O acesso remoto também pode ser entendido como uma conexão realizada à distância.
É uma tecnologia altamente eficaz, disseminada entre muitas empresas da atualidade que buscam expandir seus resultados mantendo a qualidade dos seus serviços e produtos oferecidos.
Saiba como o acesso remoto funciona
Basicamente, o acesso remoto acontece porque é possível acessar um servidor privado a partir de um outro computador que não está conectado, fisicamente, à rede.
Na prática, é o acesso remoto que permite que um técnico em informática entre no computador do seu cliente para solucionar um problema mesmo que esteja a quilômetros de distância.
É possível fazer vários tipos de alterações, edições e formatações com base na permissão do computador que está sendo acessado.
Uma das maneiras mais comuns de realizar o acesso remoto é através de uma VPN (Rede Privada Virtual, tradução da sigla em português), que consiste em um "túnel" protegido online.
Através desse túnel é possível realizar o acesso com a segurança dos dados envolvidos.
Para criar uma VPN é necessário o fazer através de softwares. A popularização do acesso remoto tem sido tão crescente que programas para VPN possuem até mesmo versões para Android e IOS).
Para continuar sabendo mais sobre os benefícios que o acesso remoto pode trazer, continue lendo nosso artigo!
Por que utilizar o acesso remoto?
Com o avanço da computação em nuvem e dos SaaS, Softwares as a Service, controlar os computadores à distância se tornou muito mais vantajoso.
O suporte contínuo possibilitado pelo acesso remoto é muito importante diante dos imprevistos que podem acontecer com as máquinas que são parte essencial do trabalho de muitas empresas.
Seguem listados abaixo alguns dos benefícios para a empresa que utiliza essa tecnologia:
Redução de custos
O service desk é muito eficaz, por contar com um suporte completo em tecnologia de informação, mas também pode gerar muitos custos operacionais.
Trabalhar com o acesso remoto ajuda a minimizar esses custos, pois grande parte dos problemas podem ser resolvidos remotamente, sem a necessidade de um suporte presencial.
Facilidade de operação
A facilidade que o acesso remoto proporciona ao técnico que irá solucionar a questão é uma grande vantagem aliada ao monitoramento contínuo existente.
Aumento da produtividade
Quando algum problema acontece, o servidor fica fora do ar, por exemplo, os funcionários, muitas vezes, ficam sem poder dar continuidade às atividades que estão realizando.
A agilidade em solucionar problemas remotamente faz com que o suporte aconteça de imediato.
Essa agilidade do suporte é essencial para que as empresas continuem operando da melhor maneira, sem maiores problemas, aumentando a sua produtividade.
Entenda agora o que é outsourcing
Nós já falamos sobre acesso remoto, e agora vamos entender melhor o que é outsourcing e como utilizar dessa forma de acesso pode facilitar o funcionamento das empresas que seguem esse modelo.
Outsourcing, em essência, é uma terceirização. Quando se fala em terceirizar, logo pensamos em contratar pessoas de outras empresas para realizarem certos serviços.
Contudo, a maioria dos serviços que passam pela nossa cabeça que são terceirizados não influenciam diretamente no produto final que se vende.
Por exemplo, muitas empresas terceirizam serviços de limpeza, de transporte e logística. Os serviços de outsourcing são, diferentemente destes, ligados à estratégia e core business da empresa.
A ideia por trás da terceirização desses serviços-chave está no entendimento de que é melhor você focar naquilo que você sabe e transferir aquilo que você não tem domínio para quem tem a habilidade necessária.
Exemplos de serviços de outsourcing
Podemos citar como outsourcing a contratação de terceiros para lidar com os aspectos financeiros da empresa.
Antes, terceirizar a contabilidade era algo impensável para muitos empresários. Hoje é comum.
Outro exemplo seria a força de vendas e prospecção de clientes e os serviços relacionados à TI (Tecnologia da Informação).
A área de Recursos Humanos e o próprio Planejamento Estratégico também são passíveis de outsourcing.
Mas como saber quando transferir alguns serviços da sua empresa para o modelo de outsourcing?
Aí vão 5 dicas importantes:
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Conheça o seu negócio: é necessário que você saiba quais são os processos críticos e gargalos que envolvem a sua produção. Dessa forma você poderá atuar de maneira mais incisiva em cima desses pontos de atenção;
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Identifique as oportunidades: saiba quais processos precisam, obrigatoriamente, serem realizados pela sua organização e quais podem ser desenvolvidos por profissionais específicos;
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Selecione o fornecedor: é importante buscar referências na hora de contratar; seguir indicações de pessoas confiáveis é um bom caminho;
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Prepare a transição: se a área da empresa que for adotar o outsourcing já existe, certifique-se de comunicar a equipe com antecedência e verifique quais talentos podem ser aproveitados;
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Acompanhe o desempenho: não é só porque você adotou o modelo de outsourcing na sua empresa que você não vai acompanhar o que está acontecendo.
É importante enxergar esse modelo de serviço como uma parceria estratégica que deve ser monitorada constantemente.
Então, qual é a relação entre outsourcing e acesso remoto?
Agora que sabemos o que é acesso remoto e o que é outsourcing, podemos relacionar esses dois conceitos a partir dos benefícios que suas práticas nos dão como retorno.
O acesso remoto oferece uma velocidade satisfatória na resolução de problemas, o que acaba sendo interessante para toda empresa de outsourcing.
Os clientes que buscam o outsourcing de alguns serviços estão interessados em ter seus negócios, não importando qual parte tenha sido adaptada, geridos da melhor maneira.
A flexibilidade que o acesso remoto proporciona faz com que os acontecimentos na empresa fluam de forma mais eficaz a caminho dos resultados almejados.
Além disso, o modelo de outsourcing é crescente na atualidade. Muitas empresas já o utilizam como forma de aumentar a produtividade de determinadas áreas.
Contratar empresas que oferecem serviços de outsourcing a partir do acesso remoto é uma ótima forma de potencializar os resultados do seu negócio, pois você divide a responsabilidade das áreas estratégicas estratégias com profissionais experts no assunto, melhorando seus resultados.
Interessante, não é? Agora que você já sabe as vantagens do acesso remoto , aprenda como fidelizar os seus clientes de serviços no nosso artigo sobre o assunto. Como fidelizar clientes de serviços: Aprenda em 5 passos infalíveis!