Conheça as tendências de Marketing de Relacionamento para 2024

O marketing de relacionamento é uma estratégia poderosa para empresas (tanto pequenas, como grandes) que buscam construir laços sólidos com seus clientes. Nesta era dinâmica dos negócios, para manter a proximidade precisa ir além da venda.

Por essa razão, as estratégias de relacionamento podem ser usadas para criar uma conexão entre o cliente e uma marca, por meio de ações, comunicações e estratégias que aumentem a satisfação e incentivem o cliente a ser fiel.

Além disso, pesquisas já demonstraram como esse também é um desejo do cliente. 

Segundo o relatório Panorama de Fidelização no Brasil 2023, para mais de 80% dos entrevistados, ser reconhecido (com um agradecimento, um brinde…) é algo essencial no relacionamento com uma marca.

Tal dado reforça a importância de entregar diferenciais em todos os contatos com os clientes, e também como eles podem ser algo simples, mas que aproxima e conecta negócios e seu público.

4 Tendências de Marketing de Relacionamento para 2024

Como vimos, as estratégias de engajamento são muito importantes. Por isso, separamos algumas das principais tendências de marketing de relacionamento para 2024. Confira, abaixo, e não deixe de aplicar para criar experiências memoráveis para os seus consumidores. 

1. Programa de Fidelidade

O programa de fidelidade é uma plataforma que visa recompensar e incentivar a repetição de negócios por parte dos clientes. Geralmente, envolve a oferta de benefícios exclusivos, como descontos, prêmios, brindes e outras vantagens.

Através dessa estratégia, seu cliente economiza, ganha prêmios e cria uma conexão muito maior com a sua marca. Por isso, principalmente no caso de empresas que possuem clientes recorrentes, que pagam mensalidade, esse é um diferencial essencial para a fidelização de clientes. 

2. CX (Customer Experience)

A experiência do cliente (CX) refere-se à percepção global que um cliente tem ao interagir com uma marca ao longo de toda a jornada, desde o primeiro contato até o pós-venda. 

Sendo assim, é um conceito abrangente que engloba todos os pontos de contato e interações entre o cliente e a empresa, incluindo o processo de compra, o suporte, a qualidade do produto ou serviço e também a comunicação nas mídias sociais. 

A aplicação da experiência do cliente deve ser omnichannel, ou seja, estar em todos os setores e áreas de um negócio. Assim, ela começa desde o momento em que um cliente toma conhecimento da marca, com os times de marketing e comercial; e continua também no pós-venda com o time de atendimento. 

Dessa forma, ela não é apenas sobre oferecer um produto ou serviço de qualidade, mas também sobre como a empresa faz com que o cliente se sinta conectado e satisfeito em todos os contatos que tem com a empresa, incluindo aspectos emocionais como empatia e confiança.

3. Gamificação

A Gamificação é uma estratégia que utiliza elementos de jogos para envolver e motivar o público em interações com uma marca, sendo, por isso, uma excelente forma de relacionamento. Essa abordagem incorpora mecanismos de jogos, como pontos e recompensas, em atividades para aumentar o engajamento e a fidelização.

Assim, ao transformar a interação do cliente em uma experiência mais lúdica e desafiadora, ela cria um ambiente mais atrativo, incentivando comportamentos desejados, como compras recorrentes, participação em programas de fidelidade e compartilhamento nas redes sociais.

Portanto, a importância da gamificação reside na capacidade de criar uma conexão emocional entre a marca e o cliente, promovendo um envolvimento mais profundo e duradouro. 

4. Marketing de Conteúdo

Apesar de se aplicar a várias áreas de comunicação, produzir bons conteúdos é também uma estratégia de marketing de relacionamento. 

A produção de conteúdos ricos permite que as empresas se conectem com os clientes de maneira autêntica, fornecendo informações valiosas e relevantes. Além disso, bons materiais também reforçam a autoridade da marca em um setor e educa os clientes sobre as melhores práticas no uso de um serviço ou produto. 

Alguns formatos que sua marca pode explorar são:

  • Blog posts educativos
  • Newsletters personalizadas
  • Webinars e tutoriais
  • Infográficos e vídeos: 

Conclusão

Em resumo, o marketing de relacionamento continua a evoluir, oferecendo oportunidades para as empresas se conectarem com seus clientes. Por isso, esteja atento às tendências e transforme os seus clientes em verdadeiros defensores da sua marca.
Quer aprender mais sobre esse e outros assuntos? Então acesse outros artigos do nosso Blog.

Por Rede Parcerias em 19/01/2024