Como anda a motivação e o envolvimento da sua equipe com as atividades colocadas em prática diariamente em sua empresa? Você conta com uma boa gestão de engajamento?
Neste artigo, vamos explicar esse conceito e apontar sete razões pelas quais você precisa estruturá-lo quanto antes.
Boa leitura!
O que é gestão de engajamento?
O engajamento de uma equipe está ligado ao nível de conexão estabelecido entre ela e a empresa na qual ela atua.
Ele vai muito além das relações burocráticas ou de trabalho em geral e tem mais a ver com um vínculo afetivo e um clima positivo presente nas rotinas do negócio.
Podemos pensar no engajamento também como a promoção constante da motivação, já que os dois conceitos são diferentes.
Enquanto a motivação pode ser pontual ou temporária, o engajamento é mais sólido e duradouro.
A motivação é mais objetiva, no sentido, por exemplo, de o profissional se empenhar em uma tarefa visando ao recebimento de um bônus ao fim do trimestre.
O engajamento tem a ver com a identificação entre o colaborador e a empresa, a satisfação em desempenhar suas atividades e o comprometimento a longo prazo.
Sendo assim, a gestão do engajamento pode ser interpretada como um conjunto de práticas e estratégias empregadas pelas empresas para promover o comprometimento contínuo de seus colaboradores.
Ou seja, ela busca estabelecer um equilíbrio ou consonância entre os objetivos da organização e as aspirações dos colaboradores, seja em termos de valorização de seu trabalho, seja no que se refere à qualidade de vida.
Promover uma gestão de engajamento vai além de garantir a satisfação dos colaboradores, pois o conceito envolve uma conexão emocional entre a equipe e a própria empresa.
Por que realizar uma gestão de engajamento em seu negócio?
Como é perceptível a partir da leitura do tópico anterior, a gestão de engajamento dos colaboradores pode ser considerada a espinha dorsal de uma empresa produtiva e inovadora.
Assim, ao promover uma gestão de engajamento estruturada, você estará investindo no futuro de sua empresa.
Vamos ver agora quais são os principais motivos pelos quais você deve estruturar uma gestão de engajamento bem organizada e contínua, deixando de recorrer apenas a elementos ou campanhas pontuais de motivação das equipes.
Melhoria da produtividade
Um colaborador devidamente engajado está sempre ciente da importância de sua atuação para a satisfação dos clientes e o alcance das metas da empresa.
Isso significa que as atribuições de tarefas são realizadas de forma assertiva e direcionada, favorecendo a produtividade.
Além disso, ao conhecer e ser reconhecido pelo valor de suas atividades e desempenhar tarefas condizentes com suas habilidades, o colaborador tende a desenvolver uma rotina mais leve e satisfatória.
O resultado é um trabalho realizado com maior empenho e, consequentemente, mais produtivo.
Melhoria do clima organizacional
O trabalho em um ambiente pesado, cheio de cobranças e com pouco reconhecimento de seus esforços impacta negativamente o desempenho dos colaboradores em qualquer setor.
Isso prejudica sua qualidade de vida e os torna desmotivados, transformando o clima organizacional em uma realidade enfadonha e insatisfatória.
Por outro lado, quando há um investimento e uma dedicação da gestão ao engajamento das equipes, os profissionais envolvidos se sentem bem em seu ambiente de trabalho, vestindo a camisa da empresa e buscando aprimorar suas atividades.
Um clima de competição amigável pode ser proporcionado por uma gestão de engajamento baseada, por exemplo, na gamificação, com o reconhecimento dos resultados e o estabelecimento de recompensas.
Retenção de talentos
Profissionais desmotivados tendem a manter uma relação superficial com as empresas em que trabalham, podendo ser recrutados por outras organizações cuja gestão de engajamento é mais eficaz.
Por outro lado, quando os colaboradores têm seus esforços valorizados e se conectam com a empresa, tornam-se menores as chances de eles buscarem por outras oportunidades de trabalho.
Como uma equipe coesa, experiente e empenhada é fundamental para o sucesso dos negócios, a rotatividade dos colaboradores é muito prejudicial.
Por isso, a gestão de engajamento é o caminho a ser seguido para promover a otimização do tempo, a redução de custos com o recrutamento e o comprometimento dos profissionais mais qualificados.
Melhoria da qualidade dos serviços
O aprimoramento contínuo dos serviços prestados por uma empresa, seja externa ou internamente, deve estar no topo da lista das estratégias de negócios.
Quando um colaborador é reconhecido e recompensado por seu empenho, ele tende a ficar mais atento aos detalhes, executando um trabalho de alta qualidade.
Imagine que, diante da qualificação positiva presente nos feedbacks de determinada porcentagem de solicitantes de um serviço, o colaborador responsável pela solução das demandas será recompensado com um aumento de sua remuneração ou um prêmio oferecido pela empresa.
Esse colaborador sem dúvida buscará certificar-se de que os níveis de satisfação do cliente sejam altos, ou seja, a qualidade dos serviços tende a melhorar.
Promoção da criatividade e da inovação
A gestão de engajamento passa por uma boa comunicação interna e isso significa que os colaboradores precisam ser ouvidos pela gestão.
São as sugestões e novas propostas presentes nos feedbacks que viabilizam insights promotores da inovação.
Mas se não há engajamento nem incentivo aos feedbacks e os colaboradores sentem-se inseguros ou receosos para dialogar com a gestão, todas as possibilidades de uso da criatividade são minadas.
Colaboradores motivados são muito mais propensos a oferecer contribuições valiosas e, quando toda a equipe se dispõe a propor novas ideias, a empresa se torna inovadora.
Melhoria dos índices de satisfação do cliente
Como mencionamos anteriormente, trabalhadores motivados e engajados tendem a oferecer um atendimento ao cliente cada vez melhor.
Quando o cliente, seja interno ou externo, tem sua demanda atendida rápida e eficientemente, ele tende a manter o relacionamento com a marca e indicá-la para outras pessoas.
Ou seja, a gestão de engajamento promove a retenção de clientes e a imagem positiva da marca ao aumentar os índices de satisfação do consumidor.
É importante lembrar que na atualidade a análise que os clientes fazem de uma empresa vai muito além da qualidade e do preço das soluções oferecidas.
Crescimento sustentável
Uma equipe engajada é fundamental para o crescimento sustentável de um negócio a longo prazo, já que cria uma base sólida para a continuidade dos bons resultados.
É por isso que a gestão de engajamento não pode se basear em ações sazonais ou pontuais, ela precisa ser pensada contínua e estrategicamente.
Só assim sua empresa será considerada um bom lugar para trabalhar e os colaboradores se sentirão felizes e satisfeitos ao cumprirem suas missões.
Nesse sentido, a utilização da gamificação é, sem dúvida, um dos melhores recursos a serem agregados às rotinas da empresa.
As técnicas de gamificação, como recompensas, competições saudáveis e reconhecimento público, aumentam o engajamento dos colaboradores ao transformar as atividades diárias em experiências interativas e motivadoras.
E a plataforma da Desk Manager conta com todas as funcionalidades para a implementação dessas técnicas de forma integrada com o Gerenciamento de Serviços Corporativos (ESM). Assista ao webinar sobre o assunto e veja como a gamificação pode ser implementada de maneira ágil e planejada para cooperar com a sua gestão de engajamento.