalho remota possibilita o acesso remoto de maneira direta e simplificada.

201917Jun_deskmanager-cta-blog

Para usar a área de trabalho remota é preciso configurar os dois computadores – o computador que fará o acesso remoto e o computador que será acessado – para uso.

Sendo assim, é preciso, primeiramente, habilitar aquele computador que será acessado remotamente.

Para isso, é necessário entrar nas configurações do computador e permitir o acesso remoto. Nesse momento, será criado um nome de identificação para o computador.

É preciso guardar esse nome porque depois, no momento de realizar o acesso remoto, será necessário utilizá-lo.

Assim, depois de configurar o computador que será acessado, deve-se configurar o computador que fará o acesso remoto.

Dessa forma, é preciso habilitar o uso para o acesso remoto e colocar o nome de identificação. O processo é simples e ao fazê-lo, o Google disponibiliza informações ainda mais detalhadas.

Essas são as duas maneiras mais comuns de como fazer acesso remoto. Com certeza, optando por uma das duas, você conseguirá realizar o acesso de maneira segura e eficaz.

Com o objetivo de te auxiliar ainda mais em como fazer acesso remoto, separamos algumas dicas para você que serão muito úteis.

Dicas de como fazer acesso remoto

Confira logo a seguir as dicas de como fazer acesso remoto.

Avalie a sua necessidade

Em um primeiro momento, antes de fazer o acesso remoto, é importante avaliar a sua necessidade dessa tecnologia.

Para tal, algumas perguntas se fazem necessárias: com qual objetivo o acesso remoto será utilizado? Quem fará uso dessa ferramenta? Quais materiais são necessários para realizar o acesso remoto?

Tendo as respostas para essas perguntas em mãos, você poderá avaliar como será utilizado o acesso remoto dentro da sua empresa.

Decida como fazer o acesso remoto

Depois de avaliar a necessidade da sua empresa em realizar o acesso remoto, você poderá discutir, com mais propriedade , a respeito de como fazer o acesso remoto.

Você poderá então, optar pelo uso da área de trabalho remota do Google Chrome ou, ainda, poderá optar pela contratação de um software específico em como fazer acesso remoto.

Dessa maneira, você estará respaldado com o auxílio de profissionais capacitados que possuem conhecimentos específicos sobre acesso remoto.

Tenha uma boa conexão de internet

Pode parecer uma coisa óbvia, mas a internet é algo imprescindível quando falamos em como fazer acesso remoto.

Sem a internet, esse processo pode ser, e muito provavelmente será, completamente inviável.

Ainda, não basta qualquer conexão de internet para que o acesso remoto seja feito. É necessário contar com uma internet boa que suporte o fluxo de dados.

Capacite a sua equipe

Por último, independente da sua escolha pelo uso da área de trabalho remota ou por um software especializado em acesso remoto, a sua equipe precisará ser capacitada no assunto.

Sendo assim, proporcione treinamentos que irão ensinar aos seus colaboradores o que é acesso remoto, como fazer acesso remoto e mais o que você julgar necessário.

Hoje em dia, trabalhar à distância fazendo uso do acesso remoto é uma prática muito comum. Para que ela dê certo, é preciso ter conhecimento a respeito do assunto. Se você ainda tem alguma dúvida a respeito de como fazer acesso remoto , não hesite em entrar em contato conosco!

CTA-DM-1-5

Por Célio Fabiano em 14/01/2019