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Jira Software e Desk Manager: como criar fluxos de trabalho7 min read

Uma suíte completa para a gestão da sua empresa

O Jira Software é uma ferramenta que permite o monitoramento de tarefas e acompanhamento de projetos que pode melhorar a produtividade do trabalho em equipe e facilitar a gestão de processos.

Ao longo deste artigo, você vai entender o propósito deste recurso, além de saber mais sobre sua integração com o Desk Manager.

Continue a leitura!

O que é Jira Software?

O Jira Software é uma ferramenta de desenvolvimento utilizada por engenheiros, desenvolvedores e gestores para rastrear e organizar tarefas

Ele é implementado com frequência no gerenciamento de processos Agile e em cascata com o objetivo de rastrear bugs e recursos de trabalho.

O Jira Software também pode ser configurado para trabalhar com diversas ferramentas de gerenciamento de serviços e tarefas, inclusive a Desk Manager. 

Hoje ele é utilizado para gerenciamento de testes e requisitos, incluindo o gerenciamento de projetos ágeis

Entre os recursos disponibilizados pelo Jira Software estão:

  • A personalização de fluxos de trabalho;
  • Os relatórios flexíveis, os recursos avançados de pesquisa;
  • Os campos de problemas configuráveis.

Além disso, a possibilidade de integração com diversas ferramentas como o Desk Manager

Principais vantagens do Jira Software

Veja abaixo os principais benefícios da utilização do Jira Software.

Visibilidade do fluxo de trabalho

A visualização do fluxo de trabalho torna-se mais clara porque o Jira Software permite o acompanhamento dos progressos em tempo real, economizando tempo e recursos.

Ele também oferece recursos como quadros Kanban e Scrum, além de fluxos de trabalho personalizados e rotulagens flexíveis.

Isso facilita o gerenciamento de processos e ajuda no cumprimento de prazos. 

Melhor controle do tempo

O Jira Software conta com um ótimo recurso de rastreamento de tempo que auxilia na compreensão dos cronogramas e orçamentos referentes aos projetos.

Isso ajuda muito as equipes que atuam em vários projetos ao mesmo tempo, possibilitando uma melhor utilização dos recursos e a conquista de maior eficiência.

Relatórios detalhados

O Jira Software conta com recursos de inteligência artificial capazes de criar relatórios completos e detalhados, independentemente do cenário.

Assim, além de acompanhar o progresso do projeto, o usuário pode identificar problemas e criar relatórios específicos de acordo com as demandas.

Melhoria da produtividade

O Jira Software também conta com um sistema de rastreamento de problemas flexível que possibilita o rastreio e o gerenciamento de tarefas com maior eficiência.

Isso melhora a produtividade da equipe e cria condições para o surgimento de novas ideias e soluções, pois os recursos de relatórios identificam possibilidades de melhoria.

Criando fluxos de trabalho a partir da integração do Desk Manager com o Jira Software

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O Jira Software e o Desk Manager podem integrar a sua estratégia de gestão de projetos, tornando-a mais eficiente e com resultados mais palpáveis e rápidos.

O usuário pode, por exemplo, registrar um novo problema no Jira Software partindo de um ticket preexistente no Desk Manager e rastrear o progresso de sua resolução.

Além disso, um problema registrado no Jira Software pode ser vinculado a diversos tíquetes do Desk Manager.

Também é possível programar o envio de uma notificação automática tanto ao agente responsável quanto ao cliente quando houver alguma alteração  no status do problema registrado no Jira.

Veja abaixo as principais formas de criar fluxos de trabalho envolvendo a integração entre o Jira Service Management e o Desk Manager.

  • Criação de um problema no Jira Software a partir de um ticket do Desk Manager: serve para situações onde, por exemplo, o ticket refere-se a uma solicitação de recurso ou informação sobre um bug;
  • Criação, dentro do ticket, de um link para um problema existente no Jira Software: quando o atendente recebe uma solicitação referente a um problema que está sendo rastreado no Jira, basta vincular o ticket ao problema. Aliás, um mesmo ticket pode ser vinculado a diversos problemas;
  • Rastreamento de um problema no Jira Software a partir do ticket: o Jira oferece um resumo do problema vinculado ao ticket, além da visualização dos comentários vinculados a ele;
  • Personalização dos resumos e demais detalhes: as informações exibidas quando o usuário acessa os resumos e detalhes dos problemas podem ser personalizadas;
  • Criação de um rótulo para o problema a partir do ticket a ele vinculado: por meio de tags, o usuário pode adicionar diferentes rótulos aos problemas de acordo com os tickets vinculados;
  • Desvinculação do problema: a partir de alguns cliques, o problema no Jira anteriormente vinculado a um ticket pode perder essa associação;
  • Pesquisas por problemas no Jira Software: para vincular um ticket a um problema no Jira, é possível pesquisar pelos problemas registrados a partir de uma palavra-chave.

Como funciona a integração entre Desk Manager e Jira Software?

Se você quer solucionar diversas necessidades dentro de uma única solução, a integração do Desk Manager com o Jira Software é uma excelente opção para facilitar as ações cotidianas da sua equipe.

Para efetuar a configuração, selecione a opção “Integrações” do lado esquerdo do aplicativo “Painel” do Desk Manager e acesse o menu “Chamados”.

Em seguida, clique na opção “Adicionar configuração” e preencha os campos solicitados. O primeiro bloco de informações diz respeito ao Desk Manager e o segundo, ao Jira Software.

É importante criar um status específico para cada configuração a ser estabelecida e, depois de preencher todas as informações referentes a cada uma delas, clicar em “Salvar”.

O passo seguinte é a criação de Webhook dentro do Desk Manager. Para isso, basta acessar novamente o app “Painel” e, do lado esquerdo, dentro da opção “Integrações”, clicar em “Webhook”.

Em seguida, você deve preencher novamente os dados solicitados. Você pode, por exemplo, optar pela nomenclatura “Integração Jira” e, no campo “Evento” colocar todos os eventos “Chamados”.

Para finalizar a criação do Webhook, basta clicar em “Criar”. Depois de finalizado, ele servirá para disparar informações diante do gatilho pré-definido.

Para criar o Webhook dentro do Gira Software, basta selecionar esta opção e inserir a URL criada no Desk Manager.

Em seguida, no campo de “Eventos relacionados a itens”, selecione a tag “Project”, acrescente o símbolo “=” e o nome do projeto referente à integração com o Desk Manager.

Logo abaixo, na coluna “Itens”, marque as opções “criado” e “atualizado”, para que os Jira Software envie as informações sempre que uma tarefa for criada ou atualizada.

Por fim, basta salvar as configurações. Você terá as duas contas configuradas para começar a utilizar a integração.

A integração se baseia basicamente em duas funcionalidades. A primeira delas é, através de um chamado, criar um card dentro do Jira software.

Nesse caso, quando determinado status for utilizado dentro de um chamado, o card será automaticamente criado.

A segunda funcionalidade diz respeito à vinculação de um chamado a uma tarefa já criada dentro do Jira Software.

Como você pôde perceber, ao utilizar o Desk Manager é possível otimizar seus processos, uma vez que tudo se encontra dentro de uma única solução. Ou seja, o Desk Manager faz tudo aquilo que o Jira Software faz e muito mais! Peça uma demonstração gratuita. Ah, vale lembrar que dentro da plataforma Desk Manager você encontrará inúmeras outras integrações, que certamente ajudarão o seu negócio. Não fique de fora!

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