...

Suporte de TI e CSC: otimize resultados com essa combinação6 min read

Help Desk para Gestão de Atendimento Integrado com WhatsApp e Telegram

Quem está acostumado com a presença de profissionais de TI na empresa sabe que, sem eles, seria difícil imaginar um ambiente de trabalho devidamente funcional e organizado, não é mesmo? No entanto, é possível otimizar ainda mais os resultados com a união do suporte de TI e CSC.

Essa sigla significa Central de Serviços Compartilhados, responsável por aperfeiçoar a gestão e os processos de uma organização. Então, ao integrá-la com o departamento de TI, prepare-se para lidar com os diversos benefícios que surgirão por causa dessa parceria.

Ficou curioso sobre esse assunto? Continue a leitura para saber mais! Vamos explicar a importância do departamento de TI, como funciona o CSC e as vantagens de unir os dois.

Qual é a importância da área de TI?

Antes de explicar melhor a união entre o suporte de TI e CSC, é importante mostrar como cada um deles funciona separadamente, certo?

A gestão de TI está relacionada à administração dos recursos tecnológicos utilizados no tratamento de informações de uma organização.

Para isso, os profissionais trabalham com a obtenção, armazenamento, avaliação e demais processos que envolvem os dados.

O trabalho da equipe de TI possibilita que a situação atual da organização seja eficientemente analisada com base na coleta e organização das informações de cada processo feito pela empresa.

Com isso, a atuação dessa equipe auxilia os gestores no desenvolvimento de projetos que estão alinhados aos objetivos da empresa.

Além de possibilitar a elaboração de novas estratégias, a área de TI ajuda a empresa a lidar com as altas demandas do mercado, fornecendo assim a melhor qualidade possível aos clientes.

Sendo assim, uma gestão correta de TI é capaz de promover ideias inovadoras, fazendo a sua empresa se destacar em relação aos concorrentes.

O que é e como funciona o CSC?

Já explicamos o que significa a sigla CSC, mas isso não nos diz muita coisa, não é mesmo?

A Central de Serviços Compartilhados é uma unidade organizacional, ou seja, é formada por uma equipe que deseja promover o alinhamento do trabalho em todos os setores da empresa. Logo, envolve diversos departamentos, desde o Financeiro até os Recursos Humanos.

Para que você entenda melhor o CSC, imagine um call center que permite a qualquer pessoa (colaborador ou cliente) tirar dúvidas, solicitar informações etc. Então, isso é a Central de Serviços Compartilhados.

Dessa forma, podemos entender que o CSC é uma área específica da empresa que presta serviços a partir de um mesmo local para diferentes departamentos/unidades.

Esse trabalho é possível ao descobrir quais são as atividades que se repetem em diferentes locais de uma organização, passando a reuni-las num único lugar para que os processos se tornem mais eficazes.

O conceito de CSC foi criado na década de 80 nos Estados Unidos, mas implementado no Brasil apenas nos anos 90, servindo como um modelo fundamental de organização de processos.

No entanto, não existe um molde de CSC que funcione para todas as empresas, já que cada uma funciona de um jeito específico e com objetivos diferentes.

Isso significa, portanto, que cada organização precisa criar um modelo de CSC que funcione para ela.

De qualquer forma, geralmente, a Central de Serviços Compartilhados foca nas atividades de suporte do negócio, incluindo, portanto, as tarefas que não são enquadradas como estratégicas.

Dessa forma, é possível notar que a CSC apresenta diversas vantagens. Confira algumas delas logo abaixo.

Aumento de produtividade

Por meio da CSC, o aumento de produtividade é uma consequência direta. Afinal, o intercâmbio das informações entre diferentes setores é facilitado, promovendo o alinhamento do trabalho

Além disso, ocorre a menor frequência de retrabalhos e revisões, além de reduzir gargalos, pontos de ineficiência e falhas nos processos.

Redução de custos

Ainda que, inevitavelmente, apresente um custo inicial, a CSC auxilia na redução de custos a médio e longo prazo.

Isso acontece porque ela reduz o número de colaboradores numa mesma tarefa, promovendo também a otimização dos serviços.

Centralização dos processos

Como mencionamos, a CSC possibilita o alinhamento dos diferentes setores da empresa, o que resulta na centralização dos processos.

Assim, a comunicação entre os distintos departamentos não sofre ruídos, promovendo a harmonia no trabalho e potencializando a eficiência dos serviços.

Por que unir o suporte de TI e CSC?

Juntos, o suporte de TI e CSC são capazes de oferecer resultados altamente satisfatórios para a empresa. Como se sabe, a TI cuida da automação dos processos, prezando pela segurança dos dados e promovendo inovação na coleta das informações.

Sendo assim, o modelo de CSC se mostra como um parceiro fundamental na otimização do trabalho da equipe de TI, pois a informação coletada precisa se transformar em conhecimento para que possa ser compartilhada e utilizada estrategicamente.

Isso significa, portanto, que as informações geradas pela CSC precisam da implementação de sistemas de informação, priorizando os serviços de coleta, tratamento, armazenamento e compartilhamento dos dados de apoio que vão servir nas operações diárias, auxiliando inclusive na tomada de decisões.

Dessa forma, com a equipe de TI, a CSC consegue ter uma gestão eficiente e confiável das informações.

No entanto, é importante destacar que o suporte de TI deve seguir a complexidade do modelo de CSC, sem causar transtornos na hora da apuração e gestão.

Dessa forma, as informações disponibilizadas para os usuários do CSC devem ser encaradas como prestações de serviços, em que o perfil do usuário vai determinar o canal, complexidade e nível de acesso.

Podemos dizer que o suporte de TI e CSC estão intrinsecamente conectados, já que sem o apoio de TI, o modelo de CSC corre o risco de permanecer imaturo e ineficiente. Isso poderia causar problemas como perda de informações e até mesmo fraude, o que dificulta a confiabilidade das pessoas nas informações.

Por isso, a área de TI tem um papel fundamental na configuração da Central de Serviços Compartilhados. Logo, esse setor não é apenas uma área de suporte como também é parte essencial no planejamento estratégico das empresas.

Ao unir o suporte de TI e CSC, a empresa passa a conquistar diversas vantagens, como maior organização, agilidade e efetividade. Se você quer saber mais sobre equipes de suporte, veja também o nosso e-book sobre esse assunto!

Conhecer o Desk Manager: Gerenciador de Chamados

Compartilhe

Posts relacionados

Seu processo de vendas está desorganizado e suas receitas futuras são imprevisíveis?..

No cenário competitivo da atualidade, a inovação se tornou essencial para o..

Entender como prospectar clientes de maneira eficaz permite identificar oportunidades, estabelecer contato..

Entenda ainda hoje o que é LTV e como calcular essa métrica..
Mais lidos
A dinâmica quebra-gelo é uma atividade planejada para reduzir as inibições e estimular as interações..
Você tem dúvidas sobre a elaboração de mensagens para clientes inativos? Acesse nosso blog e..
Você sabe o que é Help Desk? Ele veio para revolucionar o atendimento e começou..
Você sabe o que é um kickoff? Descubra agora e entenda como essa etapa no..

Receba nossa newsletter

Tenha acesso a conteúdos de valor sobre atendimento, sucesso do cliente, tecnologia e muito mais.

Você está pronto para uma jornada de sucesso?

Peça uma demonstração gratuita e conheça a Desk Manager, uma plataforma que proporciona uma experiência completa com sistema help desk e service desk.