O WhatsApp é uma das redes sociais mais usadas no Brasil, tanto a nível pessoal quanto corporativo. Nesse cenário, você provavelmente já conhece a versão business do aplicativo, mas já ouviu falar do WhatsApp Business API?
O WhatsApp API é uma ferramenta com foco em empresas de médio e grande porte que desejam integrar a rede social com outros canais e plataformas.
Na prática, esse recurso significa uma comunicação mais eficiente e de qualidade com os clientes, além da expansão da empresa para públicos ainda maiores.
Quer saber como o WhatsApp APIs pode ser benéfico para o seu negócio? Então, continue lendo este post! Vamos te mostrar agora o que é API para WhatsApp e como ele funciona.
O que é WhatsApp Business API?
O WhatsApp Business API é uma versão do WhatsApp desenvolvida pelo Facebook para escalar o atendimento a partir do próprio aplicativo.
Como? A API para WhatsApp permite englobar o app a várias plataformas de atendimento online, o que resulta na possibilidade de ter muitos atendentes utilizando um mesmo número de telefone.
Em outras palavras, a ferramenta é uma forma de integrar e facilitar a comunicação de empresas de médio e grande portes, que possuem muitos clientes e, portanto, pode ter um número de chamados maior.
Super interessante, não é? Além de ser muito prático, já que não é mais necessário cadastrar vários números no WhatsApp para cada um dos atendentes. Isso otimiza o atendimento ao cliente, além de diminuir as chances de erro no uso do app.
Quais as principais diferenças entre as versões do WhatsApp?
Hoje o WhatsApp conta com três versões do aplicativo com diferentes objetivos e finalidades. A seguir, veja as diferenças entre as modalidades:
WhatsApp padrão
É a versão tradicional do aplicativo, muito usada para a comunicação pessoal e do dia-a-dia. Essa é a versão que o consumidor usa para entrar em contato com o seu negócio.
WhatsApp Business
A modalidade do WhatsApp Business foi desenvolvida em 2018 com o objetivo de aumentar a relação entre empresas de porte menor com seus clientes. Aqui, é possível utilizar alguns recursos adicionais, como adicionar informações de funcionamento, valores de produtos e serviços, site, e muito mais.
WhatsApp Business API
É a melhor opção para empresas de todos os portes, desde negócios menores a grandes companhias. O WhatsApp Business API melhora a comunicação entre marca e consumidor.
Um dos principais atrativos dessa modalidade é a possibilidade de usar chatbots e incluir vários atendentes em um só número de telefone.
Essa funcionalidade é muito interessante para atender grandes quantidades de pessoas que entram em contato com o seu negócio.
Como equipar a sua empresa com o WhatsApp API?
Apesar de atender bem todos os portes de negócios, o acesso ao WhatsApp API ainda é limitado.
Para implementar o serviço em sua empresa, é necessário que a plataforma aprove a sua participação. A autorização é feita por meio de um Solution Partner ou Solution Provider, que são provedores de soluções voltadas para o meio corporativo a nível global.
Essas empresas são especializadas em oferecer toda a infraestrutura básica para habilitar o funcionamento dos canais, redes e toda a tecnologia necessária para que o sistema de comunicação seja inteligente e eficiente no WhatsApp.
O próprio Facebook criou parcerias com diversas empresas de provedores para tornar esse processo mais acelerado, já que a plataforma não consegue sozinha atender as demandas para o acesso ao serviço.
Com essas parcerias, é possível integrar o WhatsApp Business API na sua empresa de forma menos burocrática.
5 vantagens de implementar o WhatsApp Business API no seu negócio
Você já sabe o que é o WhatsApp Business API e como esse serviço funciona, então agora é hora de entender como essa solução pode beneficiar o seu negócio.
1. Uso de chatbots para automatizar o atendimento
Com o uso da API do WhatsApp é possível automatizar o atendimento e garantir a otimização do tempo de resposta para os clientes, o que ajuda muito na satisfação dos consumidores.
O assistente virtual entra em ação possibilitando múltiplos atendimentos ao mesmo tempo.
O chatbot também é muito útil, pois realiza uma triagem dos usuários e consegue resolver dúvidas e demandas mais simples, deixando para os atendentes somente os atendimentos mais complexos e que demandam a inteligência humana.
2. Diversos atendentes conectados ao mesmo número de telefone
É o fim das soluções mirabolantes para conseguir acessar o WhatsApp em mais de um aparelho!
A API permite que seja feita uma integração entre o número do seu negócio e uma plataforma de atendimento digital, ou seja, você pode ter múltiplos atendentes usando o mesmo número.
Também é possível identificar pelo histórico de atendimento da plataforma qual colaborador realizou determinada demanda, qual o cliente atendido e a data do contato.
3. Mantém o WhatsApp com o número fixo da sua empresa
Outra vantagem dessa versão é a possibilidade de usar o telefone fixo do seu negócio na conta comercial do aplicativo.
Essa é uma boa maneira de reforçar a seriedade da sua marca e afastar desconfianças de usuários, já que os números de celular são mais facilmente clonados. Além disso, é mais uma forma de centralizar os atendimentos no mesmo número.
4. Possibilita a geração de relatórios de atendimento
Algumas empresas de pequeno porte utilizam o app na versão pessoal para o atendimento ao cliente e ficam sem acesso aos tão necessários dados para melhoria.
Outras, que utilizam o WhatsApp Business, precisam partir para o trabalho manual na criação de relatórios.
Nesse aspecto, o WhatsApp API sai na frente com uma grande vantagem. Com ele é mais simples realizar a avaliação de performance do canal, a partir da integração com uma plataforma de atendimento digital.
Dessa forma, é possível acompanhar detalhadamente as principais métricas e estatísticas, e assim desenvolver, cada vez mais, melhores soluções e resultados para a sua marca.
5. Potencializa a comunicação omnichannel
A comunicação omnichannel é o resultado da utilização de diversos canais de atendimento de maneira estratégica e integrada. Com o WhatsApp API a sua empresa passa a ter mais um importante canal na conta!
O atendimento omnichannel já é uma realidade em muitas empresas que investem na estratégia com o objetivo de aumentar a praticidade e velocidade do atendimento e, claro, estreitar os laços na relação com seus consumidores. Por isso, aproveite a API do aplicativo para colocar o omnichannel em prática no seu negócio também!
E se você gostou de saber mais sobre essa poderosa ferramenta do WhatsApp, que tal saber mais sobre como usar o app a favor do seu negócio? Leia o artigo “WhatsApp marketing: como montar uma estratégia para sua empresa”e veja como usar a ferramenta de forma estratégica para vender mais.