...

Como a Desk Manager te ajuda na segurança digital do seu negócio7 min read

Nova call to action

A segurança digital é um assunto indispensável numa realidade em que pessoas e empresas estão hiperconectadas e os riscos cibernéticos aumentam na mesma proporção em que as tecnologias evoluem. 

Após a transformação digital, tornaram-se recorrentes as notícias sobre vazamento de dados, que passaram a ser um dos maiores temores dos gestores de TI em empresas de diversos segmentos.

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), vigente desde 2020, foi uma motivadora da intensificação dos esforços relacionados à promoção da segurança digital nos ambientes organizacionais. 

Nesse contexto, o tema tem sido amplamente discutido e a busca pela proteção de dados tornou-se uma prioridade. 

Porém, muitas empresas ainda não contam com uma estratégia robusta de segurança digital e seus gestores podem se sentir confusos ao definirem quais iniciativas serão priorizadas.

Isso acontece devido às mudanças contínuas nos processos envolvendo a cibersegurança e à necessidade de aprimoramento incessante das estratégias de proteção dos dados, que agora são ativos organizacionais. 

Nos próximos tópicos, vamos retomar o conceito de segurança digital e explicar quais são as principais ações a serem colocadas em prática para fortalecê-la. 

Continue a leitura!

O que é segurança digital?

O conceito de segurança digital se refere a um conjunto de práticas ou medidas que são adotadas em uma empresa para proteger seus sistemas, redes, servidores e quaisquer dispositivos eletrônicos.

Isso envolve a mudança e a implementação de processos internos para que possíveis ataques ou ameaças sejam bloqueados. 

Podemos dizer que a segurança digital atua de maneira mais ampla que a segurança da informação. Enquanto esta última é focada na proteção das informações compartilhadas, a primeira se concentra em todas as atividades e operações realizadas online.

É claro que as duas se interconectam e devem caminhar juntas para resguardar a empresa dos mais diversos riscos que vêm evoluindo após a transformação digital. 

Os ataques cibernéticos possibilitam a agentes mal-intencionados o acesso a dados sigilosos e sensíveis, e isso pode acarretar uma série de danos, arriscando inclusive a continuidade do negócio.

Sendo assim, os investimentos em segurança digital devem ser planejados de forma cautelosa e direcionada, considerando as especificidades do negócio.

A construção de processos bem definidos, as análises de vulnerabilidades, os testes de segurança e a autenticação multifatorial são algumas iniciativas que vão ajudar na definição de uma estratégia assertiva.

Nos próximos tópicos, você confere outras ações que devem ser colocadas em prática para amadurecer os seus processos de segurança digital e como a Desk Manager pode te ajudar.

Construindo uma estratégia de segurança digital: principais iniciativas

Para construir uma estratégia de segurança digital eficiente a longo prazo é importante ter em mente a necessidade de aprimoramento contínuo, além de recorrer às ferramentas certas.

Além de uma solução especificamente voltada para a segurança digital, também é importante utilizar uma plataforma de Help Desk e Service Desk de alto padrão, como a Desk Manager.

Isso porque ela vai facilitar que diversas iniciativas essenciais relacionadas à segurança sejam colocadas em prática.

Vamos ver quais são essas iniciativas em seguida. Ao aplicá-las em suas rotinas, você estará dando um grande passo rumo à construção de uma estrutura de segurança digital adaptada à realidade do seu negócio.

Centralização das informações

Quando cada setor de uma empresa utiliza uma plataforma específica para cumprir suas rotinas, as informações ficam descentralizadas e a superfície de atuação dos cibercriminosos se expande. Isso torna as análises e as decisões relativas à segurança digital mais complexas e menos eficazes.

Por outro lado, quando a empresa centraliza as informações com as quais precisa lidar cotidianamente em uma única plataforma, é mais fácil visualizar quais são os maiores riscos e mitigá-los.

A plataforma pode centralizar, por exemplo, todas as solicitações de suporte, incluindo questões de segurança, que é uma prioridade para a Desk Manager.

Isso permite que a sua equipe de TI ou de segurança acompanhe todas as ocorrências e identifique padrões ou ameaças em potencial.

Nova call to action

Monitoramento de possíveis incidentes

Para reagir rapidamente a um eventual incidente e minimizar seus possíveis danos, é importante contar com um aparato para que ele seja identificado rapidamente.

Ao utilizar uma plataforma robusta como a Desk Manager, você consegue monitorar a saúde dos seus sistemas, detectando imediatamente padrões de comportamento suspeito ou tentativas de violação.

A melhor forma de evitar um incidente ou lidar de forma eficiente com suas consequências é se antecipar a ele.

Assim, a partir de iniciativas que permitem centralizar e padronizar os seus processos digitais, é possível estabelecer um monitoramento contínuo do fluxo de dados e operações.

Aprimoramento da gestão de acessos

Com uma plataforma que centraliza todos os seus processos e procedimentos digitais, é possível aprimorar a sua gestão de acessos.

A Desk Manager conta com recursos que viabilizam a criação de níveis de acesso de acordo com as atribuições de cada colaborador. 

Assim, determinados sistemas ou informações críticas podem passar a ser acessados exclusivamente por determinado grupo devidamente autorizado. 

Isso vai reduzir os riscos de violações de segurança ligados aos acessos não autorizados ou não monitorados. 

Integração entre as diferentes ferramentas utilizadas

Para que as informações e operações circulem, ao mesmo tempo, de maneira fluida e segura entre os diferentes sistemas utilizados pela empresa, as integrações são fundamentais

Elas possibilitam, por exemplo, que uma mensagem sobre o status de uma solicitação seja enviada para o cliente por e-mail ou WhatsApp sem que o colaborador da empresa precise sair da plataforma de gestão de tíquetes.

Além disso, softwares como a Desk Manager podem integrar-se com ferramentas especificamente concentradas na segurança digital, como as que promovem a gestão de vulnerabilidades.

Segurança na comunicação

A Desk Manager também conta com recursos de comunicação interna que priorizam a segurança, para que sua equipe gerencie os chamados de forma mais eficaz.

Isso vai evitar a utilização de canais de comunicação não criptografados que podem expor informações sensíveis a possíveis interceptações. 

A troca de informações envolvendo dados sigilosos precisa ser feita com a devida cautela e este é um detalhe muitas vezes negligenciado, sobretudo em casos de demandas urgentes.

Automação de processos

Todas as atividades repetitivas e escaláveis são passíveis de automação

Com a Desk Manager você pode automatizar, inclusive, o envio de uma mensagem ou alerta à pessoa mais indicada no caso de detecção de um incidente de segurança digital.

A automação de fluxos de trabalho também reduz a probabilidade de erros humanos, evitando que um equívoco não intencional culmine em um desastre de segurança.

Com a ferramenta correta você automatiza uma série de ações e garante que todas as etapas críticas dos processos sejam seguidas corretamente. 

Facilitação da obtenção de relatórios e realização de auditorias 

As funcionalidades relacionadas à automação, à organização e à padronização que estão presentes na plataforma da Desk Manager possibilitam a geração instantânea de relatórios sobre incidentes de segurança.

Eles também podem incluir o status de suporte e outras informações relevantes a serem utilizadas em auditorias de segurança e avaliações de desempenho. 

Isso torna a sua estratégia de segurança digital mais ágil à medida que sua empresa vai ganhando experiência a partir da implementação da ferramenta. Agora que você já compreende o conceito de segurança digital e sabe quais são as primeiras ações a serem colocadas em prática para proteger a sua empresa, é hora de conhecer melhor a Desk Manager e verificar como ela vai te ajudar nesta missão. Acesse o site.

Nova call to action

Compartilhe

Posts relacionados

Seu processo de vendas está desorganizado e suas receitas futuras são imprevisíveis?..

No cenário competitivo da atualidade, a inovação se tornou essencial para o..

Entender como prospectar clientes de maneira eficaz permite identificar oportunidades, estabelecer contato..

Entenda ainda hoje o que é LTV e como calcular essa métrica..
Mais lidos
A dinâmica quebra-gelo é uma atividade planejada para reduzir as inibições e estimular as interações..
Você tem dúvidas sobre a elaboração de mensagens para clientes inativos? Acesse nosso blog e..
Você sabe o que é Help Desk? Ele veio para revolucionar o atendimento e começou..
Você sabe o que é um kickoff? Descubra agora e entenda como essa etapa no..

Receba nossa newsletter

Tenha acesso a conteúdos de valor sobre atendimento, sucesso do cliente, tecnologia e muito mais.

Você está pronto para uma jornada de sucesso?

Peça uma demonstração gratuita e conheça a Desk Manager, uma plataforma que proporciona uma experiência completa com sistema help desk e service desk.