Customer Service: 4 dicas para garantir um bom atendimento

Help Desk para Gestão de Atendimento

Talvez você nunca tenha ouvido o termo “Customer Service”, mas eu aposto que o conhece muito bem. Customer Service nada mais é do que um sinônimo para atendimento ao cliente. E se você acompanha o blog da Desk Manager, você provavelmente sabe bastante sobre esse tema, certo?

No entanto, apesar de o atendimento ser um setor presente em toda empresa, nem todas se preocupam em oferecer uma boa experiência ao cliente, o que acaba colocando a satisfação do consumidor em jogo.

Segundo uma pesquisa divulgada pelo portal Mercado & Consumo, a excelência no atendimento ao cliente é importante para 94% dos consumidores, ficando atrás apenas da qualidade do produto (98%).

Para deixar ainda mais evidente sua importância, até mesmo atributos como preço e garantia ficaram atrás do atendimento.

Paralelo a tudo isso, apenas 11% dos consumidores afirmaram que estão satisfeitos com o atendimento que recebem das empresas.

Nesse cenário, não dá para negar que o customer service deve ser uma prioridade para a empresa que deseja fidelizar seus clientes. Por isso, vamos apresentar algumas dicas para que você possa oferecer um atendimento de qualidade e aumentar sua base. Vamos lá?

O que é Customer Service?

Antes de sabermos como garantir um bom atendimento, que tal entendermos melhor o que é o customer service?

Na tradução literal para o português, customer service pode ser traduzido como serviço ao consumidor, o que podemos entender como o serviço de atendimento ao cliente que você presta para os consumidores da sua marca.

Mais do que apenas aquele setor tradicional de atendimento, o customer service é a área que abrange todas as questões de relacionamento com o cliente, seja antes, durante ou após a venda.

Além disso, essa área também possui o diferencial de não se preocupar apenas em atender, mas oferecer uma experiência satisfatória e completa para o consumidor.

Mas como conseguir ir além do atendimento tradicional para oferecer ao cliente um contato humanizado e de qualidade? Isso você verá a seguir.

4 passos indispensáveis para um bom atendimento ao cliente

Agora que você sabe o que é customer service, já deu para entender a importância de um bom atendimento ao cliente para o crescimento da sua empresa, certo?

Veja agora algumas dicas de como oferecer uma boa experiência para os seus consumidores.

1. Faça o onboarding de clientes

Como vimos, o customer service está diretamente ligado à experiência que o cliente terá com o atendimento da sua empresa.

Por isso, uma das dicas mais essenciais para ter sucesso nesse aspecto é investir nos momentos iniciais da parceria entre sua marca e o consumidor.

Isso é o que chamamos onboarding, um tipo de acompanhamento que se faz com um novo cliente para garantir que ele ficará satisfeito com seu produto e serviço, saberá como utilizá-lo e não terá nenhuma dificuldade em sua implementação.

Para empresas que atuam no modelo B2B, esse processo poderá determinar a qualidade do atendimento ao cliente do seu negócio, além de ser uma oportunidade para criar relacionamento e fidelizar o consumidor.

Ah, e empresas B2C também podem apostar nessa estratégia de customer service. Uma loja de produtos de pele pode enviar uma mensagem ao cliente para explicar mais sobre cada item, mostrar como usá-los e a ordem de aplicação, por exemplo.

Tudo isso ajudará a conquistar aquele consumidor!

2. Invista em personalização

Hoje em dia muitas empresas já se atentam para a importância do atendimento personalizado, mas esquecem que apenas escrever o nome do cliente no título do e-mail não é o suficiente.

O real objetivo da personalização no customer service é fazer o cliente se sentir especial, único, além de garantir que sua experiência em todos os pontos de contato com a marca serão positivas.

Dessa forma, a personalização vai muito além de chamar o consumidor pelo nome, é saber até qual conteúdo oferecer para determinado cliente de acordo com suas necessidades e receios, assim como qual meio de comunicação usar de acordo com suas preferências.

Não sabe como fazer? Alguns passos interessantes para começar são:

  • Conhecer profundamente o público-alvo e persona da sua empresa;
  • Ter um banco de dados e alimentá-lo com informações valiosas que ajudem o setor de customer service nas interações com o cliente;
  • Humanizar as interações e manter uma linguagem que se adeque à comunicação da sua empresa, mas não seja robótica;
  • Oferecer produtos, materiais e conteúdos exclusivos de acordo com o perfil do cliente, antecipando suas necessidades.

Todos esses passos podem impactar no interesse de um lead em comprar da sua marca. Ao menos, é o que mostrou a pesquisa da Epsilon, que constatou que 80% dos consumidores estão mais dispostos a comprar de empresas que ofereçam experiências personalizadas.

3. Estabeleça um atendimento omnichannel

Tão importante quanto investir na personalização é garantir que o seu cliente não precisará repetir todas as suas informações pessoais a cada nova interação com sua empresa.

Esse é um dos aspectos mais relevantes quando falamos em qualidade no atendimento ao cliente, pois, além de trazer mais agilidade para o setor, permite que o consumidor tenha a mesma experiência independentemente do canal de contato que escolher.

Além disso, o omnichannel é indispensável para o customer service porque oferece uma integração de canais, permitindo que o cliente inicie um atendimento pelo chat e finalize via WhatsApp, por exemplo, sem ser necessário repetir todos os seus dados pessoais ou sua queixa.

Sem contar os atendimentos que precisam ser repassados para outros agentes ou setores, que também podem contar com o benefício da integração de informações para oferecer uma experiência positiva.

4. Conte com um software de help desk

Por fim, mas não menos importante, o uso de tecnologias também é  um importante pilar para o atendimento ao cliente.

Sobretudo quando falamos em experiências positivas, personalização e omnichannel, um sistema de Help Desk é um investimento necessário e que proporciona muitos ganhos para sua empresa.

Entre alguns benefícios de um software de Help Desk, podemos citar:

  • Monitoramento e resolução de tickets de suporte com mais eficiência e rapidez;
  • Coleta de dados de clientes;
  • Histórico detalhado que reúne todos os chamados que o consumidor já realizou junto à equipe de atendimento.

Todos esses aspectos contribuem tanto para um atendimento mais ágil, personalizado e organizado, oferecendo uma experiência positiva para o cliente, quanto para a empresa, que tem sua rotina otimizada e pode identificar gargalos e pontos de melhorias no customer service.

Conheça o Desk Manager!

Agora que você sabe o que é customer service e quais os principais passos para oferecer um bom atendimento ao cliente, chegou a hora de conhecer o Desk Manager, um software de Help Desk completo que pode transformar a área de suporte do seu negócio.

Se você quer saber na prática como essa tecnologia pode beneficiar sua empresa e impactar positivamente na experiência dos seus consumidores com sua marca, aproveite o teste gratuito do nosso software. Você não paga nada se não gostar!

Por Rafael Fialho Teixeira em 10/11/2021