Pode ser que você não conheça o termo Mobile Marketing, mas certamente já aplicou alguma das suas estratégias em seu negócio.
O uso de dispositivos móveis faz parte da rotina diária da maior parte das pessoas. Esse hábito se intensificou ainda mais pela pandemia que acelerou o processo de virtualização em geral.
Um exemplo? Se antes, as idas ao banco, farmácias e até restaurantes aconteciam em sua maioria de forma presencial, agora, pelo conforto de casa, é possível encontrar soluções satisfatórias através do smartphone para cada um desses cenários.
Com o aumento do uso de aparelhos celulares, que só em 2020 fez o Brasil registrar mais de 234 milhões de acessos móveis, as empresas têm investido cada vez mais os seus recursos em Mobile Marketing, um conjunto de estratégias voltados especificamente para o público que consome conteúdos por esses dispositivos.
Se essa ainda não é a realidade do seu negócio e você não entende a necessidade de investir em estratégias de Mobile Marketing, nem como ele pode fortalecer sua marca, continue a leitura e aprenda tudo sobre o assunto!
O que é Mobile Marketing?
O Mobile Marketing ou Marketing Mobile é uma estratégia de Marketing Digital que tem o objetivo de fazer com que as campanhas atinjam diretamente o público que faz uso de dispositivos móveis.
As ações podem ter diversas finalidades, desde influenciar, melhorar o relacionamento cliente-marca e até propriamente converter em vendas.
Levando em consideração que os smartphones fazem parte da rotina de milhões de pessoas, essa é uma das estratégias mais eficientes para se destacar no mercado. Principalmente porque os aparelhos celulares são, atualmente, o meio mais usado no país para se conectar digitalmente.
Essas características formam um cenário muito favorável para implementar estratégias de Mobile Marketing em uma empresa.
Além disso, com as ações corretas é possível ter resultados eficientes que reforçam o enorme potencial dos dispositivos móveis.
Quais os principais benefícios do Mobile Marketing?
Agora que você conhece o Mobile Marketing, vamos entender seus principais benefícios.
Para começar, o marketing para dispositivos móveis se destaca por sua praticidade e baixo custo de investimento, ou seja, no geral, a aplicação de ações mobile friendly são fáceis de implementar.
É importante ressaltar que ele conta com diversas possibilidades, o que também torna essa estratégia muito flexível.
Além disso, existem diversas formas de atuação e, quando comparado a outras estratégias de Marketing, apresenta um custo relativamente menor de investimento e altas possibilidades de retorno para a empresa.
Outra vantagem é o alto alcance: já que há mais pessoas conectadas ao celular, ao criar ações voltadas para esse canal, você aumenta suas chances de impactá-las.
Isso significa que a empresa tem mais oportunidade de expandir suas vertentes de atuação e se relacionar com públicos diferentes.
O que preciso saber para implementar essa estratégia na minha empresa?
Você já se perguntou como funciona o Mobile Marketing? Ao entender o que é o conceito, certamente muita coisa se esclareceu por aí. Agora, vamos focar em como implementar essa vertente do Marketing Digital em seu negócio. Vamos lá!
1. Conheça o comportamento online do seu público
O primeiro passo para traçar uma estratégia é decidir quem será atingido por ela. Por isso, capriche na pesquisa e definição do público alvo para cada ação criada a partir das soluções de Mobile Marketing.
Saiba as dores, desejos e necessidades. Para isso, você pode (e deve) construir personas baseando-se nas características que mais se aproximam desse consumidor ideal.
Invista nessa definição detalhadamente porque quanto mais completas e mais informações relevantes elas tiverem, maiores são as chances de você atingir quem deseja.
Nessa hora, lembre-se de incluir uma das informações mais importantes sobre seu público: seu comportamento, formas de uso e os principais dispositivos móveis usados por eles.
2. Defina seus objetivos e suas métricas de controle
O que você deseja alcançar com essa estratégia? Essa é a pergunta necessária para desenvolver sua campanha.
Determine os objetivos principais e como suas estratégias serão feitas para chegar ao resultado esperado.
É interessante pensar em campanhas que englobem canais variados usados pela empresa, definindo como a ação será realizada em cada um deles e como, juntos, eles oferecerão o resultado desejado.
Outro ponto importante é definir quais os indicadores de desempenho que serão levados em consideração na hora de analisar o andamento das campanhas.
Na hora de elencar estes indicadores, lembre-se: eles precisam ser alcançáveis, mensuráveis e também de leitura prática.
Bônus: 3 ações de Mobile Marketing que você pode utilizar!
Pronto! Agora você já sabe como colocar o Mobile Marketing em prática no seu negócio. Mas não acabou por aqui: veja as principais ações usadas para essa estratégia e se inspire!
Notificações de push
As notificações são as mensagens que aparecem na tela do aparelho quando se tem atualizações, novidades, descontos, etc.
Elas podem ser usadas para informar e também divulgar algum produto ou serviço específico.
Apesar de extremamente relevante, essa estratégia demanda um investimento maior já que necessita de um aplicativo próprio.
SMS
Uma das mais antigas ações de Mobile Marketing, o SMS apresenta uma ótima taxa de abertura que pode se transformar em bons índices de conversão.
Para usá-lo é preciso ter acesso aos números de telefones dos clientes já cadastrados em sua lista de contatos.
Geralmente são muito usados para o envio de promoções, cupons específicos e recados relevantes para o consumidor, tudo com um custo menor em relação a outras ações.
QR Code
O uso do QR Code aumentou consideravelmente nos últimos anos e também é uma boa opção de estratégia.
Basicamente, o QR Code funciona como um código que, ao ser identificado pela câmera do dispositivo, direciona o usuário para uma página que pode ser em redes sociais ou mesmo o site da empresa.
Uma das possibilidades de uso é redirecionar o público para ler mais informações sobre determinado produto ou serviço, além de implementá-lo para promoções exclusivas.
Incluir as estratégias de Mobile Marketing nas campanhas é uma ótima maneira de diversificar as ações da sua empresa.
Além disso, outro ponto muito importante é preparar o seu time de atendimento de forma eficiente. Assim, você irá garantir que, após ser atraído por suas campanhas, o consumidor não se sinta decepcionado com seu negócio. Para isso, você pode fazer a leitura do nosso conteúdo “Customer Service: 4 dicas para garantir um bom atendimento” e aprender como oferecer um bom serviço quando o assunto é atendimento ao cliente.