5 segredos para uma gestão de equipes focada em resultado

Help Desk para Gestão de Atendimento

Você quer que a sua empresa alcance os melhores resultados, mas ainda não tem implementado estratégias para fazer uma boa gestão de equipes? Então, está na hora de mudar esse quadro.

Afinal, com colaboradores dedicados, satisfeitos e eficientes, o seu negócio é capaz de alavancar, mas gerenciar uma equipe não é uma tarefa muito fácil.

Pensando nisso, neste artigo, vamos mostrar 5 segredos para você fazer uma gestão de equipes bastante eficaz. Para saber mais, continue a leitura!

O que é e por que investir em uma boa gestão de equipes?

De forma resumida, podemos definir a gestão de equipes como uma tarefa exercida por líderes de cada departamento da empresa, no qual o principal objetivo é fazer com que os colaboradores possam alcançar os melhores resultados para o negócio.

Nesse sentido, a gestão de equipes é responsável por controlar o trabalho dos colaboradores, analisando o desempenho deles, mas também contribuindo para maior motivação e engajamento das equipes, de modo a melhorar a produtividade.

Fazer essa categoria de gerenciamento oferece várias vantagens para a empresa e uma delas é o alinhamento do colaborador com os objetivos do negócio. Ou seja, avaliando cada um e oferecendo o que é necessário para que todos tenham o melhor rendimento.

Junto a isso, os colaboradores podem sentir que fazem parte da empresa, são importantes para ela, o que também acaba influenciando no nível de comprometimento deles.

Outro benefício da gestão de equipes é a maior proximidade entre os líderes das equipes e os colaboradores. Assim, todos se sentem mais motivados para alcançar resultados e têm liberdade para tirar dúvidas, dar sugestões e muito mais.

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Quais são os 5 segredos para ter uma gestão de equipes que traga mais resultados?

Como dissemos no título deste artigo, o objetivo é trazer 5 dicas para que você possa fazer uma gestão de equipes que promova melhores resultados para a sua empresa. A seguir, veja quais são elas.

1. Identificar o perfil e as habilidades dos colaboradores

Se os seres humanos diferem entre si, o mesmo acontece com os colaboradores. Ou seja, o profissional X não vai ser igual ao profissional Y tanto no jeito quanto nas competências.

Para uma gestão de equipes fluir bem, é fundamental entender isso e não querer padronizar todos os colaboradores, e sim estimular o melhor de cada um de acordo com o perfil e habilidades específicas que eles têm.

Desse modo, você consegue direcionar os profissionais para tarefas que tenham mais a ver com eles. Para que seja possível identificar isso, é necessário analisar cada um, logo, você precisa passar um tempo considerável com os seus colaboradores.

Com isso, será possível entender quais são as preferências deles e onde eles podem se destacar mais, o que vai influenciar diretamente na produtividade da equipe na totalidade.

2. Fazer treinamentos com a equipe

Você ou até mesmo a sua equipe pensa que treinamentos são chatos e desnecessários? Então, chegou a hora de vê-los com outros olhos.

Isso porque os treinamentos são ótimas oportunidades de melhorar o desempenho dos colaboradores. Mas, para isso, é importante que eles vejam como o treinamento vai trazer um retorno positivo para a empresa como um todo e para cada um deles.

Portanto, os treinamentos devem estar alinhados às necessidades da equipe, tanto em relação ao conteúdo quanto ao treinador escolhido.

Outra questão importante é pensar no formato correto. Afinal, alguns cursos exigem maior tempo e profundidade no assunto, enquanto outros podem ser dados em um curto tempo e de modo menos aprofundado.

3. Aplicar a gamificação

Você já ouviu falar em gamificação? Essa é uma estratégia muito eficiente de motivar a competição saudável entre os profissionais, assim como estimular o instinto colaborativo de cada um deles.

Basicamente, a gamificação (gamification, em inglês) é um conjunto de características de jogos que pode ser utilizado em diferentes lugares, como as empresas.

Para isso, ela adota elementos e princípios de jogos com o objetivo de estimular o aprendizado e o envolvimento dos colaboradores.

Os participantes recebem recompensas conforme vão realizando as tarefas e avançando no jogo. Essas recompensas podem ser tanto virtuais, como medalhas, quanto físicas, como ingressos para eventos e até bonificações em dinheiro.

Aplicativo Gamificação

4. Implementar o setor de endomarketing

Pensar apenas nos clientes externos é um erro que muitas empresas cometem. Afinal, o público interno também é importante e deve se sentir satisfeito com a sua organização.

Nesse contexto, uma boa forma de fazer com que os seus colaboradores sejam verdadeiramente aliados do seu negócio é implementando o setor de endomarketing na sua empresa.

O marketing interno, também conhecido como endomarketing, é uma estratégia que tem como objetivo melhorar a imagem do seu negócio frente aos colaboradores, fazendo com que eles se sintam mais motivados a partir de uma comunicação mais efetiva.

Por isso, é uma ótima dica para quem quer fazer uma boa gestão de equipes, já que os colaboradores podem tanto defender quanto difamar a sua empresa em momentos de conflitos, o que está diretamente relacionado à reputação do seu negócio.

5. Fornecer feedbacks

É fundamental oferecer feedbacks para a sua equipe, porque é assim que se torna possível alinhar os objetivos, indicando também quais têm sido os acertos e os erros.

O ideal é fazer reuniões periódicas a fim de relatar o balanço dos resultados. Nesse momento, lembre-se de estar aberto para ouvir o que os colaboradores vão dizer, porque eles também podem apontar questões que causam incômodo ou dar sugestões que podem trazer ainda mais resultados.

Além disso, se precisar “chamar a atenção” de algum colaborador ou de toda a equipe, faça isso individualmente e não esqueça de fazer críticas construtivas, sem atingir o lado pessoal e mostrando como eles podem melhorar.

Essas reuniões devem ser vistas como momentos importantes de troca que podem oferecer benefícios para ambos os lados. Então, saiba conduzi-las da maneira ideal.

A gestão de equipes é um cuidado muito importante que os gestores precisam ter nas empresas. Afinal, sem ela, o ambiente de trabalho fica desorganizado e os resultados se tornam mais difíceis de serem atingidos.

Portanto, siga as nossas dicas e se prepare para ver as mudanças acontecerem tanto no desempenho dos profissionais quanto nos resultados esperados.

Já que estamos falando sobre gestão de equipes, que tal aprender a gerenciar equipes de atendimento? Para isso, recomendamos que você baixe o nosso e-book sobre esse assunto. Ele é completo e gratuito!

Por Rafael Fialho Teixeira em 10/02/2021