Não é novidade que os clientes têm preferido se comunicar com as empresas de forma virtual. Por isso, contar com o WhatsApp Business se tornou uma necessidade para pequenos, médios e grandes negócios.
Atualmente, ele é um dos principais canais de comunicação entre as empresas e os clientes, principalmente devido à migração de muitos negócios para o ambiente digital, o que também é uma consequência direta das restrições causadas pela pandemia da COVID-19.
Neste artigo, vamos explicar o que é o WhatsApp Business, como você pode utilizá-lo para atender os consumidores e alavancar as suas vendas e quais são as principais vantagens do aplicativo para empresas.
Continue a leitura para saber mais!
O que é o WhatsApp Business?
Hoje em dia é bem difícil encontrar uma pessoa que não tenha WhatsApp, não é? Ele se tornou um importante canal de comunicação tanto para uso pessoal, quanto para uso empresarial.
Devido ao sucesso do aplicativo de mensagens instantâneas, surgiu o WhatsApp Business, que é a versão comercial do aplicativo focado nas necessidades que uma empresa pode ter ao se comunicar com os clientes online.
Essa ferramenta de atendimento apresenta várias funcionalidades interessantes para as organizações, além de ter uma ótima aceitação por parte dos clientes.
Prova disso, é o resultado de uma pesquisa realizada em parceria pelo Grupo Sercom e o Instituto QualiBest, sobre as preferências dos clientes no que diz respeito ao atendimento.
Enquanto a ligação telefônica (43%), que há alguns anos era o principal canal de comunicação com as marcas, ficou em quarto lugar no ranking de preferência, o WhatsApp apareceu em segundo lugar (49%) atrás apenas do chat (51%) e à frente do e-mail (47%). Interessante, não é?
No dia a dia empresarial, o WhatsApp Business funciona da mesma forma que o WhatsApp comum. Logo, serve para que as pessoas possam se comunicar no aplicativo.
No entanto, para as empresas, ele possibilita a inserção de catálogos, verificação de métricas, envio de mensagens automáticas, entre vários outros recursos bem relevantes.
Mas não basta baixar o aplicativo sem saber utilizá-lo da forma correta. Pensando em facilitar o seu aprendizado, a seguir, mostraremos como o WhatsApp Business funciona e algumas dicas sobre esse assunto.
Como usar o WhatsApp Business de forma estratégica?
Para você conseguir aumentar as suas vendas com o WhatsApp Business e, assim, conquistar e fidelizar mais clientes, é importante entender melhor como usar esse aplicativo, certo?
Então, veja as principais dicas de como usar o WhatsApp para empresa logo abaixo!
Tenha um número exclusivo para o WhatsApp Business
Você está pensando em usar o seu número pessoal para instalar o WhatsApp Business? Então, é melhor mudar de ideia porque isso pode atrapalhar mais do que ajudar.
O ideal é ter um número exclusivo. Dessa forma, você consegue organizar-se melhor, além de passar uma imagem mais profissional para o seu público.
Sem contar que, caso mais de um colaborador fique responsável por atender os chamados via WhatsApp Business, ter um número usado apenas para esse fim pode ser indispensável.
Afinal, isso pode facilitar bastante esse processo, já que há mais de uma pessoa se comunicando com os clientes por meio do aplicativo.
Crie o perfil profissional
Um recurso interessante do WhatsApp Business, é a possibilidade de inserir várias informações relevantes para os seus clientes.
Então, na hora de criar o perfil profissional no aplicativo, não deixe de incluir:
- Foto de perfil;
- Endereço físico, se houver;
- Site oficial da empresa, caso exista;
- Setor do negócio;
- E-mail para contato;
- Horários e dias de funcionamento.
Assim, os seus clientes vão conseguir encontrar informações importantes sobre a empresa de modo bem rápido, o que também ajuda a passar maior credibilidade.
Sem contar que pode reduzir o número de chamados para responder questões simples, que já poderiam estar disponíveis nos canais da empresa, como as redes sociais e o próprio aplicativo de mensagem.
Pode parecer besteira, mas você irá se surpreender sobre o quanto deixar informações relevantes em um local de fácil acesso para os clientes otimiza o trabalho dos colaboradores responsáveis pelo atendimento.
Insira um catálogo
Se você quiser, é possível inserir um catálogo com os produtos ou serviços da sua empresa. Esse é mais um recurso muito útil do aplicativo, que também facilita bastante a vida do seu cliente.
Isso é ainda mais importante, caso você não tenha um site e, por isso, não conta com um lugar para expor os seus produtos ou serviços. Então, invista nessa funcionalidade.
Para criar o catálogo, você precisa incluir cada item de forma individual, lembrando de colocar foto, preço, descrição do produto ou serviço e um link para a página dele no seu site, caso exista.
Desse modo, a venda fica muito mais dinâmica, já que o consumidor pode, rapidamente, escolher o item que deseja e já finalizar a compra.
Personalize mensagens de saudação e ausência
Vamos supor que uma pessoa tenha entrado em contato com você fora do horário de atendimento.
Para não deixá-la “no vácuo”, você pode personalizar uma mensagem de ausência, inserindo a informação que deseja passar. Como por exemplo:
“Oi! Que bom que você mandou mensagem. Nosso horário de atendimento é de x a y, de segunda a sexta e de x a y, aos sábados. Não se preocupe, vamos responder o mais rápido possível”.
Então, toda vez que alguém entrar em contato fora do horário, essa mensagem será exibida.
O mesmo pode ser feito para mensagens de saudação, no horário comercial. Como por exemplo:
“Olá, somos a empresa X e agradecemos seu contato. Vamos atendê-lo o mais rápido possível. Para agilizar seu atendimento, nos informe seu nome e o número do seu pedido”.
Com isso, os clientes não sentem que foram ignorados pela sua empresa. É importante lembrar que a velocidade é uma questão muito importante quando se trata de atendimento via WhatsApp.
Portanto, evite ao máximo demorar para responder um cliente que enviou alguma mensagem no horário de funcionamento da sua empresa. Afinal, não é à toa que ele optou por entrar em contato por meio do aplicativo de mensagens.
Com o uso mais prático e rápido dos aplicativos de celular, ao enviar uma mensagem para uma empresa via WhatsApp, certamente o cliente está à espera de um atendimento mais ágil, em comparação ao que poderia receber por outros meios, como o e-mail, por exemplo.
Fale a língua do seu público
Geralmente, via e-mail ou telefone temos a tendência de ser mais formais, não é mesmo? No entanto, pelo WhatsApp, é comum que a comunicação informal seja predominante.
Por isso, é fundamental conseguir identificar a linguagem usada pelo seu cliente e falar de “igual para igual”.
Dessa forma, você consegue se aproximar dele e gerar maior conexão.
Sendo assim, crie um diálogo personalizado e amistoso, lembrando que isso não significa que você deve ignorar o profissionalismo necessário nessa comunicação.
Vale lembrar que é muito importante garantir que a empresa tenha uma comunicação compatível em todos os canais.
Por mais que em alguns meios, como o e-mail, por exemplo, a formalidade seja um padrão, a comunicação de uma empresa deve ser linear em qualquer ponto de contato com o cliente — e até mesmo no ambiente interno, com os colaboradores.
Analise as métricas
Uma das funcionalidades mais relevantes para as empresas, é a possibilidade de analisar métricas dentro do WhatsApp Business, coisa que não é possível para as contas comuns.
Por meio dele, é possível ver relatórios sobre as conversas com os consumidores, nos quais constam a quantidade de mensagens enviadas, lidas, entregues, entre outros.
Essas métricas vão ajudar a sua empresa a identificar se as estratégias aplicadas dentro do WhatsApp estão sendo eficientes ou não, gerando insights importantes sobre a comunicação com os clientes.
Integre com um sistema Help Desk
Por fim, uma das melhores formas de utilizar o WhatsApp Business focado no atendimento ou suporte ao cliente é integrando o aplicativo a um sistema de Help Desk.
Afinal, muitas vezes pode ser confuso atender todos os chamados por meio da ferramenta, não é?
Especialmente se sua empresa contar com um grande quadro de colaboradores de atendimento e suporte, ter apenas um acesso ao aplicativo pode ser um problema.
Se esse é o seu caso, utilizar um sistema de Help Desk pode ser a opção mais inteligente.
Assim, você pode concentrar todos os seus atendimentos, independentemente do canal pelo qual o cliente procurou a sua empresa, em um único lugar.
Benefícios de usar o WhatsApp Business
Como você pôde notar, o WhatsApp Business oferece muitas funcionalidades que podem favorecer as empresas que estão no ambiente digital.
Com ele, o seu negócio é capaz de gerar leads mais qualificados, facilitando a conversão de vendas.
Nesse sentido, caso o aplicativo seja usado da maneira correta — como um verdadeiro sistema de atendimento ao cliente — você consegue alavancar as suas vendas, já que o atendimento e o catálogo online agiliza bastante todo esse processo.
Além disso, o WhatsApp Business permite que os seus colaboradores possam atender melhor os seus clientes, de forma mais humanizada e ágil, oferecendo também o suporte pós-venda que é tão necessário para fidelizar os consumidores.
Portanto, podemos concluir que o WhatsApp Business é, sem dúvida, uma ferramenta de comunicação muito importante para as empresas que desejam se aproximar do público e aprimorar o relacionamento com ele.
E se esse é o seu caso, então chegou a hora de se aprofundar ainda mais em alguns dos seus maiores benefícios. Vamos lá?
Alta escalabilidade
Como falamos, o WhatsApp Business é uma ferramenta prática e eficiente para as empresas. Diferentemente do que acontece com a versão convencional, em que apenas uma pessoa consegue acessá-lo por vez.
Já no aplicativo focado no corporativo, a escalabilidade é uma realidade, e essa é uma das maiores vantagens do WhatsApp Business. Ele permite que mais de um colaborador acesse o número e faça atendimentos simultâneos, sem que um atrapalhe o outro.
Além disso, outro ponto super relevante é que o aplicativo empresarial também permite que os atendimentos sejam direcionados para setores ou atendentes diferentes, de acordo com a solicitação do cliente.
Gerenciamento fácil de chamados
Com a possibilidade de integrar o aplicativo de mensagem a outros softwares e plataformas de atendimento, outra super vantagem da versão Business é a possibilidade de fazer o gerenciamento dos chamados mais facilmente.
Além dos recursos do próprio aplicativo, que permitem manter uma organização com as funcionalidades de etiqueta e resposta rápida, por exemplo, ao integrá-lo a um help desk como o Desk Manager, é possível ter toda a equipe em acesso ao WhatsApp sem nenhuma interferência ou problema.
Webinar: Os desafios do atendimento por WhatsApp
Maior segurança
A segurança de dados é uma das maiores questões para as empresas atualmente, e claro que esse aspecto também deve ser levado em consideração quando pensamos em canais de atendimento.
Afinal, muitas vezes, o cliente precisará informar dados pessoais e relevantes para que o atendimento tenha continuidade, além de compartilhar documentações que precisam ser enviadas em segurança.
E em relação a confiança por parte dos consumidores, o WhatsApp Business também permite que a empresa utilize selo de verificação para que o cliente saiba que está falando com uma conta oficial.
Acesso às métricas
Para finalizar as principais vantagens do WhatsApp Business, podemos citar o rápido e fácil acesso às métricas e aos resultados.
O aplicativo permite que a organização veja informações muito relevantes, como o tempo médio de atendimento, taxa de abertura de mensagens, entre outros dados.
Assim, você terá insights para identificar possíveis gargalos que possam estar impactando diretamente no resultado geral da empresa.
WhatsApp Business integrado ao Desk Manager!
E se você já está pronto para utilizar o aplicativo de mensagens como canal de comunicação da sua empresa, mas quer melhorar ainda mais a experiência dos clientes e o trabalho dos colaboradores, que tal aproveitar a integração do aplicativo com a Desk Manager?
Assim, manter o controle e a organização das mensagens e chamados será muito mais fácil, deixando todos os atendimentos que chegarem por qualquer meio, inclusive o WhatsApp, em uma única plataforma.
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