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Tecnologia Digital: como melhorar seu atendimento com inovação5 min read

Help Desk para Gestão de Atendimento

A inovação no atendimento ao cliente é uma necessidade para empresas que desejam se manter em destaque no mercado. Para isso, a tecnologia digital é a melhor saída. 

Hoje, a internet é um dos principais meios utilizados por clientes, seja para fazer compras ou falar com as empresas. 

Esse cenário é fruto da transformação digital que vem acontecendo há alguns anos e que foi potencializada pelo isolamento social provocado pela pandemia do Covid-19.

Para se ter uma ideia, nos últimos anos, com as mudanças necessárias devido à pandemia do coronavírus, as vendas pela internet cresceram 27%.

Isso só foi possível graças a tecnologia digital, que possibilitou às empresas oferecerem um atendimento remoto e de qualidade aos clientes. Para isso, no entanto, foi preciso se adaptar à transformação digital. 

Se sua empresa ainda não conseguiu se adequar a esse novo cenário, você precisa conhecer tecnologias que podem te ajudar a melhorar seu atendimento

Vamos lá! 

O que é atendimento digital?

Como vimos, a transformação digital chegou no atendimento ao cliente. Mas, afinal, o que caracteriza um atendimento digital?

Durante muito tempo o atendimento presencial foi o meio de contato preferido dos consumidores — e muitas vezes o único disponível. 

Depois, o telefone passou a ocupar esse lugar, e ainda hoje é o canal de atendimento preferido dos consumidores, com 60% ainda optando pelo contato telefônico, segundo pesquisa realizada pela Phone Track

No entanto, mesmo nesse cenário, o digital ganhou um espaço importante. Principalmente para o consumidor 3.0, que busca por imediatismo e agilidade, atributos que estão fortemente associados ao digital.

E assim se consagrou o atendimento digital, que nada mais é do que fazer uso da tecnologia digital para se comunicar virtualmente com os clientes

Por isso, para conseguir oferecer uma boa experiência aos consumidores, é indispensável conhecer mais sobre tecnologia digital e entender como as principais ferramentas podem te ajudar. 

Gestão de projetos

Tecnologia digital: 3 soluções para usar no atendimento

Agora que você sabe o que é atendimento virtual e como a tecnologia digital é indispensável para isso, chegou a hora de conhecer as ferramentas e soluções para usar no atendimento ao cliente e torná-lo melhor e mais eficiente.

1. Chatbot

Não dá para falar em tecnologia digital sem lembrar do chatbot, uma das ferramentas mais usadas. É muito eficiente quando o assunto é atendimento via canais digitais.

Se você não sabe o que é, um chatbot de atendimento é uma solução desenvolvida com o objetivo de simular uma conversa humana com outra pessoa.

Assim, ao falar com um chatbot, o cliente tem a impressão de que está falando com um atendente real (se for bem configurado) quando, na realidade, não se passa de uma programação, um robô, como também é chamado. 

Quando a expectativa é inovar no atendimento, o chatbot é uma alternativa muito interessante, pois permite que o cliente tenha um retorno mais rápido do que seria se tivesse que aguardar por um atendente.

Além disso, o chatbot também possibilita o contato fora dos horários de atendimento da empresa, como o horário comercial, por exemplo. 

Assim, essa tecnologia digital abre espaço para sua empresa oferecer atendimento e suporte 24 horas. 

2. Assistente virtual inteligente

Outra tecnologia digital que pode contribuir para a transformação digital nas empresas são as assistentes virtuais. 

Como vimos acima, o telefone é um canal de comunicação que conseguiu sobreviver à era digital e se mantém a preferida de muitos clientes.

Nesse sentido, surgiram as tecnologias digitais de voz, como a Siri, Alexa e Google Now, por exemplo.

Hoje, segundo o Google, mais de 60% dos brasileiros já utilizam tecnologia digital de voz para controlar seus dispositivos móveis, realizando diversas atividades por meio de comandos.

No atual cenário, uma forma de melhorar seu atendimento com inovação é justamente adotar a assistente virtual em sua estratégia.

Já pensou se seu cliente pudesse saber mais sobre seus produtos e serviços, além de notícias e informações sobre sua empresa por meio dessa tecnologia? 

Além de proporcionar inovação, esse é mais um dos canais que não precisa ter seu tempo limitado, já que estará sempre disponível virtualmente para seu cliente procurar quando sentir vontade ou necessidade

3. Aplicativos de mensagem e redes sociais 

Falando em inovação, existem alguns aplicativos para atendimento ao cliente que se destacam quando o assunto é SAC, como é o caso dos apps de mensagem WhatsApp e Telegram, mensagens diretas no Instagram e Facebook, por exemplo.

Essa é uma das tecnologias mais famosas e importantes quando o assunto é inovar, afinal, atrás apenas do chat, o WhatsApp é o canal digital preferido do consumidor

Hoje, apesar da ligação telefônica e do atendimento presencial serem necessárias em muitos casos e até a preferência de alguns, o atendimento virtual é uma alternativa muito buscada, e as redes sociais são indispensáveis nesse cenário. 

Para potencializar esses canais, você pode usar o chatbot e/ou a inteligência artificial ao seu favor, tornando a tecnologia digital uma aliada

Webinar: Atendimento Omnichannel e o uso do WhatsApp

Invista em um atendimento omnichannel! 

Agora você sabe quais são as principais tecnologias digitais que podem ajudar a prestar um bom atendimento ao cliente. 

No entanto, isso não é tudo. Para oferecer uma boa experiência, sua empresa deve focar em um atendimento omnichannel, em que todos os canais disponíveis estejam integrados, com o registro de informações e o histórico dos clientes. 

Para que isso seja possível, você precisa contar com outra tecnologia digital, um sistema de Help Desk, um software que pode te ajudar a registrar as solicitações, organizar chamados e registrar informações dos clientes. 

Dessa forma, você pode manter todos os meios de atendimento da sua empresa integrados em um mesmo canal.

Interessante, não é? Se você não conhece um sistema de Help Desk e não sabe o que é e como funciona, chegou a hora de entender mais sobre este assunto. 

Leia nosso conteúdo “Sistema de Help Desk: tudo o que você precisa saber“ e veja como essa tecnologia digital pode potencializar o atendimento ao cliente do seu negócio. 

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